quinta-feira, 29 de maio de 2014

Vale da Justiça: Polícias do RN e PB prendem bando especializado em roubo de carros

Foto: Divulgação / Degepol
As Polícias Civil do Rio Grande do Norte e da Paraíba deflagraram na madrugada dessa quinta-feira (29/05), em Natal e região metropolitana, uma operação Conjunta denominada “Vale da Justiça”, com o objetivo de prender uma quadrilha interestadual especializada em roubo, receptação e adulteração de veículos. A ação contou com a participação do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil do RN juntamente com a equipe da Delegacia Especializada em Defesa e Propriedade de Cargas e Veículos (Deprov). No total foram presas oito pessoas, além da apreensão de arma, drogas e veículos.
Ao todo foram cumpridos sete mandados de prisão e seis mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara da Comarca de Mamanguape-PB. As prisões aconteceram nas cidades de Natal, Parnamirim-RN e São José de Mipibu-RN. Segundo o delegado da Paraíba, Marcos Paulo Sales, as investigações se iniciaram há três meses pela Polícia Civil paraibana após uma ocorrência de roubo a veículos na localidade do Vale do Mamanguape.
“Essa investigação começou após um assalto que aconteceu no último dia 22 de fevereiro no sítio Uruba, que fica situado no município de Mataraca, na Paraíba. As vítimas foram dois natalenses que tinham uma propriedade naquele lugar e os bandidos levaram dois veículos, pertences e valores em dinheiro”, explicou o delegado Marcos Sales.
Após a identificação dos integrantes da quadrilha, que tinham residência no Rio Grande do Norte, foi pedido o apoio da Polícia Civil deste estado. “Além dos roubos a veículos, os criminosos também faziam os serviços de clonagem desses carros e vendiam a preços abaixo do mercado. Eles também atuavam no comércio de drogas como uma atividade paralela”, detalhou ainda o delegado. Os acusados também faziam o pagamento de drogas com os veículos roubados e ofereciam a terceiros serviços de clonagem de carros.
Os presos foram identificados como sendo Antonio Eduardo Bezerra de Melo, 59 anos, Erinaldo Medeiros dos Santos, Leandro Rodrigues da Silva, 22 anos, Luiz Gomes da Silva, vulgo “Gordo”, considerado líder do bando, de 43 anos, Claudineide Marcelino da Silva, 36 anos, Rafael da Costa Silva, Érika Dantas e Luiz Gomes da Silva Júnior, 27 anos, este último conduzido em flagrante por porte ilegal de arma, tráfico de drogas, receptação e adulteração de veículos. Todos os presos são do Rio Grande do Norte e praticavam assaltos a veículos no estado da Paraíba.
Com a quadrilha foram apreendidas uma pistola ponto quarenta de uso restrito, a quantia de R$ 7.500 em espécie, documentos em branco do DETRAN-PB, três tabletes de crack, dois veículos roubados, sendo um Ford Fiesta, cor Cinza, com placa fria, e um carro tipo Chery Tiggo, além de outros objetos como celulares e notebook.
Segundo o delegado da Deprov, Atanásio Gomes, a ação integrada entre as polícias foi fundamental para a desarticulação dessa quadrilha. “Nós colaboramos com a investigação e demos apoio na operação cumprida com êxito pelas duas polícias. Esperamos continuar com essa parceira não só com a polícia da Paraíba, mas de estados vizinhos, com foco no combate ao crime”, concluiu.
A operação contou com o apoio da Diretoria de Policiamento de Natal e Grande Natal (DPGRAN) e participação das equipes da Superintendência Regional de Polícia Civil (SRPC-PB) comandados pelo delegado Wagner Gusmão Durta e os Bel. Sterferson Nogueira da 7ª seccional de PC de Mamanguape-PB e os delegados da DP de Mamanguape-PB, Thiago Cavalcante dos Anjos e Marcos Sales de Castro.
*Fonte: Degepol

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Agentes penitenciários encontram celulares e armas artesanais no CDP de Apodi


Após minuciosa revista, realizada pelos agentes penitenciários na carceragem do Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDP), foi apreendido quatro aparelhos celulares e três armas artesanais.

A revista nas celas foi realizada após a visita social. Os agentes encontraram um aparelho dentro de um receptor de antena parabólica, e os outros três dentro de um banheiro que fica no solário da unidade prisional. As três armas artesanais também foram encontradas no teto do solário.

Todos os aparelhos celulares serão encaminhados para Coordenadoria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte – Coape/RN, como também comunicado Juiz Criminal e ao Ministério Público da Comarca de Apodi.


                        Celular vestido com um preservativo

Os apenados estavam fazendo uso dos aparelhos celulares para ligar para familiares, fazer ameaças e extorquir a população. Na carceragem do CDP de Apodi tem 34 apenados de varias cidades da região, inclusive de Mossoró, Umarizal, Severiano Melo, Itaú, Rodolfo Fernandes, Felipe Guerra, Iracema no Ceara dentre vários outros municípios.

A revista foi feita pelo diretor da unidade, agente Marcio Morais e com apoio dos agentes Natanael Vital e Vagner. Os agentes suspeitam que os aparelhos celulares estejam sendo introduzido na unidade prisional por familiares dos apenados e por algum preso do regime semiaberto. “Dispomos de informações que estão trazendo os celulares nas partes intimas”, comentou um agente penitenciário de Apodi.

Para o diretor do Centro de Detenção Provisória de Apodi, agente, Marcio Morais, os profissionais que atuam na unidade, tem feito de tudo para ressocializar os apenados que cumprem pena por aqui, mas existem alguns presos que não querem nada com a vida, não participam da escola, dos cultos e tentam criar problemas e dificultar o nosso trabalho. “Estamos atentos e qualquer um que tentar dar uma de espertinho por aqui, não vai se dar bem, pois estamos atentos para tirá-lo de tempo”, alfinetou o agente Marcio Morais.

9º homicídio em Umarizal em 2014: Homem é morto dentro de sua residência

No momento em que parte da população de Umarizal estava nas ruas em uma manifestação contra a violência que assola o município já a algum tempo, ocorreu mais um homicídio a bala na cidade, totalizando 9 homicídios este ano de 2014.

Dessa vez a vítima foi o vendedor ambulante Francisco Evilásio de Paiva Miranda, 50 anos, natural de Martins-RN e morador da Rua Joaquim Alencar S/N, bairro Mutirão, cidade de Umarizal. 

Informações repassadas pela polícia militar dão conta de que por volta das 20h50min dois homens em uma motocicleta, de cor e placa não identificadas, chegaram à casa de Evilásio e começaram a efetuar vários disparos em direção da vítima, tendo ele sido atingido por vários desses disparos nas costas, ombro e cabeça, vindo a óbito no local.

A cidade de Umarizal vive hoje uma situação crítica em relação a segurança municipal, devido aos assaltos, furtos e assassinatos estarem sendo cada vez mais frequentes.

Com informação do Blog Umarizal News

Justiça Estadual arquiva Inquérito Policial Militar contra tenente-coronel

O pedido de arquivamento do Inquérito Policial Militar nº 0000434-92.2008.8.20.0125, solicitado pelo Ministério Público Estadual ao Judiciário Potiguar, foi acatado pelo juiz Henrique Baltazar Vilar dos Santos, em substituição na 11ª Vara Criminal de Natal. Trata-se do caso do tenente-coronel PM Raimundo Aribaldo Mendes de Souza, coordenador de operações do Gabinete de Segurança Institucional do Ministério Público do Estado, sendo responsável pelas atividades de interceptação realizadas pelo sistema Guardião.
Segundo consta nos autos do processo, o oficial da PM foi investigado pela suposta prática de possíveis delitos de falsidade documental e ideológica. Um documento confeccionado dentro da inteligência da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, em 2007, e que teve sua idoneidade contestada pelo Judiciário estadual em 2009, teria sido adulterado pelo tenente-coronel.
Ao final da análise dos autos, e das oitivas da defesa e acusação, o magistrado concordou com o pedido de arquivamento formulado pelo Ministério Público, haja vista a demonstração de que ocorreu um equívoco (ou uma sequência deles), quando se considerou como "original" um documento que era cópia autenticada de uma das vias. Em complemento, o juiz Henrique Baltazar afirmou que a conduta dos policiais investigados não foi dolosa.

Município de Parnamirim sanciona lei para emplacar “cinquentinhas”

O Município de Parnamirim publicou no Diário Oficial a Lei n° 1.659/2014, aprovada pela Câmara dos Vereadores e sancionada pelo Prefeito Maurício Marques dos Santos, que dispõe sobre o Registro e Licenciamento de ciclomotores em sua circunscrição. Agora, com a nova lei que entrará em vigor dentro de 90 dias, Parnamirim será o primeiro de 14 Municípios, dos 167 do Rio Grande do Norte, integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, que assumem para si o registro e licenciamento dos ciclomotores.


O objetivo é que, inicialmente, todos os 14 municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito sancionem leis, semelhante ao que fez o Município de Parnamirim, e realizem convênio com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN), para efetivação dos emplacamentos.


O trabalho desenvolvido com vistas ao registro, licenciamento e intensificação da fiscalização sobre os chamados “ciclomotores” vem sendo estimulado pelo Ministério Público Estadual, através do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Cidadania (Caop Cidadania) e Criminais (Caop Criminal), que busca a realização de convênios dos órgãos executivos de trânsito das várias cidades do Estado com o Detran para que o Departamento efetive o registro e licenciamento dos ciclomotores em todo o Rio Grande do Norte.


Dos 167 municípios do Estado, 14 são integrados ao Sistema Nacional de Trânsito: Assu, Extremoz, Lagoa de Pedras, Macaíba, Maxaranguape, Monte Alegre, Mossoró, Natal, Parnamirim, Rio do Fogo, Santana dos Matos, São Gonçalo do Amarante, Tangará e Touros. Todos precisam avançar no registro e licenciamento dos ciclomotores, pois hoje compete aos municípios, nos termos do art. 24 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), referido emplacamento.
 

