Saiba mais sobre o sumiço de aeronave que até hoje é considerado como um dos mais intrigantes da história da aviação mundial
Como você sabe, o misterioso desaparecimento do voo MH370 da
companhia Malaysia Airways está dando o que falar e, até o momento da
publicação desta matéria, seu paradeiro continuava sendo desconhecido.
Contudo, apesar de o sumiço de aeronaves ser algo bem raro, isso não
significa que não existam casos que jamais foram solucionados. Aliás, um
deles ocorreu em 1979 e envolveu um avião brasileiro.
O voo 967 da Varig decolou no dia 30 de janeiro do aeroporto de
Narita, em Tóquio, e faria uma escala nos EUA antes de pousar em seu
destino final, no Rio de Janeiro. Entre outros itens, o cargueiro — um
Boeing 707-323C — transportava 153 quadros do pintor Manabu Mabe que
haviam ficado em exposição no Japão e, na época, as obras foram
avaliadas em US$ 1,24 milhão.
Desaparecimento
O comandante da aeronave, Gilberto Araújo da Silva, contatou a torre
de controle 22 minutos após a decolagem para informar que tudo
transcorria bem. Mas um segundo contato deveria ter sido realizado uma
hora mais tarde, e isso nunca aconteceu. O avião simplesmente
desapareceu de todos radares.
O avião da Varig desapareceu sem deixar vestígios enquanto sobrevoava
o Oceano Pacífico após ter partido do Japão e, apesar das intensas
buscas realizadas na área, as equipes jamais encontraram nenhum corpo,
parte da fuselagem, manchas de óleo ou destroços que dessem alguma pista
do que possa ter acontecido. Além do comandante, outras cinco pessoas
faziam parte da tripulação.
Teorias
Os investigadores concluíram na época que a aeronave caiu no Oceano
Pacífico aproximadamente 45 minutos após a decolagem devido a uma
despressurização. Contudo, como sempre acontece nesses casos, várias
teorias da conspiração foram formuladas para tentar explicar o sumiço do
voo 967. Uma hipótese levantada foi a de sequestro a mando de
colecionadores de arte, pois a aeronave transportava obras valiosas no
porão.
Contudo, nenhum dos quadros apareceu até hoje. Outra teoria foi a de
que o Boeing teria sido abatido pelos soviéticos por supostamente estar
transportando um caça russo desmontado aos EUA ou, ainda, que, ao
sobrevoar a costa da Rússia, o avião teria sido forçado a aterrissar e a
tripulação foi assassinada. E, evidentemente, também existem as
hipóteses de que a aeronave foi abduzida por extraterrestres ou
atravessou um portal para outra dimensão.
Entretanto, entre as teorias mais plausíveis está a de que, após o
avião da Varig alcançar a altitude de cruzeiro, a despressurização da
cabine teria sufocado a tripulação. Assim, eles teriam voado durante
horas com o piloto automático até a aeronave ficar sem combustível e
despencar em algum lugar muito distante das áreas nas quais as buscas
foram conduzidas.
Fato curioso
Além de o sumiço do voo 967 da Varig ter se tornado um dos maiores
mistérios da história da aviação mundial, o comandante Araújo também
ficou conhecido por ser um dos raros pilotos envolvidos em dois
acidentes com vítimas fatais. Isso porque, alguns anos antes do
desaparecimento da aeronave, o comandante evitou uma enorme tragédia na
França.
O avião que pilotava — que havia partido do Rio de Janeiro com
destino a Paris — entrou em chamas e, para evitar que a aeronave caísse
no meio da cidade e, assim, provocasse um estrago maior e com mais
vítimas, Araújo informou a torre de controle sobre a situação, mudou a
rota e caiu sobre uma plantação de cebolas nos subúrbios da capital. O
acidente deixou 123 mortos, e o comandante foi condecorado como herói
nacional na França.
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