sábado, 30 de maio de 2015


Agentes encontram mais um túnel no maior presídio do RNSaída do buraco está localizada próximo ao Pavilhão 4 de Alcaçuz.

Segundo direção, presos informam que um detento estaria soterrado.



 
Saída do túnel foi descoberta na manhã deste
sábado (30) (Foto: Coape/Divulgação)
Agentes penitenciários encontraram mais um túnel no presídio de Alcaçuz, o maior do Rio Grande do Norte, na manhã deste sábado (30). A saída do buraco foi achada próximo ao Pavilhão 4 da unidade prisional. A informação foi confirmada pelo diretor de Alcaçuz, Eider Brito. Segundo ele, os presos informaram que um detento estaria soterrado. Alcaçuz fica emNísia Floresta, cidade da Grande Natal.

"Esse novo túnel foi achado na manhã deste sábado e já estamos providenciando que ele seja tapado. Os próprios presos informaram que parte do túnel cedeu e que um detento estaria soterrado. Por esse motivo, estamos fazendo a contagem dos internos e escavando o buraco para checar essa informação", falou o diretor. Ele não confirma se outros presos conseguiram fugir.
Esse é o segundo túnel encontrado próximo ao Pavilhão 4 em 48 horas. Na quinta (28), agentes penitenciários encontraram, durante uma revista de rotina, um túnel com aproximadamente 10 metros de extensão dentro do Pavilhão.
O buraco encontrado neste sábado tem cerca de cinquenta centímetros de diâmetro. Homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar já estão no local auxiliando os agentes. O Corpo de Bombeiros faz as escavações para tentar localizar esse preso que estaria soterrado.
Interdição parcial
Na quarta-feira (27), o juiz Ricardo Arbex, da comarca de Nísia Floresta, determinou que as direções da Penitenciária Estadual de Alcaçuz e do Presídio Rogério Coutinho Madruga, que fica anexo à Alcaçuz, não recebam novos presos até que seja retomada a capacidade legal de cada unidade.
A Penitenciária de Alcaçuz, maior do estado, tem capacidade para 620 presos e está atualmente com 1 mil apenados. Já o Presídio Rogério Coutinho Madruga, tem 402 vagas e 490 apenados. Na decisão, o juiz estabeleceu uma multa de R$ 1 mil "ao diretor do estabelecimento prisional e ao coordenador do sistema prisional por cada apenado que ingresse sem a devida autorização judicial".
Este ano, duas fugas já foram registradas em Alcaçuz. Na mais recente, no dia 22 de abril, 35 presos escaparam por um túnel encontrado a menos de 10 metros de uma das guaritas. Antes, no dia 6, outros 32 detentos já haviam fugido por um túnel escavado a partir do Pavilhão 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário