sábado, 12 de abril de 2014

APODI=GTO recupera motocicleta roubada.


No início da noite de ontem dia 11, a central de operações recebeu a denúncia de que haviam elementos em atitude suspeita em uma motocicleta na estrada que da acesso a base da Petrobras em Riacho da Forquilha. De imediato o GTO de Apodi comandado pelo Cap. Carvalho foi até o local informado, e ao entrar na estrada de acesso, avistou uma motocicleta em chamas, devido a ação rápida da policia o fogo foi controlado e apagado sem maiores prejuízos. Ao ser verificada junto ao sistema, foi constatado que a mesma era roubada. Honda Fan 125 preta de placa MXS-3842, tinha sido tomada de assalto no dia 30 de Março nas proximidades da barragem de Santa Cruz. Na ocasião dois elementos armados de revolver tomaram de assalto duas motocicletas do tipo Honda Fan 125 de cor preta e placa MXS-3842, e uma Honda 150 de cor azul e placa MYX-4393. Após o crime, os elementos fugiram com destino a Zona Rural da cidade de Umarizal.


*Sentinelas do apodi

sexta-feira, 11 de abril de 2014

De salto alto, policial saca arma e surpreende supostos criminosos no Rio


Fabiana Silva, subcomandante do 22º Batalhão (Maré), estava a caminho do trabalho quando flagrou grupo que, segundo PM, tentaria atear foto em ônibus. Ação surpreendeu moradores


Clarissa Thomé - O Estado de S. Paulo


RIO - Em meio ao som de tiros e bombas, em um trecho em que um ônibus pegava fogo, a figura de uma mulher armada, de calça branca e salto alto vermelho, surpreendeu quem passava pela Avenida Leopoldo Bulhões.

A subcomandante Fabiana Silva - Bruno Gonzalez/O Globoa
Bruno Gonzalez/O Globo
A subcomandante Fabiana Silva
Era a major Fabiana Silva, subcomandante do 22.º Batalhão (Maré), que estava a caminho do trabalho, quando viu um grupo de homens, alguns com pedras nas mãos, logo após a desocupação da Favela da Telerj, erguida em um terreno da Oi, no Engenho Novo. Fabiana desceu do carro e, empunhando uma pistola, impediu a suposta ação.

Em nota, a assessoria da PM informou que a major, que tem 16 anos de corporação, desconfiou que o grupo tentaria atear fogo a outro ônibus. Os homens fugiram em direção à comunidade do Arará, em Manguinhos.

A cena foi registrada pelo jornal Extra, que passava no local. Depois de conter o grupo, Fabiana orientou policiais militares sobre a posição que eles deveriam tomar.

APRAM NEGOCIA PLANO DE SAÚDE PARA ASSOCIADOS

A diretoria da Associação de Praças da Polícia Militar de Mossoró e Região (APRAM) vem por meio deste comunicado anunciar aos seus associados e público em geral que encontra-se em processo de negociação com a empresa HAPVIDA no intuito de estabelecer convênio no sistema Plano Empresa.

O consultor da referida empresa explica que os valores ainda não foram definidos o que dependerá da quantidade de pessoas que aderirem ao plano. "Quanto maior o grupo maiores serão as vantagens para todos", explica.

A empresa

Com 35 anos de história e uma estratégia balizada na verticalização dos serviços médico-hospitalares, o Sistema Hapvida atende 2,8 milhões de clientes em todo o território nacional. Hoje, o Hapvida é a maior operadora de saúde do Norte e Nordeste, com a maior rede de atendimento próprio das regiões, uma das duas maiores operadoras com capital próprio e genuinamente nacional e a terceira maior do País, em número de beneficiários. 

Atualmente, são 13.500 mil colaboradores diretos envolvidos na operação de 20 hospitais próprios, 70 Hapclínicas, 15 Prontos Atendimentos, 55 centros de diagnóstico por imagem e 49 laboratórios com diversos postos de coleta distribuídos nos 11 estados onde a operadora atua com rede própria.

Os interessados em participar do plano devem preencher o cadastro abaixo e aguardar chamamento para oficializar a adesão. 

http://apramrn.blogspot.com.br/2014/04/apram-negocia-plano-de-saude-para.html

CRIME DE HOMICÍDIO EM MOSSORÓ. HOMEM É MORTO NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO.

