quinta-feira, 19 de setembro de 2013

TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM APODI.

 
"china" vítima

Por volta das 19:00 da noite de hoje, 19, aconteceu uma tentativa de homicídio contra a pessoa de Francisco Aires da Silva, vulgo “China”,nas proximidades da delegacia de po9licia civil de Apodi. Segundo informações repassadas para a policia, dizia que a vítima estava nas proximidades da esquina de chaga de amanso, quando foi surpreendido por dois elementos em uma motocicleta que foram logo atirando, a vítima só não foi morto porque correu e se abrigou na delegacia, mesmo assim ainda foi atingido por dois disparos, no braço e nas costas, e os atiradores fugiram com destino ignorado. O mesmo foi socorrido para o hospital de Apodi e transferido para mossoró, seu estado é grave. A Policia Militar realiza buscas por toda a área, mas até o momento não teve nenhuma informação. China é um velho conhecido da policia, o mesmo responde a um homicídio no estado do Ceará.
*Sentinelas do apodi

APODI= Menor é apreendido em flagrante ao assaltar loja no centro comercial.

 

Por volta das 07:00 da manhã de hoje 19, o Policial Geilson passava pelo centro comercial de nossa cidade, mas precisamente na Rua Margarida de Freitas, quando percebeu que funcionarias de uma loja estavam correndo apavoradas, o policial se aproximou da loja e avistou um elemento armado de faca de 12 polegadas no interior da mesma, percebendo que se tratava de um assalto, e com a ajuda de um cidadão de uma loja vizinha conseguiu prender o elemento, que logo informou ser menor de idade de iniciais M.M.S. de 14 anos. Segundo informações repassadas pelas funcionárias da loja, o elemento chegou no momento em que a loja estava sendo aberta, pediu para provar uma camisa e no momento em que o mesmo entrou no provador, saiu com uma faca na mão e anunciou o assalto. O elemento ainda conseguiu subtrair a quantia de 30 reais, como também uma camisa. O acusado foi conduzido para a delegacia de policia civil de Apodi para a realização dos procedimentos legais. 



Sentinelas do Apodi  

Juiz da cidade de Pau dos Ferros está sendo ameaçado de morte pelo PCC


O Rio Grande do Norte tem três juízes ameaçados de morte, sendo que a situação mais grave é do juiz Rivaldo Pereira, de Pau dos Ferros. Neste caso, o magistrado está se deslocando com escolta armada e solicitou o aluguel de um carro blindado ao Tribunal de Justiça do Estado.

O juiz Rivaldo Pereira, em contato com o Defato.com, não precisou exatamente como são as ameaças que está recebendo. Adiantou apenas que tudo começou depois que ele decretou prisões dos responsáveis pelo tráfico de drogas no Ceará e RN a partir dos presídios. 
 
Neste caso, o delegado Inácio Rodrigues de Lima Neto destacou, em vídeo (abaixo), que o tráfico de drogas no Rio Grande do Norte e Ceará sendo comandado por homens do Primeiro Comando da Capital (PCC) a partir de presos dentro do Presídio de Itaitinga, no Estado do Ceará.

As ameaças foram comunicadas ao presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Aderson Silvino, e também a presidenta da Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte (AMARN), juíza Hadja Hayanne. “Eu confirmo as ameaças, mas não posso precisar quais as medidas que foram adotadas por parte da Comissão de Segurança do Tribunal de Justiça do Estado, por uma questão estratégica de segurança do próprio magistrado”, destaca a presidenta da AMARN.

No dia 8 de agosto passado foi publicado no Diário Oficial do Estado: “Portanto, a contratação emergencial dos serviços de locação de veículo blindado, nos termos pretendidos nestes autos, é medida adequada e eficiente à proteção da integridade física do Juiz da Comarca de Pau dos Ferros/RN, ameaçada por organização criminosa de alto grau de periculosidade, conforme apurado no processo”, destaca.
 
Fonte: Cezar Alves/Da Redação  Jornal de Fato

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Se a Polícia Militar não fosse militar, o Governo Rosalba estava encurralado

A governadora Rosalba Ciarlini deve dar graças a Deus o processo de desmilitarização da Polícia Militar ainda não ter se iniciado no Brasil. Com a segurança pública em crise durante quase toda a administração dela, com aumento de homicídios, assaltos e outros crimes, a Polícia Militar continua trabalhando como pode. Mas, não pensem vocês que os militares do RN estão satisfeitos com o Governo do RN.
A única razão para não termos tido ainda uma greve dos policiais militares é justamente o militarismo. Policiais militares não podem fazer greve, pois atitudes como essa podem levar à expulsão da corporação. No entanto, assim como os policiais civis e servidores do ITEP ou até mesmo os da Saúde e Educação, os militares teriam motivos para cruzar os braços.
Hoje, o efetivo da Polícia Militar está longe de ser o ideal, o que faz com que muitos policiais sejam escalados para serviços extras, embora não recebam diárias em dia. Os soldados e cabos, que representam mais de 70% do efetivo, têm o menor salário da segurança pública e são aqueles que estão na linha de frente, trocando tiros com bandidos.
Alguns deles, inclusive, estão há 30 anos sem promoção. Vale lembrar que o último concurso para soldado da PM foi há oito anos. Em alguns batalhões, as munições não são suficientes. O combustível para as viaturas é limitado. Somente neste ano, mais de 40 policiais militares pediram dispensa da corporação. A maioria deles, sem dúvida, desestimulados com a situação.
Até mesmo os oficias da PM andam reclamando da administração de Rosalba. O problema é que, justamente por serem militares, os oficiais também não podem bater de frente com o Governo e cobrar o que falta para a Polícia Militar. O resultado disso é que eles mesmos são culpados pela sociedade pela falta de policiamento nas ruas e aumento da criminalidade.
Então, meus amigos, não tenham dúvida que se a Polícia Militar não fosse militar, o Governo Rosalba estaria encurralado. Afinal, essa corporação agrega mais de nove mil homens e mulheres que de farda e coturno têm que marchar conforme a música tocada na Governadoria


                                                                      Foto: Thyago Macedo / Portal BO

Pistoleiro pega 17 anos de prisão por ter matado comerciante por 2 mil reais


Fábio Vale/Da Redação
Foto Cesar Alves

 
 Na contramão da impunidade, mais um denunciado foi condenado dentro da Terceira Reunião do Tribunal do Júri Popular em Mossoró. Edson Linhares Rodrigues, de 24, anos, foi sentenciado à 17 anos e meio de prisão em regime fechado por participação na morte de Francisco de Assis da Silva, o Titico, ocorrido às 8h do dia 14 de janeiro de 2010, no bairro Leandro Bezerra, em Caraúbas.
Edson teria tido a companhia de Manoel Vieira da Silva, o Siel, para matar Titico, assim como também, meses antes, para matar Aldo Alves da Silva (irmão de Titico), tambémem Caraúbas. Por estes crimes, cada um teria recebido a quantia de R$ 2 mil.

Titico e Aldo teriam sido assassinados por Siel e Edson, segundo consta no processo, a mando de Preto de Benedito, que, a exemplo de Siel, também está foragido. Preto tem convicção de que Aldo e Titico teriam mando matar Benedito, seu pai.

Na época do crime, a polícia Civil conseguiu identificar e prender Edson e inclusive apreender os dois revólveres usados no crime. Na delegacia, Edson citou uma lista de nomes que seriam assassinados em Caraúbas e região além dos irmãos Titico e Aldo.

Marcados para morrer, segundo contou Edson: um membro da família Veras (Antonio Veras), comerciante Wilson Praxedes, Nem de Otacílio (Francisco de Lima), o Tenente PM Brilhante, entre outros. Destes, Praxedes escapou de um atentado violento em sua casa. Nem e Antônio Veras foram executados.

O tenente PM Brilhante, que hoje é comandante da PM em Apodi, disse que providências foram adotadas em prol de sua segurança.

Na prisão, a polícia interceptou ligações de Edson para sua namorada e mãe marcando outras pessoas para morrer, entre elas o policial militar Tyronne Ferreira Dias e a juíza Ilná Feijão, e revelou com a própria voz que não ia "comer a cadeia" sozinho. Siel iria ser punido também.