O trabalho surgiu por demanda ao MPRN para apoio à Polícia Rodoviária Federal, que apresentou dados estatísticos comprovando o aumento vertiginoso no número de mortos e feridos graves provenientes de acidentes envolvendo os ciclomotores, evidenciando o emplacamento como de fundamental importância para a sua efetiva fiscalização.

Outra preocupação, do ponto de vista do consumidor, consiste no fato de que esses veículos são vendidos sob o argumento de que não precisam de placas e que o condutor não precisa de habilitação, nem capacete para a condução, o que não é verdade.

MPF denuncia prefeito do município de Rafael Godeiro


O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional da República da 5.ª Região (PRR5), ofereceu denúncia contra Abel Belarmino de Amorim Filho, prefeito do município de Rafael Godeiro (RN). Ele é acusado de ter desviado recursos públicos federais em favor de Tony Wagner Silva, ex-sócio-administrador da Enol Empreiteira Nordeste Ltda., também denunciado.

De acordo com a denúncia, a Prefeitura de Rafael Godeiro recebeu cem mil reais do Ministério da Integração Nacional, por meio de um convênio celebrado em dezembro de 2000, quando Abel Belarmino exercia outro mandato como prefeito. Houve ainda uma contrapartida do município no valor de R$ 14.477,00. A verba total era destinada à reconstrução de 25 unidades habitacionais.

Embora o termo de aceitação definitiva de obras tenha sido emitido em setembro de 2001 e os recursos tenham sido integralmente repassados à empresa, uma fiscalização realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU) apontou diversas irregularidades na execução do convênio. Em todas as unidades habitacionais havia serviços previstos que não foram executados, tais como demolição de unidade residencial existente, instalações hidráulicas, calçada de contorno e junta de dilatação plástica para piso. Além disso, algumas unidades foram apenas reformadas, e não reconstruídas, como estava previsto no plano de trabalho.

Segundo cálculo feito pela CGU, teria havido superfaturamento – em função de serviços medidos e pagos, mas não executados – de R$ 41.404,49, correspondente a 36% do montante previsto para execução das obras. Além disso, segundo um relatório elaborado pelo Ministério da Integração Nacional, nenhuma das 25 unidades vistoriadas teve as obras executadas de acordo com o que estava previsto nos projetos, especificações e planilhas orçamentárias.

Mais tarde, em 2009, a CGU realizou uma nova vistoria no local e comparou as obras efetivamente realizadas com o que a Prefeitura declarou ter executado como medidas corretivas das irregularidades apontadas na primeira fiscalização. Foi constatado que, apesar de ter sido executada uma parte significativa das obras, seu valor total (R$ 34.105,49) não fora suficiente para eliminar o montante do superfaturamento originariamente apurado (R$ 41.404,49). Assim, houve ainda dano de R$ 7.299,00 ao erário, equivalente a 6,35% do valor total da obra.

Abel Belarmino e Tony Wagner são acusados de praticar o crime previsto no artigo 1º, I, do Decreto-lei nº 201/67, que consiste em “apropriar-se de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio”. Se condenados, eles podem receber pena de reclusão, de dois a doze anos, além de perda de cargo e a inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação, sem prejuízo da reparação civil do dano causado ao patrimônio público ou particular.

Foro privilegiado – A denúncia foi oferecida ao Tribunal Regional Federal da 5.ª Região (TRF5), no Recife, e não à primeira instância da Justiça Federal no Rio Grande do Norte, porque prefeitos têm privilégio de foro em ações criminais. Os acusados deverão ser notificados para apresentar defesa preliminar e, posteriormente, o Pleno do Tribunal avaliará a denúncia, que, se for recebida, será transformada em ação criminal.

Agentes penitenciários decidem entrar em greve por tempo indeterminado

20140527_155646
Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. A paralisação terá início a partir da 0h do próximo sábado, dia 31 de maio. A categoria espera do Governo do Estado o Plano de Cargos e Carreira, desde 2011, mas o pleito ainda não foi atendido.

Com isso, os agentes se reuniram em assembleia, na tarde desta terça-feira (27), e deliberaram pelo início da paralisação. Vilma Batista, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte (SINDASP-RN), explica que a categoria está cansada de esperar e não ver compromisso por parte do Governo.

“Infelizmente, parece que a prioridade do Governo do Estado é a Copa do Mundo e não a segurança pública o sistema penitenciário do RN. Esse processo vem se arrastando desde 2011 e, agora, na reta final, está sendo protelado nas secretarias”, comenta a presidente do SINDASP-RN.
20140527_154258

Vilma Batista lembra ainda que, além de não implantar o Plano de Carreira, o Governo abandonou o sistema penitenciário. “Hoje, a população carcerária é muito maior que o número de agentes e a estrutura de trabalho que estamos tendo hoje é retirada do Fundo Penitenciário”.

Durante a greve dos agentes penitenciários, deverá ser mantido somente os serviços essenciais para o funcionamento das unidades prisionais, respeitando o efetivo de 30% trabalhando, de acordo com o Sindicato.

Colisão envolvendo três veículos na Br 405 deixa quatro pessoas mortas sendo três da mesma familia

Uma colisão envolvendo três veículos termina com a morte de quatro pessoas sendo três da mesma família. Um veiculo Fiat Uno da prefeitura de Severiano Melo retornava para sua cidade conduzindo uma família que precisou de atendimento medico em Mossoró e foi colhido por outro veiculo tipo Ranger desgovernado e na contra mão. O acidente aconteceu no Km 28 da BR 405, logo após a localidade de Jucuri, por volta de 10 horas da manhã. 
Segundo informações, um veiculo tipo Ranger trafegava no sentido Apodi Mossoró e teria tentado ultrapassar outro veiculo tipo Saveiro que trafegava em sua frente desenvolvendo baixa velocidade. A Ranger colidiu na traseira da Saveiro e desgovernado invadiu a contra mão colidindo de frente como o Fiat uno que retornava de Mossoró. 
O Fiat era conduzido por Sidinez Gomes Pinto de 36 anos de idade, motorista da prefeitura de Severiano Melo há pouco mais de um ano. Ele ficou preso às ferragens e morreu na hora. 
Os outros ocupantes, todos da mesma família também morreram no local antes do socorro medico.Raimunda Sergina de 80 anos de idade residente na Rua Batista Melo no centro da cidade e seus dois filhos José Honezio Delmiro de 57 anos de idade e Celia Maria Delmiro de 56. O corpo de Honezio também ficou preso às ferragens sendo necessária a intervenção da equipe de resgate do corpo de Bombeiros de Mossoró para fazer a retirada. 
O condutor da Ranger e o da Saveiro Foram socorridos por ambulâncias do Samu para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró. 
Após os procedimentos da equipe do Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep, os corpos foram removidos e serão necropsiados na sede Regional da Unidade em Mossoró. 
Fonte: O Camera

Uma cassada da Policia Militar de Areia Branca terminou na madrugada de hoje em Mossoró com três assaltantes mortos

A Policia Militar da cidade de Areia Branca recebeu informações que integrantes de uma quadrilha acusada de vários assaltos e arrombamentos na região, estavam escondidos no bairro Santo Antônio em Mossoró. 
Segundo o Capitão Jailson Andrelino, comandante da Companhia de Policia de Areia Branca, na semana passada os elementos tentaram matar outro na cidade, fugiram pra Mossoró e mandaram o avisar que retornariam hoje, quarta feira para matar outra pessoa e o alvo dos assassinos seria o próprio Cap. Andrelino. 
Na noite de terça 27, o Oficial estava em seu veiculo em companhia da esposa e foi seguido por varias ruas de Mossoró pelos indivíduos. A Central de Operações da Policia Militar enviou viaturas do Grupo Tático Operacional “GTO” e da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas, “Rocam”, que localizaram os elementos em fuga pelas Ruas do Bairro Santo Antônio. 
O grupo se dividiu e foi cercado pelos militares em duas residências: Uma próximo ao cruzamento das Ruas Delfim Moreira com Seis de Janeiro e a outra na Rua Pedro Velho, próximo ao antigo Bar bigode do meu tio, por trás do Supermercado Rebouças, no Bairro Santo Antônio. 
Durante a abordagem os elementos reagiram atirando em direção aos policiais. Na residência da Rua Delfim Moreira o individuo ficou frente a frente com um policial do GTO, mas a arma dele bateu catolé. Na segunda residência, o individuo que ameaçou o Oficial chegou a disparar a arma em sua direção, mas errou o disparo. 
              Foram mortos na cassada: 
Romerito Pereira Costa “Rominho” 19 anos de idade, natural de Mossoró, sem residência fixa. Segundo informações era o comandante do grupo e já com varias passagens pela policia acusado de assaltos, arrombamentos e tentativas de homicídios. As vitimas de Rominho disseram a policia que ele era muito violento durante suas ações. 
Maxsuel Pereira da Silva, 22 anos de idade, natural de Mossoró e residia na Rua Delfim Moreira, mas segundo informações da Policia, só utilizava a residência como ponto base para as ações do grupo. 
O ultimo elemento conhecido apenas como “Frank”, mais ou menos a mesma idade dos demais e segundo informações era quem fazia companhia a Rominho nas ações criminosas. Ele estava sem documento de identificação.
Os três acusados foram socorridos pela Policia, mas já chegaram ao Hospital Regional Tarcísio Mais sem vida.                                                                Imagens Fortes - Galeria
Fonte: O Câmera. 

BANDIDOS EXPLODEM AGÊNCIA DO BRADESCO DA CIDADE DE CARNAUBAIS

     

 

 

 
 
 
Na de camisa amarela o proprietário do carro

 
Na madrugada de hoje 28 de maio por volta das 02:30hs a população da cidade de Carnaubais acordou com um grande barulho vindo do único banco da cidade, bandidos fortemente armados invadiram a cidade e detonaram o Bradesco explodindo a agencia e levando uma certa quantia em dinheiro dos  caixas eletrônicos.
Segundo informações de populares dão conta de que dois veículos se envolveram nesta ação criminosa, trata-se de uma caminhonete e um clio(versão essa a ser confirmada).
comandante do destacamento de Carnaubais mesmo cirurgiado saiu na tentativa de evitar o ato, dando inicio uma intensa troca de tiros no local.
Um veiculo de um popular que estava em frente ao banco foi metralhado pelo bando.
Reforço foi enviado a cidade e o Cb chacon saiu em diligencias pelas vilas de Serra do Mel onde possivelmente os bandidos fugiram.
O GTO de Assu Força Tática e NORE Policia de Pendencias e Alto do rodrigues tambem realizaram diligencias, e até o fechamento desta o cb Chacon ainda se encontrava em diligencias juntamente com sua equipe de policiais que não dorme.

Fonte: Blog FCoelho

terça-feira, 27 de maio de 2014

68º Homicídio em Mossoró 2014 – Garoto de 13 anos morre vítima de bala perdida no loteamento Santa Helena

upast
Gledson Douglas da Silva Félix, 13 anos de idade, residente na Rua Raimunda Gurgel Praxedes, no Loteamento Santa Helena foi vitima de um disparo de arma de fogo e morreu a caminho da Unidade de Pronto Atendimento do Bairro Santo Antônio para onde estava sendo socorrida por familiares.
Informações preliminares,mas ainda não confirmadas pela policia Civil,o garoto brincava com amigos em via pública,quando  dois indivíduos,não identificados passavam de motocicleta pelo local procurando um desafeto para mata-lo.
Douglas teria passado no momento em que os indivíduos efetuavam disparos contra uma pessoa e foi atingido com um tiro no tórax.Familiares ainda tentaram salvar o garoto socorrendo o mesmo para UPA do Santo Antônio,mas morreu antes chegar na Unidade Médica.



*O Câmera 2 

EXCLUSIVO – Polícia investiga conversas entre traficantes sobre comercialização de armas de uso restrito em Apodi



O delegado Renato da Silva Oliveira, titular da Delegacia de Policia Civil de Apodi, declarou, na manhã desta terça-feira, a reportagem do Portal O Vale do Apodi, que ampliou as investigações relacionadas ao técnico em informática, Emerson Gustavo, com possível envolvimento no mercado negro de compra de armas de uso restrito das Forças Armadas Brasileira.
O jovem Emerson Gustavo foi preso recentemente com cocaína e maconha, durante um churrasco no conjunto habitacional Garilandia, no bairro de Lagoa Seca, zona periférica de Apodi, em uma mega operação realizada pelo Grupo Tático Operacional (GTO/Apodi), após a Central de Operações da Policia Militar da 2ª Companhia de Policia Militar de Apodi, ter recebido uma denuncia anônima, dando conta de que em uma determinada residência do Bairro Garilândia, havia vários elementos usando e comercializando drogas.
 Atualmente, Emerson Gustavo, esta preso, no Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDPA), aguardando por decisão da justiça da Comarca da cidade.
A Policia Civil de Apodi dispõe de informações que o preso Emerson Gustavo, estaria negociando a compra de armas de grosso calibre, com traficantes possivelmente da região de Mossoró. “Conseguimos rastrear através do celular do Emerson Gustavo, que ele vinha mantendo contato com vendedores de armas e através das fotos conseguimos identificar que são armas de grosso calibre, usada somente pelas Forças Armadas”, comentou o delegado Renato Oliveira, que esta com as investigações bastante aprofundadas.
As conversas de Emerson Gustavo, com o vendedor de armas, foram detectadas pelo delegado Renato Oliveira, através do aplicativo Whatsapp Messenger do celular de Emerson Gustavo, o aplicativo de mensagens multiplataforma, permite trocar mensagens pelo celular. Emerson tinha grupo no Whatsapp com usuários de drogas da cidade e pessoas envolvidas com o mundo do crime.
Qualquer informação pode ser repassada para a Policia Civil e Militar pelo 190 ou 3333- 2737 não é necessário se identificar.


*O Vale do Apodi

Elementos são presos em Caraúbas acusados de praticarem assaltos a veículos nas RNs da Região





Na noite desta segunda-feira (26), por 22h30min, várias diligências fora realizada entre as cidades de Messias Targino, Janduís e Caraúbas/RN em busca de elementos suspeitos de praticarem assaltos a carros e motos nas RNs da Região e na BR 226. A ocorrência contou com as viaturas de Caraúbas no Comando Sargento Alves, Janduís no comando do Cabo Silva e a viatura de Campo Grande.

Segundo populares os elementos estavam realizando barricadas na entrada do sítio Boa Vista, na tentativa de parar e assaltar veículos que passavam no local. Uma das motos usadas na barricada pelos elementos pegou fogo, após uma carreta furar a barreira e passar por cima da motocicleta.