O CIOSP Mossoró registrou mais um crime de homicídio na cidade. O fato se deu no bairro Santo Antônio por volta das 20:00hs desta sexta feira 11 abril 2014. Segundo Sargento Nilson comandante da BIC-01 do bairro citado, juntamente com os Sds Wildiney e Ranilton que chegaram primeiro ao local, eles foram acionados e informados pelo CIOSP que populares teriam ligado informando de disparos de arma de fogo nas proximidades do Mercantil Diniz, passando pela rua Jerônimo Rosado eles se depararam com o homem identificado como João Pedro Cândido da Silva, 30 anos baleado e caído ao chão. A ALFA-01 SAMU chegou logo em seguida e socorreu o jovem para o HRTM, O mesmo não resistiu as gravidades dos ferimentos e morreu ao da entrada naquela unidade hospitalar. De acordo com Sgt. Nilson com ele foi encontrada uma arma caseira de brinquedo e segundo relatos de alguns populares ele estaria praticando assaltos, inclusive teria tomado dois celulares de duas jovens, porém os aparelhos não foram localizados. Dalva Lira do SAMU informou que visualizou pelo menos dois disparos no jovem, sendo um na perna e outro na região do quadril transfixando e ficando alojado em um dos pulmões o que causou sua morte. Mais um crime a ser investigado pela Delegacia de Homicídios da Cidade de Mossoró.  
PASSANDO NA HORA


PASSANDO NA HORA


PASSANDO NA HORA


PASSANDO NA HORA


PASSANDO NA HORA(Policial exibe arma que estava com a vítima)

'O 190 não atendeu? Ligue pra mim', diz secretário de Segurança do RN

Eliéser Monteiro diz que a orientação é para não faltar patrulhamento.
Ainda segundo ele, a falta de combustível na PM também será resolvido.

Para o secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Norte, a falta de combustível nos carros da Polícia Militar, ou mesmo o número reduzido de veículos e efetivo para o patrulhamento nas ruas, não é mais um problema para a população. "Se alguém ligar para o 190 e receber como resposta que não tem viatura, não tem combustível, ligue para o meu telefone, o 3232-1084, e diga o dia e a hora que isso aconteceu. Porque minha orientação é: isto não pode acontecer", declarou Eliéser Girão Monteiro em entrevista à Inter TV Cabugi 

Matéria exibida nesta sexta-feira (11) trata de denúncias sobre a falta de estrutura na Polícia Militar. Carros quebrados, pouco combustível e carência de efetivo são apontados como os principais problemas da segurança pública no estado. O tenente Andrey da Silva, oficial da PM, admite que muitos assaltos são cometidos porque não há patrulhamento suficiente nas ruas para coibir a ação dos criminosos. Existe ainda, segundo a reportagem, um suposto esquema envolvendo a troca do conserto de veículos por folgas.
"Tá faltando tudo. Hoje o Estado não tem nenhum oficina credenciada para mão de obra, nem uma distribuidora que forneça o mínimo, o básico. Desde um lâmpada, uma pastilha de freio, baterias, pneus... até uma simples troca de óleo não é feita”, afirma Roberto Campos, presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar no RN. Segundo a entidade, a estimativa é que pelo menos 20 carros estão parados por falta de peças. “É um policiamento de faz de conta, realmente”, lamenta Campos.
Fonte: G1 do RN

Apodi-RN: Direitos Humanos e Cidadania do RN elogiam Trabalho de Ressocialização realizado no CDP do município

O presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania do Rio Grande do Norte, Marcos Dionísio Medeiros, elogiou o trabalho de ressocialização realizado no Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDP).

Marcos Dionísio disse que, em Apodi, conheceu uma experiência no CDP onde os presos estudam, inclusive, estavam se preparando para o ENEM. “Emocionante ver a professora, Deuzirene Xavier, tratando de Paulo Freire com seus alunos. Na parede, numa cartolina, Carlos Drummond de Andrade e "as dores do mundo e a pedra no caminho", comentou Marcos Dionísio, destacando que, naquela unidade, já há egressos dando continuidade aos estudos, inclusive, cursando Universidade.

O membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania, Marcos Dionísio, destacou, ainda, em seu artigo, que o trabalho realizado pelos agentes penitenciários de Apodi é muito importante para a ressocialização do preso. Trabalho semelhante existe na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados-(APAC de Macau).