No Tribunal do Júri Popular sob a presidência do juiz Henrique Baltazar Vilar do Santos, Edson Linhares negou participação no crime. Entretanto, o promotor de justiça Hermínio Sousa Perez Junior mostrou provas no processo que não deixaram dúvidas quanto a participação direta do réu no homicídio.

O promotor de Justiça pediu a condenação do réu por homicidio qualificado. Ele disse que o réu mostrou entrosamento nas escutas telefônicas autorizadas pela Justiça que faz parte de uma numerosa quadrilha de matadores e assaltantes.
Edson Linhares teve sua tese de defesa (negando o crime) em plenário exposta pelo defensor público José Alberto Silva Calazaens, da Comarca de Parnamirim.

Após os debates, o presidente do TJP, juiz Henrique Baltazar Villar dos Santos, convocou o Conselho de Sentença a Sala Secreta, onde foi votado pela condenação do réu por homicidio qualificado a 15 anos de prisão e a dois anos e meio por posse de armas de fogo.

Confira Sentença na ÍNTEGRA.

Sobre a morte de Aldo Alves da Silva e possíveis outros crimes do réu, o juiz presidente do TJP, Henrique Baltazar explicou que estes certamente são processos a parte devendo ir a julgamento conforme previsto em Lei.

Elemento é preso com arma de fogo, e conduzido a DP de plantão suspeito de ter praticado um assalto minutos antes.

A VTR 234 com os Sd Muniz e Alcivan,  foi acionado na noite de hoje (17), pelo o CIOSP, informando que um casal teria tido sua moto Moby, preta da TRAXX, tomada de assalto nas proximidades do posto de gasolina de frente a antiga Transal, onde foi abordado por dois indivíduos. Os policias saíram em diligências tentando obter exito nas buscas, quando nas proximidades do colégio Darwin que fica localizado por trás da antiga Transal, foi encontrado a Motoneta abandonada, alarmando, e segundo informações colhidas pelas ruas, o individuo que pilotava a mesma tinha fugido a pé pelas ruas. Logo a frente a polícia deu de cara com o David Cristian Silva Santos, 20 anos, residente na Alameda dos Cajueiros, com ele foi encontrado uma arma calibre 38 com 6 munições. Os policiais conduziram o mesmo a DP de plantão para os procedimentos cabíveis, até o fechamento desta matéria o delegado ainda não tinha informação se o mesmo teria tido ou não envolvimento com o assalto, caso seja provado que houve envolvimento o elemento pagará conforme a lei por porte de arma como também assalto a mão armada.
 Passando na Hora
Passando na Hora
Passando na Hora
Passando na Hora

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Assaltante Caraubense morto pelo Bope é um dos criadores do 'Novo Cangaço'


Gláucio Nogueira, repórter do GD
Rádio Comunitária Eldorado FM
Um dos assaltantes mortos em confronto com o Batalhão de Operações Especiais (Bope), na divisa de Mato Grosso com o Pará, Antônio Moura, 47, é considerado um dos criadores da modalidade “Novo Cangaço”, iniciada na década de 90, no Nordeste.
Além disso, Moura é acusado de participação na morte do ex-prefeito de Campo Grande (RN), Antônio Veras, crime ocorrido em 2010. Na ocasião, 2 policiais militares que faziam a segurança do político também foram executados em uma emboscada.
De acordo com investigações da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, no final da década de 80, início da de 90, ele integrou a quadrilha chefiada por José Valdecário Benedito Carneiro, morto em 2003. Moura era conhecido da Polícia pelo apelido de “Nêgo Véio”.
Delegada da Divisão de Combate e Investigação ao Crime Organizado da Polícia Civil potiguar, Sheila Freitas ressalta que o modus operandi empregado nas ações em Mato Grosso lembram a forma de atuação da “Quadrilha dos Carneiros”.
“Eram criminosos bastante violentos, que faziam nas cidades do interior do Nordeste a mesma coisa que ocorreu em Vila Rica, uma invasão de homens fortemente armados, que enfileiravam a população na porta das agências e levavam muito dinheiro”.
O trabalho de repressão das forças de segurança reduziu a ação da quadrilha. Vários integrantes foram presos, entre eles Moura, que cumpriu pena no Piauí e no município de Imperatriz (MA), onde ficou até obter a progressão para o regime semiaberto.
Conforme a delegada, após deixar a unidade prisional, Moura teria se unido a outros criminosos paraenses, alguns que conheceu na cadeia, para praticar novos crimes, entre assaltos e execuções.
“A morte do ex-prefeito, por exemplo foi motivada por um crime de rixa entre famílias. Temos a convicção da participação dele nesta execução e estávamos procurando este criminoso”.
O Núcleo de Inteligência da Polícia Civil do Rio Grande do Norte mantém contato e colabora com as investigações da Polícia Civil de Mato Grosso, no sentido de conseguir identificar e capturar os demais integrantes da quadrilha.
Moura foi morto na manhã desta segunda-feira (16), durante cerco de policiais civis e militares ao bando que assaltou 3 bancos e os Correios de Vila Rica no último dia (9). De acordo com a Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), trabalhos de inteligência continuam e mais de 40 homens participam do cerco.
O outro morto é Rafael Alves de Carvalho, mais conhecido por “Arrupiado”. O nome do homem que foi preso, segundo a Polícia é Bruno da Silva Aguiar. Sua identidade ainda não foi checada, mas, também pode ser falsa. Todos portavam documentos falsos de Cuiabá.
Os policiais apreenderam armas, munições e R$ 15,6 mil, parte do dinheiro levado das agências.
  






