Os policiais militares foram acionados por populares e saíram em diligências. Quando os policiais militares chegaram nas proximidades da comunidade de Santo Antônio, no município de Caraúbas se depararam com dois suspeitos em uma moto, que ao perceber a presença das viaturas, desceram da moto e tentaram empreender fuga pelo matagal. A polícia saiu em perseguição e apreendeu o menor de idade, de iniciais O.A.C.N. que entregou os seus comparsas. Outros, identificado como Cleberson Arruda de França, que vinha na garupa da moto com o menor que conseguiu fugir.

Após o menor confessar os roubos e entregar os seus companheiros, a polícia militar foi até a comunidade de Morada Nova, Zona Rural de Caraúbas e prendeu Francisco Francinaldo Bezerra, de 30 anos de idade, ex-presidiário. Ele saiu da cadeia no ano passado, residente no referido sítio.

A polícia militar prendeu também a pessoa de Flávio Fernandes de Arruda, 20 anos de idade, agricultor residente na rua Domingos dos Santos s/n na cidade de Caraúbas.

A polícia militar está realizando diligências em busca de Cleberson Arruda de França, que se encontra foragido. 

Na manhã desta terça-feira (27), os suspeitos foram conduzidos para a Delegacia de polícia Civil de Janduís e foram autuados em flagrante delito.
 Francisco Francinaldo Bezerra, de 30 anos de idade, ex-presidiário

 Menor de idade, de iniciais O.A.C.N

 Cleberson Arruda de França está foragido

 Flávio Fernandes de Arruda, 20 anos de idade

Homossexuais terão celas especiais em prisões

Foi publicada nesta quinta-feira (17) uma resolução com regras para o sistema carcerário sobre presos gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis

(representados pela sigla LGBT). As normas visam a proteger essas pessoas de violências e abusos e respeitar sua identidade, de acordo com o seu gênero. A resolução é assinada pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) e pelo Conselho Nacional de Combate à Discriminação (CNCD-LGBT) e já começa a valer a partir de hoje.

Entre as determinações da nova norma está a de que a pessoa presa deverá ser registrada pelo seu nome social, ou seja, o nome que escolheu e que representa seu gênero, e não seu nome de batismo. Além disso, segundo a resolução, travestis e transexuais que façam tratamentos hormonais terão direito assegurado a continuarem a tomar os medicamentos dentro do presídio e a receberem acompanhamento médico específico.

Para homens gays e travestis (aqueles que não rejeitaram seu sexo biológico), as novas regras definem que caso sejam levados a presídios masculinos, poderão ficar em espaços reservados, “considerando a sua segurança e especial vulnerabilidade”, caso queiram. Esses espaços não podem ser aqueles reservados, no presídio, para punir presos em medida disciplinar, como solitárias.

Porém, os transexuais masculinos e femininos (a norma os definem como “pessoas que são psicologicamente de um sexo e anatomicamente de outro, rejeitando o próprio órgão sexual”) devem ser encaminhados a presídios femininos e terão tratamento igual às mulheres presas nesses locais.

As pessoas protegidas por essa norma também poderão escolher o tipo de roupa que querem usar, respeitando as regras do presídio, e poderão manter cabelos compridos se desejarem.

O texto reforça que essa comunidade também terá direito à visita íntima no presídio, o que já vigorava desde 2011 e constava em resoluções do Ministério da Justiça. Outros direitos assegurados a detentos fora da comunidade LGBT também devem ser estendidos a esses presos, como acesso à educação e formação profissional, e auxílio-reclusão aos seus dependentes, inclusive cônjuge e companheiros do mesmo sexo.

Por fim, a norma expressa que os profissionais dos presídios deverão receber treinamento para atender os presos LGBT respeitando os direitos humanos e os princípios de não discriminação.

“A medida reforça as definições para cada componente do grupo LGBT e prevê que a pessoa travesti ou transexual em privação de liberdade tenha direito de ser chamada pelo seu nome social, de acordo com o seu gênero”, afirmou o Ministério da Justiça, sobre as normas. Segundo o texto publicado no Diário Oficial, a criação das novas normas atende às normas de direitos humanos expressas em convenções internacionais.

Preso é esfaqueado dentro de presídio Regional de Pau dos Ferros/RN


Ailson Benevides 
O detento José Ailson Benevides Gama, conhecido como Ailson de Avamberg Carneiro, foi vítima de tentativa de homicídio no interior do Complexo Regional de Pau dos Ferros/RN, ele é condenado por vários crimes inclusive de estupro, o fato ocorreu no ultimo sábado(24), por volta das 15:30 horas durante o banho de sol.

De acordo com informações Ailson sofreu de seis a sete cutiladas de uma arma artesanal, atingindo região lombar, braços e abdominal, o qual foi socorridos pelos agentes penitenciários para o HRCCA e em seguida transferido para o HRTM em Mossoró/RN onde se encontra internado sob forte escolta, após ser submetido a uma intervenção cirúrgica.

Segundo informações repassadas ao nosso blog, o estado de saúde do apenado inspira cuidados, já que uma dessas perfurações atingiu um rim que teve que ser retirado, o qual se encontra com dreno nos pulmões.

A vítima não quis apontar o autor que tentou contra sua vida, mas um suspeito já prestou depoimento e negou o fato, só após a conclusão do competente Inquérito policial apontará o responsável pela tentativa de homicídio no interior daquela unidade prisional.
 
Com informação do Blog Nosso Parana

Categoria negocia com Governo e suspende paralisação


Após dois dias de acampamento dos policiais e bombeiros militares no Centro Administrativo, o Governo do Estado, através de sua equipe de planejamento econômico, resolveu agendar uma reunião com as associações representativas da categoria, na tarde da segunda-feira (26).

Como um dos resultados positivos da reunião, o executivo estadual se comprometeu em enviar para Assembleia Legislativa até a próxima quarta-feira, dia 28, a proposta de reajuste em 32%, dividido em quatro parcelas com a última sendo paga até março de 2015. “Essa é uma conquista que beneficia não só os praças, como também os oficiais, pensionistas e inativos”, explica o presidente da Associação de Cabos e Soldados do Rio Grande do Norte (ACS/RN), Roberto Campos.

Foram várias conquistas importantes, como a implementação do ticket alimentação, previsto para início de julho, assim como a reforma do Estatuto da Polícia Militar e a criação de um Código de Ética. Para isso serão criadas comissões mistas, formadas por representantes da Consultoria Geral do Estado (CGE) e dos policiais e bombeiros do RN.

Roberto Campos avaliou como positiva a reunião na tarde de hoje. “Apesar das decisões que a categoria precisou tomar, dentre indicativos de paralisação, acampamento e diversas assembleias gerais, obtivemos conquistas importantes e o mais relevante, sem punições para a categoria”, disse.

Devido as últimas negociações, os PMs e BMs votaram pela suspenção da paralisação, que estava agendada para esta terça-feira, dia 27, porém, o acampamento continua em frente à Governadoria.

Participaram da reunião como representantes do Governo do Estado, Comandante Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Coronel Araújo; Chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado; Secretário Estadual de Administração, Alber Nóbrega; Secretário Estadual de Planejamento, Obery Rodrigues; Controlador Geral do Estado, Anselmo Carvalho; Consultor Geral do Estado, José Marcelo; Secretário Estadual de Justiça e Cidadania, Júlio César e o Secretário Estadual de Segurança Pública, Eliéser Girão.

Apenados do semiaberto assaltam loja e são presos pelo GTO na zona rural de Apodi


Depois de um intenso trabalho investigativo realizado pelo setor de inteligência da 2ª Companhia de Policia Militar e da Delegacia de Policia Civil de Apodi, o Grupo Tático Operacional (GTO), conseguiu chegar aos suspeitos de praticar vários assaltos á mão armada em Apodi e região.

Na operação realizada na tarde dessa segunda-feira, os policiais do GTO comandados pelo capitão, Marcos Carvalho, conseguiram prender seis homens que estavam participando de uma comemoração em uma localidade rural nas imediações do Distrito Rural de Córrego, perímetro rural apodiense.

Dentre os seis homens presos estavam, três apenados que cumpriam pena no regime semiaberto no Centro de Detenção Provisória de Apodi. Os outros três que foram conduzidos ate da Delegacia de Policia da cidade, estavam apenas participando da bebedeira, foram ouvidos pelo delegado Renato Oliveira e logo liberados.

No decorrer das investigações, o delegado Renato Oliveira e o capitão Marcos Carvalho, conseguiram identificar os apenados, Cleiton de Oliveira Lima e o Patrício Félix Bezerra Neto “Furão”, como sendo os dois homens que por volta de 12h00min assaltaram um comercio no centro comercial da cidade.
Já o apenado Gernalli Geazi Viana Morais, que também foi conduzido pelo GTO ate a DP de Apodi, foi ouvido e liberado, mas como ele não pode fazer uso de bebida alcoólica, por se tratar de um preso, ficou para ser ouvido também no Centro de Detenção Provisória.

Segundo o comandante da 2ª CPMA de Apodi, capitão, Marcos Carvalho, os criminosos estriam comemorando o sucesso do assalto, que tinha sido feito na Loja Casa do Sertanejo, pois o cordão de ouro roubado pelos dois assaltantes custava em torno de R$ 2 mil. “Eles não contavam com a presença de câmera de segurança, isso terminou facilitando o reconhecimento e ajudando a policia a colocar as mãos neles”, comentou o capitão.

O apenado Cleiton de Oliveira, “Baby”, confessou a autoria do assalto ao delegado Renato Oliveira, porem o mesmo disse que o seu parceiro era uma pessoa de Mossoró, mas o delegado terminou descobrindo que o parceiro dele tratava-se do também apenado Patrício Felix, que não teve álibi para negar sua participação.