Segundo o diretor da unidade, agente Márcio Morais, todos os profissionais lotados na unidade têm realizado um trabalho de humanização,  ressocialização, valorização  dos presos e dos seus familiares. Resumindo: na unidade reina o respeito. “Aqui, garantimos aos apenados cuidados e assistência médica e odontológica. A comida, de boa qualidade, é fornecida por um restaurante local e respeito aos apenados e aos seus familiares”, comentou, garantindo “que, aqui, ninguém bate em preso”.

Funcionando há cerca de quatro anos, o CDP de Apodi tem buscado parcerias com varias igrejas evangélicas e a católica - dentre outras instituições - para garantir respeito e dignidade para os apenados que cumprem pena nesse estabelecimento penitenciário.

“As palavras do Dr. Marcos Dionísio nos da mais força para que o nosso trabalho continue dando bons resultados para a comunidade, mas não podemos também deixar de destacar a dedicação dos nossos agentes e o apoio e o respaldo que recebemos, diariamente, do Ministério Público, promotor, Silvio Brito, e da juíza, Kátia Guedes, bem como do nosso Coordenador Penitenciário do RN, major Castelo Branco, que tem dado atenção especial à nossa unidade”, finalizou Márcio Morais, dizendo que o respeito e a disciplina têm sido uma das maiores ferramentas implantadas pela atual gestão do CDP Apodi para a reintegração social dos reeducandos.  

O CDP de Apodi custodia apenados das cidades de Felipe Guerra, Itaú, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, todos na área de atuação da Comarca de Apodi. A unidade conta com cerca de 50 apenados. Dentro dos próximos dias, o CDP vai passar por uma ampla reforma e ampliação, pulando de 30 vagas para 60, inclusive com vagas para mulher.  A obra será realizada com o apoio do Ministério Público, Judiciário e da comunidade apodiense, empresários da região dentre outras instituições.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Guiness: “A Morte esqueceu-se de mim”, diz indiano de 179 anos

Um sapateiro reformado da Índia alega ter nascido em Janeiro de 1835, o que faz de Mahashta Mûrasi não só o ser humano mais velho do mundo, mas também o homem que mais anos viveu na História, de acordo com o Guiness World Records



iu65i56i5i54i
As autoridades indianas informaram que o homem nasceu numa casa em Bangalore no dia 6 de Janeiro de 1835. A partir de 1903 passou a viver em Varanasi.
Trabalhou nessa cidade até 1957, altura em que se reformou… aos 122 anos.

“Estou vivo há tanto tempo que os meus bisnetos já morreram há anos”, explicou Mûrasi. De algum modo, a Morte esqueceu-se de mim. E agora já não tenho esperança. Ao olhar para as estatísticas, ninguém morre com mais de 150 anos, muito menos com mais de 170. Neste ponto acho que sou imortal ou algo assim”, considerou, citado pela imprensa internacional.
Segundo o site WorldNewsDailyReport.com, todos os documentos de identificação do homem confirmam a sua versão, mas até ao momento, nenhum exame médico confirmou a veracidade da sua alegação. O último profissional de saúde que Mûrasi visitou morreu em 1971, de modo que são escassas as informações sobre o seu historial médico.
Fonte: Diário Digital

Incêndio em presídio mata seis e deixa 26 feridos em Belém


Um incêndio em uma cela do Centro de Detenção Provisório de Icoaraci, em Belém, deixou seis presos mortos e 26 feridos, na noite desta terça-feira (8). O local possui 212 presos. O incêndio ocorreu por volta das 18 horas, após um princípio de motim. Trinta e dois detentos teriam colocado fogo em colchões e objetos pessoais na cela 25.
Segundo a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), um inquérito foi aberto pela Divisão de Homicídios da Polícia Civil para apurar o caso.
A Susipe informou que o incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros, e o motim foi contido militares Companhia de Operações Especiais da polícia.
Segundo a Susipe, os presos da cela trabalham em serviços gerais na cozinha e limpeza. Havia ainda no local detentos com problemas de convivência com outros presos.
“Esses detentos, ao ouvirem os demais presos batendo nas celas do pavilhão carcerário principal, julgaram tratar-se de um motim, o que na verdade não ocorreu”, disse André Cunha, superintendente da Susipe.
Por conta desse mal entendido, os internos da cela teriam montado uma barricada com colchões e lençóis e ateado fogo para se proteger. “O fogo se alastrou para o interior da cela, causando a morte dos cinco internos, provavelmente por asfixia da fumaça. O inquérito policial vai apurar melhor as circunstâncias do caso”, explicou Cunha.
Feridos
Os internos que tiveram queimaduras e quadros de asfixia e receberam o atendimento inicial na própria unidade. Os 25 feridos mais graves foram levados ao Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua, na região metropolitana de Belém.
Segundo informou a unidade divulgado ao meio-dia desta quarta-feira (9), 11 detentos ainda estão internados em estado grave e correm risco de morte. Outros cinco estão internados em observação. Uma das seis mortes ocorreu no hospital, na madrugada.





