*Gazeta Digital



segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Caraubense integrante de quadrilha de assalto a banco é morto em confronto com a PM em fazenda na divisa de Mato Grosso com Pará.

Nego Velho, morto no confronto
 
Os membros do novo cangaço que assaltaram três agências bancárias no município de Vila Rica (distante 1.279 km de Cuiabá) foram descobertos pelos integrantes da Tropa de Elite da Polícia Militar nesta segunda-feira (16) pela manhã. De acordo com informações do promotor Marcos Regenold Fernandes, no confronto armado já morreram dois bandidos e um foi detido. A Polícia acredita que pelo menos 25 homens atuaram no arrastão da semana passada nas agências bancárias e que tenham se dividido, o que dificulta a chegada até o bando.

O grupo criminoso está cercado.

Os criminosos foram localizados nas imediações da Fazenda Serra Azul, localizada na divisa entre Mato Grosso e Pará. A ação é um trabalho conjunto entre Gaeco, Bope e GCCO, que estão na região desde o dia que aconteceu os crimes na cidade. Os criminosos mortos foram identificados como Antônio de Oliveira, 47, vulgo "Nego Velho", "Velho Moura" ou "Gato Mestre" e Cássio Alexandre de Souza.
O primeiro crime aconteceu no dia 9 de setembro, segunda-feira passada, por volta das 11 horas. Os criminosos chegaram municiados e com armas de grosso calibre.
Eles estavam vestidos com roupas camufladas e capuz. Na fuga eles levaram vários reféns e na divisa da cidade com o estado do Pará deixaram as pessoas e colocaram fogo nos dois veículos da fuga, para em seguida rumar em direção ignorada.
O delegado Flávio Stringuetta, que está dentro da região de selva em busca dos outros assaltantes, falou com exclusividade ao site Olhar Direto e confidenciou que várias armas foram apreendidas, carregadores e munições. "Conseguimos deter três, sendo que dois morreram. Nossa equipe continua dentro da região de mata e vamos continuar o cerco com expectativa de prender todos os envolvidos no assalto", contou o delegado Stringuetta, titular do Grupo de Combate ao Crime Organizado.
Ainda de acordo com o delegado, o total de assaltantes foragidos ainda é desconhecido, mas a polícia acredita que seja entre 20 e 25 homens, armados com fuzis, espingardas calibre 12 e pistolas ponto 40. "Talvez todos não estejam no mesmo lugar. Acreditamos que eles tenham se dividido, o que dificulta nas buscas. Conseguimos apreender alguns malotes de dinheiro, mas não contabilizamos nada ainda", disse Stringuetta.
Nesse momento a movimentação é grande na cidade. Várias viaturas e o helicóptero da Polícia Militar está nas imediações da fazenda. Informações de populares que moram na região confirmaram que mais de 200 tiros foram ouvidos no confronto.
Várias barreiras foram montadas ao longo da BR-158 e nesse momento nem um veículo pode passar saindo ou entrando no estado.
 








Olhar Direto