No inicio da tarde desta segunda-feira (26/05/14), mais um comercio no centro comercial de Apodi foi assaltado, onde os autores foram dois elementos em uma motocicleta FAN, de cor preta, que levaram uma corrente de ouro, de uma das vitimas que estavam no interior do estabelecimento.  No local da prisão foram encontrados o revolver, a motocicleta usada no assalto, e a corrente de ouro roubada da vitima. 

A população apodiense, principalmente os comerciantes e empresários do município, estavam aterrorizados com a onda de assalto na cidade.

A Policia Civil suspeita que Cleiton e Patrício também sejam os responsáveis por mais dois assaltos na cidade, mas somente após as investigações é que o delegado Renato Oliveira poderá se pronunciar sobre o caso.

Cleiton de Oliveira, “Baby” e Patrício Felix, foram encaminhados para a carceragem do Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDP), onde estão no regime fechado e aguardaram poder decisão da justiça.

Tanto o delegado Renato Oliveira quanto o capitão Marcos Carvalho, foram taxativos em dizer que a maioria dos apenados que cumprem pena no regime semiaberto em Apodi estão criando problemas para a sociedade, mas a policia esta atenta.


Fonte: www.ovaledoapodi.com 

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Tiroteio entre PM e suspeitos deixa saldo de dois mortos na zona oeste de Caicó

Um intenso tiroteio entre policiais militares e suspeitos deixou dois mortos no início da tarde desta segunda-feira em Caicó. O fato aconteceu, por volta do meio dia e meio, no bairro Walfredo Gurgel, zona oeste da cidade. Duas motos roubadas foram apreendidas. A polícia baleou dois suspeitos que faleceram agora a pouco no Hospital Regional do Seridó. Um terceiro homem fugiu e nenhum policial ficou ferido.

A informação que nos chega, é que a PM realizava patrulhamento de rotina na Barra Nova quando detectou dois homens em uma moto, e em atitude suspeita. Os policiais desconfiaram que não se tratava de motociclistas comuns porque a moto estava sem placa e isso teria motivado a perseguição a dupla. Quando estavam no bairro Walfredo Gurgel, os dois suspeitos entraram em um matagal apelidado de Boqueirão e abriram fogo contra a PM, que revidou de imediato, atingindo ambos. Os dois foram socorridos, mas não resistiram e morreram. Uma moto roubada no bairro Paulo VI,  e usada no assalto do antigo posto Galileu, foi encontrada. Uma pistola e um revólver também foi apreendido. As vítimas aparentam ser jovens. O nome de um deles é Glennis Evelly Félix da Silva, 15 anos, já com passagens pela Justiça. O segundo jovem morto no tiroteio foi identificado como Hiago Caio de Senna, 14 anos, filho de um PM e que recentemente havia desaparecido de casa levando consigo duas armas pertencente ao pai.

Inicialmente a PM, no calor da ocorrência, havia passado um outro nome como sendo de um dos mortos, o que foi publicado por este blog, mas, após identificado o equívoco,  imediatamente atualizamos a informação chegando-se a identificação de  Glennis Evelly Félix da Silva.

Jovem não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital


Fonte: Blog do V&C Artigos e Noticias

domingo, 25 de maio de 2014

APRAM CONFIRMA PARALISAÇÃO EM MOSSORÓ E CARAVANA À CAPITAL



Em virtude das últimas deliberações e decisões tomadas pela categoria em Natal, a Associação de Praças da Polícia Militar de Mossoró e Região (APRAM), convoca todos os militares para aderirem à convocação e juntar-se à mobilização na capital. 

A orientação é que na terça a categoria paralise as atividades com grande concentração de militares no Acampamento Marco Prisco, instalado no largo da governadoria. Para tanto a APRAM já está com ônibus fretado para condução dos militares à capital. Quem não puder viajar também não deve assumir o serviço conforme anunciado pela assembléia geral do último sábado.  

O transporte sairá às 04:30hs de terça (27) da sede da entidade, em frente ao 2ºBPM, com retorno previsto para o mesmo dia. Os militares devem estar à paisana, desarmados e precisam reservar vaga junto aos diretores da associação. Contatos: 8855-1011/9668-1498. 
Caso o governo não se pronuncie, a partir de quarta (28), os PMs e Bombeiros de Mossoró e Região devem realizar concentração no prédio do SINTE (Abolição 2) aonde ficarão concentrados dando continuidade a paralisação das atividades.

Para o Soldado Tony (Presidente da APRAM) o governo teve bastante tempo para agir mas preferiu protelar respostas às demandas consideradas urgentes pela categoria. "A tropa carrega um sentimento de grande insatisfação. Fomos responsáveis e sempre buscamos o diálogo com as autoridades governamentais, no entanto, insistem em nos ignorar aonde não podemos mais aguardar. Convoco os companheiros para mais uma vez lutarmos juntos pelo resgate de nossa dignidade", afirmou o dirigente.


SEM LUTA NÃO HÁ CONQUISTA...PARTICIPE!!!


*Apram