Fonte: Texto Uol Notícias/Fotos Whatsapp

Justiça manda prefeitura desocupar calçadas no centro de Mossoró

centro centro2 centro2q
De acordo com matéria publicada nesta quarta-feira, 9, no portal de notícias do Ministério Público do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Mossoró tem 90 dias para implantar faixas livres para o acesso de pedestres nas calçadas do centro da cidade, em obediência a uma decisão judicial.
Além disso, o município também terá que sinalizar e identificar a faixa livre para pedestre, cuja largura deverá observar o disposto no item 6.10.8 da Norma Brasileira 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/NBR), respeitando-se a largura mínima de calçada de dois metros.
A decisão é resultado de uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através da 18ª Promotoria de Justiça que busca garantir a pessoas com deficiência, gestantes, idoso e público em geral a livre e confortável circulação pelas calçadas do centro de Mossoró.
As calçadas do centro da cidade não apresentam a largura mínima de faixa livre estipulada pela ABNT/NBR. Ainda há o agravante de estarem ocupadas por camelôs e por lojistas irregulares, situação que prejudica o deslocamento das pessoas, principalmente daquelas que possuam alguma deficiência ou apresentem mobilidade reduzida.
O cálculo da largura da faixa livre foi feito conforme o que está estabelecido no item 6.10.8 da NB 9050 da ABNT/NBR e leva em consideração, dentre outros fatores, a quantidade de pessoas que passam em determinado local por minuto. A faixa livre, para locais pouco movimentados, nunca poderá ser inferior a 1,20 metros.
No entanto, o 18º Promotor de Justiça da Comarca de Mossoró, Hermínio Souza Perez Júnior, explica que essa largura pode ser alterada com base no número de pessoas que circulam no local. A esse cálculo também devem ser acrescentados possíveis fatores que impeçam a livre circulação dos pedestres, como é o caso dos camelôs.
Caso a Prefeitura de Mossoró não cumpra a decisão judicial no prazo, estará sujeita a multa de R$ 500 por dia de atraso. O valor será abatido da conta do município. Além da multa, poderá ser feito o bloqueio das verbas que sejam necessárias para a realização das mudanças.

Fonte:MPRN/via Gazeta do Oeste

Policia Civil prende quadrilha que agia na região de Assu

20140410_16275720140410_155345
Policiais civis da cidade de Assú com apoio do GTO e da Divpoe deflagraram na última segunda-feira (07) uma Operação Esfinge, que desbaratou uma associação voltada à prática de vários delitos na Região do Vale do Assú.
A policia informou que nesta operação foi identificado dois autores de crime de homicídio. A ação foi fruto de trabalhos de investigação policial que já vinham sendo desenvolvidos no intuito de identificar e prender autores de roubos e homicídios ocorridos na região, que vêm assombrando e retirando o sossego da população, principalmente, da cidade de Assú.
Após receber denúncia anônima, a Polícia Civil de Assú, com o apoio da DIVIPOE de Mossoró/RN e do GTO da PM de Assú/RN monitorou e prendeu em flagrantes três acusados integrantes da associação investigada, no exato momento em que os mesmos deram início à execução do roubo que vinham planejando praticar contra uma senhora de 60 anos de idade, vendedora de ouro. Assim disse a polícia.
Ainda de acordo com a polícia os três presos são; Diego, Ivan e David, eles foram autuados por roubo tentado com causa de aumento de pena, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo e tiveram suas prisões preventivas decretadas pela justiça.
Com os presos, a polícia localizou um revólver calibre 38 com 5 munições intactas, uma faca, 3 aparelhos de celular e uma motocicleta Honda Titan CG 150 de cor preta.
Diego Alex Santos Cabral é foragido do Estado de Sergipe, onde possui mandado de prisão preventiva pela prática do crime de homicídio. Dando continuidade à Operação Esfinge, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte em conjunto com a Polícia Civil do Estado do Ceará localizou e prendeu, Jeferson ontem quarta-feira (09), em cumprimento a mandado de prisão temporária expedido pela Juíza de Direito de Assú, o quarto acusado da
associação criminosa, que segundo a polícia, Jeferson é autor de uma tentativa de homicídio e um homicídio consumado, ambos praticados contra a mesma vítima, que foi Franklin Horácio, na cidade de Assú/RN.
A prisão de Jeferson aconteceu na cidade de Caucaia, região metropolitana de Fortaleza.



*O Câmera 2

Briga envolvendo torcidas organizadas em Mossoró deixa uma pessoa morta e outras duas baleadas




20140410_18041846homicidioq 46homicidio45 46homicdio
Uma pessoa morreu e outras duas foram baleadas na tarde desta quinta feira em Mossoró. O fato ocorreu na Avenida Diocesana nas proximidades do Porcino Shopping e segundo a Polícia Militar o fato pode estar relacionado a brigas entre torcidas organizadas.
De acordo com as primeiras informações três pessoas, estavam em um  carro e foram surpreendidos por dois elementos em uma moto.
Uma pessoa conhecida como “Fabrício” que trabalhava em um Pet Shop morreu no local  e outros dois identificados como Frankimar Gomes da Silva, 20 anos,morador da rua Alexandre Silva, Boa Vista, foi alvejado de raspão no pescoço e Thiago da Silva Gomes, 28 anos,morador da rua Francisco Solon, bairro Boa Vista, foi alvejado com um tiro na perna.
Os dois for e socorridos para o Hospital Tarcísio Maia.



*O Câmera 2 

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Segurança com qualidade é na Vision Tech


 Você já conhece a Vision Tech?


A Vision Tech é uma empresa especializada na área tecnológica que inclui o ramo de segurança e para isso ela está em Apodi prestando o melhor serviço a seus clientes com conforto e qualidade.
A Vision Tech trabalha com segurança eletrônica sendo câmeras de monitoramento infra - vermelho, que possibilita a visibilidade mesmo na ausência da luz, instalação de cercas elétricas e alarmes alguns dos seus produtos. Mas não é só isso a Vision Tech ainda disponibiliza a venda de assinaturas comodatos da SKY onde possibilita ao cliente usufruir da antena e receptor pagando apenas a mensalidade.

Veja a listagem de alguns serviços:
*Instalamos sistema de monitoramento com câmeras infravermelho. *Instalamos cerca elétrica de 6 fios ou com concertina. *Motor para portões. *Sistemas de Alarme. *Antenas 60 cm e 90 cm tipo Sky *Antenas parabólicas. *Vendemos telefone rural com antena. *Somos parceiro Sky, realizamos pacotes à partir de r$ 49,90.
A Vision Tech tem o melhor preço da região, todos os produtos são homologados e vendidos com nota fiscal e a maior garantia de produtos do mercado ( 2 anos )
A instalação das câmeras podem ser feitas em empresas, casas particulares e até em veículos podendo ser monitoradas de qualquer lugar por tanto não perca tempo. Proteja o que você tem e usufrua do seu bem. Ligue agora 3333-3916 ou 9663-9011 TIM e ainda 9201-3889 CLARO e fale com Marcello Bernardo ou visite-nos na Rua Gov. Dix Sept Rosado, 159.

Vision Tech
Levando segurança e conforto até você

Polícia Civil apreende 10kg de crack e 2kg de cocaína em Lagoa Nova

Flagrante se deu após uma investigação dos policiais da 5ª DP que durou aproximadamente três meses.

Por Redação



Foto: Divulgação / Degepol
Policiais civis do 5º Distrito Policial apreenderam na manhã dessa quarta-feira (09), na Comunidade Coqueiros, bairro de Lagoa Nova, cerca de dez quilos de crack e dois quilos de cocaína. A droga estava com Italo José dos Santos Jerônimo, de 27 anos, que acabou preso em flagrante. Além da droga também foi apreendido com ele duas pistolas calibre 380, catorze munições de mesmo calibre, carregadores de pistola, três balanças de precisão, uma faca, um veículo tipo Siena, cor verde, placas JPB-3702 Arês/RN, e uma motocicleta POP 100, cor preta, placas MXT-7646, Parnamirim/RN.
A prisão se deu após uma investigação dos policiais da 5ª DP que durou aproximadamente três meses, com o colhimento de informação e denúncias que chegaram até a DP. A droga estava numa casa alugada pela acusado, que era utilizada especificamente para armazenar os entorpecentes. O carregamento havia chegado nessa terça-feira (8), no entanto, o preso não disse qual a origem do material, que está sendo investigado pela Polícia Civil. “Após a informação de que o acusado ia receber essa droga, nossa equipe realizou uma campana e conseguiu efetuar o flagrante”, explicou o delegado Fernando Alves, titular da 5ªDP.
Na delegacia, o acusado confirmou a posse da do material, que está avaliado em torno de R$ 50 mil. O delegado acredita que a droga tenha vindo de outro estado. “Ele afirma que recebeu aqui em Natal, mas pela qualidade do entorpecente deve ter vindo de fora”, afirmou. A região onde foi realizada a apreensão é conhecida como ponto de venda de drogas, sendo há algum tempo um local alvo de investigações da Polícia Civil.
Italo José já possui duas passagens na polícia por tráfico de drogas e atualmente respondia em regime semi-aberto.


*Fonte: Assessoria / Degepol

Bandidos roubam caminhoneiro e levam 30 pneus de sua carreta

image
image

image
Cerca de 10 elementos roubaram 30 pneus de uma carreta (28 da rodagem e 2 estepes) com placas de Natal,fato ocorrido na madrugada desta quarta feira 09 de abril de 2014.
Segundo informações o caminhoneiro estava em um posto de gasolina quando foi surpreendido pelos elementos qie estavam em um caminhão baú. O motorista foi levado junto a carreta para uma estrada carroçavel as marges  da Br 405 após a comunidade Jucuri onde fizeram o roubo. O prejuizo,segundo o proprietário do veículo, está estimado em 80 mil reais
Esta é a segunda vez nesta semana que ocorre roubo semelhante,informou o delegado da Especializada em Furtos e Roubos Luiz Fernando. Segundo ele na madrugada de terça feira,na BR 304 sentido Assu Mossoró,uma carreta também teve seus pneus roubados.
Os casos estão sendo investigados pela equipe da Delegacia de Furtos e Roubos


* O Câmera 2 

Mossoroenses tentam matar radialista no seridó e acabam presos pela Polícia Militar após o atentado

radilista
Francisco Canindé do Nascimento – Fredson Barbosa Bezerra -Francisco Pereira da Silva foram perseguidos e presos pela Polícia de Caicó
radialistaserido
Veículo do radialista que vinha com a esposa no momento do atentado
Veículo do radialista que vinha com a esposa no momento do atentado
Um atentado a bala ocorrido na BR 427,na tarde desta quarta feira,09 de abril de 2014, movimentou a Polícia Militar de várias cidades da região do Seridó.
A vítima foi o radialista e dono de rádio comunitária de Serra Negra do Norte Roberto Oliveira, que estava acompanhado da sua esposa a advogada Ingred Vanessa que ocupavam um veículo Strada.
O Carro do radialista foi alvejado por vários tiros na lateral no lado do motorista e o radialista conseguiu manter o controle e saiu em disparada chegando até a cidade de Timbaúba dos Batistas, onde lá pediu socorro a polícia. As vítimas não foram atingidas pelos tiros.
Um cerco policial foi montado e rapidamente os policias de Caicó, Serra Negra do Norte, Jardim de Piranhas e São Fernando, conseguiram localizar os grupo criminoso que ocupava um carro tipo Santana com placas de Mossoró.
A Polícia conseguiu prender os três indivíduos  e duas armas apreendidas, uma pistola 380 e revólver 38.
Foram Presos:
Francisco Canindé do Nascimento,45 anos, residente na cidade de Areia Branca, Fredson Barbosa Bezerra,28 anos, residente no bairro Boa Vista em Mossoró e ainda Francisco Pereira da Silva, residente também em Mossoró.
O radialista não tem dúvida que os homens foram contratados para mata-lo. Disse ainda que tem uma suspeita do mandante e vai ajudar à polícia nas  investigações.
Fotos Jair Sampaio/texto Cardoso Silva

SERVIÇO RESERVADO DA PM PRENDE INDIVÍDUO ACUSADO DE COMERCIALIZAR DROGAS E UM FORAGIDO EM MOSSORÓ.

No final da manhã de quarta feira, 09 de abril de 2014, Policiais Militares do Serviço Reservado, com apoio do “GTO” Grupo Tático Operacional do 2º BPM. Prenderam um indivíduo acusado de comercializar entorpecentes em sua residência, localizada na Rua Maxmino Gregório de Medeiros, 365, no Bairro Barrocas II em Mossoró.  

De acordo com informações nos repassadas pelos policiais do serviço reservado, dão conta que o “CIOSP” Centro Integrado de Operações e Segurança Pública, informou via rádio que populares estavam denunciando que a referida residência estava servindo como ponto de comercialização de entorpecentes e encontros de usuários de drogas.
Clésio preso por trafico de drogas
Os policiais fizeram campana e monitoramento e na hora da abordagem conseguiram prender em flagrante delito, JOÃO CLESIO DOS SANTOS, 26 anos de idade, morador da rua e bairro acima mencionado, e com ele os policiais militares  encontraram 54 trouxinhas de maconha prontas para serem comercializadas,  socos de dindinho, vários celulares e várias carcaças de celulares, que segundo os policiais foram trocados  por droga. Ainda de acordo com os policiais JOÃO CLESIO já tem passagem pela policia por trafico de drogas, sendo assim reincidente.
 Maconha apreendida pela PM na DENARC/Mossoró
Varios celulares e Carcaças de celulares
O acusado, o material e cinco usuários que estavam na residência, entre eles um foragido da justiça, foram conduzidos apara a “DENARC” Delegacia Especializada em Narcóticos de Mossoró, que tem como titular o Bacharel Rafael Arraes, que após ouvir os policiais e o acusado JOÃO CLESIO, autuou o mesmo no artigo 33º da lei 10.343/06, por trafico de droga e será conduzido para a Cadeia Pública Juiz Manoel Onofre de Sousa, onde ficará preso aguardando a decisão da Justiça. 

O foragido UDEMBERG FERREIRA DE ARAÚJO, será encaminha de volta para o complexo penal de onde fugiu.
O foragido UDEMBERG FERREIRA DE ARAÚJO, será encaminha de volta para o complexo penal de onde fugiu.

Já os três que estavam na residência foram conduzidos até a delegacia onde foram averiguado avida pregressas dos mesmos e não foram constatadas nenhuma irregularidade, foram ouvidos e liberados em seguida.
* Jr Dantas/4dzpatrulha

Gustavo Carvalho defende criação de Programa de Atendimento Psicológico para os profissionais da segurança do RN


O vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Gustavo Carvalho (PROS), esta defendendo junto ao Governo do Estado via Secretarias da Segurança Pública e da Defesa Social e da Justiça e Cidadania, respectivamente, a criação de um Programa de Atendimento Psicológico para os profissionais que atuam na segurança pública do Rio Grande do Norte, como policiais Militares, Civis, Corpo de Bombeiro e no Sistema Penitenciário.

Ao apresentar o seu requerimento em plenário, o deputado Gustavo Carvalho, disse que o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, precisa urgentemente garantir um acompanhamento psicológico dos servidores que laboram no Sistema Penitenciário Estadual, bem como nas Policias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros, pois são profissionais que diariamente enfrentam situações de risco e de estresse pesado.  

“As Secretarias de Segurança e Defesa Social e Justiça e Cidadania, respectivamente, bem que poderiam firmar convênios com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e já engatinha um atendimento psicológico aos profissionais de segurança do nosso estado”, comentou o parlamentar que ver como obrigação da administração, mostrar e buscar meios sim para que o acompanhamento da saúde mental desses profissionais seja efetivado.

“A imprensa constantemente tem noticiado situações que envolvem profissionais de segurança com alta carga de estresse e depressão. Isso tem afetado a vida profissional e pessoal desses profissionais que merecem e devem ter o nosso total respeito e atenção”, finalizou.


terça-feira, 8 de abril de 2014

Centro de Detenção Provisória de Apodi será ampliado

                     Apenados participam de aulas e cultos todos os dias 
Moradores da cidade de Apodi uniram-se com o Judiciário, Ministério Público Estadual (MPE), e a direção do Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDP), para ampliar as ações do Projeto “Ressocializando com dignidade”, ampliando a estrutura física do estabelecimento prisional, que passará a garantir mais dignidade aos que cumprem pena naquela unidade.

                              Diretor da unidade, agente, Marcio Morais
Segundo o diretor da unidade, agente penitenciário, Marcio Morais, várias parcerias estão sendo viabilizadas junto à comunidade apodiense para garantir a ampliação da unidade, com a construção de mais sete celas e um solário, área social para os apenados receberem seus familiares em dias de visitas, além de uma cela feminina.

“A maioria dos recursos são oriundos de prestação pecuniária, mas temos feito varias parcerias importantes com empresários do município e da região que tem compromisso com o social e esta nos ajudando”, comentou Marcio Morais.

                        Solário do CDP, onde é realizado cultos e reuniões
Apesar de ser modelo no Sistema Penitenciário potiguar, o CDP de Apodi vem funcionando em um pequeno espaço físico, nos fundos do prédio da Delegacia de Policia Civil de Apodi, dividido em três celas de aproximadamente 9 m², onde ficam custodiados uma média de 30 presos provisórios e condenados. Há, ainda, outra cela, um pouco maior que as demais, que serve como solário, sala de visitas e reuniões, e ainda, para a custódia de aproximadamente 30 presos do regime semiaberto.

Os presos dormem todos em redes improvisadas. Além disso, em face do reduzido número de celas, é impossível separar os presos pelo grau de periculosidade, consoante recomenda a LEP. “Diante desse cenário, outra solução não há senão ampliar a estrutura física atualmente existente, com a construção de novas celas e espaços de convivência”, diz Márcio Morais.

Ainda de acordo com Marcio Morais, o novo espaço será construído sem prejuízo do já existente, que será redimensionado para os presos do regime semiaberto, os quais ficarão, inclusive, fisicamente, distantes daqueles submetidos ao regime fechado.

“Com as novas instalações, serão quase que totalmente equacionados os problemas hoje existentes no CDP de Apodi, em especial aquele relativo à superlotação, na medida em que serão criadas 60 novas vagas para acomodar uma população carcerária que gira em torno de 30 presos”, justifica.

De acordo com os parâmetros da Lei de Execuções Penais – LEP, e do Ministério da Justiça, as celas do CDP comportam até 24 presos. A despeito disso, já chegaram a custodiar até 36 detentos ao mesmo tempo, ou seja, 50% acima de sua capacidade.
O projeto prevê a construção de aproximadamente 240 metros quadrados (10m x 24m) de alvenaria, contemplando 08 novas celas, sendo 06 delas com capacidade para 08 presos cada uma (48 ao total); uma com capacidade para 12; e uma última destinada ao solário, onde também serão desenvolvidas atividades sociais, tais como visitas, palestras, aulas, atividades religiosas e atendimento médico e odontológico. Todas as celas serão providas de banheiro e beliches (com exceção daquela destinada ao solário, onde serão construídos bancos de alvenaria). As celas contarão, ainda, com instalações elétricas (tomadas), fiação para antena externa de TV e dois pontos de iluminação.

As paredes externas, o piso e o teto serão construídos todos em concreto, de modo a aumentar sua resistência e inibir tentativas de escavação e fugas. Os presos dos regimes fechado e semiaberto, além de outros que prestam serviços comunitários, serão empregados na obra, reduzindo substancialmente o custo com mão de obra. O projeto contara com o apoio de empresários e de instituições do município de Apodi e cidades da área de atuação da comarca apodiense na sua execução, com vistas a reduzir custos.

Segundo ainda o agente Marcio Morais, alguns empresários se comprometeram a vender os materiais necessários à construção a preço de custo e a ceder/emprestar máquinas e equipamentos para o canteiro de obras.

“O objetivo geral do projeto é aperfeiçoar o sistema penitenciário da comarca, conferindo-lhe uma estrutura minimamente adequada ao desenvolvimento de suas atividades de custódia e ressocialização dos apenados, atuando, portanto, diretamente na execução penal, assistência à ressocialização de apenados, de assistência aos seus familiares e prevenção da criminalidade”, destaca Márcio Morais.

O CDP de Apodi custódia presos condenados e provisórios do regime fechado e semiaberto da Comarca de Apodi formada pelos municípios de Felipe Guerra, Itaú, Severiano Melo e Rodolfo Fernandes. A unidade foi criada a cerca de quatro anos e nunca foi registrada fuga assim como nem um funcionário da unidade responde por processo na justiça.

                                                 juíza, Kátia Guedes
“Nada disso seria possível sem o apoio que recebemos da juíza, Kátia Guedes e do promotor, Silvio Brito, são pessoas comprometidas com o social, com aressocialização dos apenados e que acreditam no nosso trabalho á frente do CDP de Apodi”, finalizou Marcio Morais.  
                                                  Promotor, Silvio Brito

FUTURA ESTRUTURA DO CDP DE APODI
1.   Aumentar a capacidade atual do CDP, de 24 para 60 vagas para presos do regime fechado;
2.   Aumentar a capacidade atual do CDP, de 15 para 24 vagas para presos do regime semiaberto;
3.   Criação de uma cela exclusiva para mulheres;
4.   Criação de uma cela exclusiva para menores infratores.