sábado, 3 de maio de 2014

6º homicídio em Umarizal em 2014: Vítima foi alvejada em via pública


Na tarde de hoje (03/05), por volta das 16:50 horas, Umarizal contabilizou sua sexta vítima de homicídio.

Foto cedida
O fato aconteceu no conjunto IPE, na extensão da avenida 27 de novembro, quando dois elementos em uma motocicleta (de cor e placa não identificadas), e usando capacetes, se aproximaram da pessoa de Francisco de Assis Oliveira, conhecido por "bode", 38 anos de idade, natural e residente em Umarizal, o qual estava em frente ao bar de Tarcísio, e efetuaram vários tiros em sua cabeça, o qual foi a óbito instantaneamente. 

Como sempre acontece aqui e em várias cidades da região, a lei do silêncio prevalece e ninguém viu ou ouviu nada. 

Bode já havia cumprido pena por ter assassinado o deficiente Francisco Ney de Morais Costa, conhecido por Mudinho, praticado em um bar nesta cidade no ano de 2003, mas já estava em liberdade condicional desde 2012.
 
 
Blog Umarizal News 

Helicóptero caiu no mar da Praia do Presídio neste sábado em em Aquiraz no Ceará


Um helicóptero com seis ocupantes caiu no mar da Praia do Presídio, em Aquiraz, na manhã deste sábado. Todos foram levados para o hospital do município. Entre os passageiros estava o vice-prefeito de Aquiraz, Marquinhos Callou (PMDB), além de duas crianças.

O acidente aconteceu por volta de 12h30min. De acordo com informações da população que estava no local, a aeronave estava sobrevoando casas na praia do Presídio, possivelmente vindo da Lagoa do Catu, onde o prefeito e o vice tem casa.

Seis homens estavam no helicóptero, entre eles dois garotos de 11 e 14 anos. Ainda segundo quem testemunhou o acidente, após cair no mar, a aeronave demorou 10 minutos para afundar e os tripulantes subiram na aeronave.
 
Fonte: O Povo

Polícia Militar recupera armas e dinheiro roubado durante assalto na cidade de Olho D’água/PB


 
Mais de 50 homens da Polícia Militar estão engajados para tentar por atrás das grandes, a dupla que assaltou a Agência dos Correios da Cidade de Olho D’água, no Vale do Piancó, na manhã desta sexta-feira (02). Na fuga, os assaltantes levaram como reféns os dois PMs do Destacamento Local, além da viatura que fazia a ronda no momento.

Com exclusividade ao Portal DiamanteOnline, o Major Jurandy Pereira, comandante do 13º BPM, revelou que uma mega operação vem sendo realizada desde a notícia do crime, o objetivo é tentar coibir essa prática criminosa na região. Os militares fazem campana no sítio Conceição, município de Olho D`água, onde a dupla de assaltantes está escondida dentro da mata.  
 
Na manhã deste sábado, a Polícia recuperou todo o material roubado da Agência dos Correios, além das armas dos policiais, do vigilante da agência e dos próprios criminosos. “Já recuperamos todo o dinheiro levado pelos assaltantes, bem como as armas levadas dos policiais, ou seja, duas pistolas e um fuzil. Também foi recuperado um revólver roubado do vigilante dos Correios e duas outras pistolas que estavam em poder dos bandidos”, disse o oficial que passou mais de 30 horas acordado.

 
Jurandy ainda confidenciou que os militares estão muito próximos dos assaltantes, mas que a mata dificulta a captura. “Já achamos vários objetos dos assaltantes, acredito que com fome e sede eles devem se entregar a polícia nas próximas horas”, comentou o Comandante. Estão participando da operação, cerca de 50 homens do 13º BPM (Itaporanga), incluindo ROTAM, Força Tática, Pelotão de Rádio Patrulhamento e Destacamentos de diversas cidades, além de militares do BOPE e da PM/2-CPR II (Inteligência).

Ainda de acordo com o Major Jurandy, o resultado da operação, até o momento tem sido muito positivo. Durante a operação, um homem foi preso portando uma rama, e os policiais suspeitam que ele fosse o responsável para resgatar os criminosos após o assalto. A Agência dos Correios no município de Olho D'água, no Sertão do Estado, foi assaltada por volta das 8h da manhã desta sexta-feira (2). Os policiais que serviram de reféns foram, liberados numa estrada que liga Olho D’água a cidade de Catingueira, próximo ao sítio Jurema.

Ainda de acordo com as informações do 13º BPM, os dois suspeitos chegaram à cidade numa moto que havia sido roubada pouco mais cedo na cidade de Santana dos Garrotes. O veículo foi abandonado em frente aos Correios no momento da fuga.

Fonte: DiamanteOnline com 13º BPM

Apodi: ROCAM localiza carro furtado.

(Foto: Marcos Gil)

No final da manha deste sábado (03/05/2014), policia militares da ROCAM, localizaram um veiculo do modelo Celta, de Cor Branca, que teria sido furtado de um estacionamento nas proximidades das Muralhas Club.

Em patrulhamento pela cidade os policias se deparam com o veiculo parcialmente depenado, em uma rua por trás da Escola Estadual Professor Antonio Dantas. “O veiculo estava sem as quatros rodas, e faltando vários objetos do interior do veiculo”, relatou um dos policiais que participou da ocorrência.

O veiculo foi removido para o pátio da Delegacia Civil de Apodi.

Mais Imagens



(Foto: Marcos Gil)

(Foto: Marcos Gil)



BLOG F5 APODI

Apodi: policia militar apreender adolescente acusado de assaltar agricultora.

Motoneta usada no assalto (Foto: Marcos Gil)

Na manhã deste sábado (03/05/2014), por volta das 10:40hs, policiais militares foram informados que uma mulher teria sido vitima de assalto em frente a Escola Estadual Alvanir de Freitas Dias (CAIC), por uma dupla de adolescentes, que trafegavam em uma motoneta Traxx de cor preta, que  teriam levado uma bolsa com documentos pessoais, dinheiro e o celular da vitima. De imediato, uma equipe da ROCAM, saíu em diligencias, pelas imediações do acontecido, e em uma rua próxima se depararam com um adolescente de 16 anos, com as mesmas características dos acusados do assalto,  trafegando em uma motoneta Traxx.

O adolescente foi encaminhado ate a Delegacia de Policia Civil de Apodi, aonde se encontrava a vitima, que de imediato reconheceu o adolescente, como sendo o piloto da motoneta, que minutos antes, teria lhe assaltado. De posse dessas informações, os policiais questionaram o adolescente, que assumiu ter pilotado a motocicleta, para outro adolescente assaltar a senhora.

O adolescente ainda revelou o local onde a dupla teria jogado a bolsa com os documentos pessoais da vitima, que após diligencia foram localizados por trás do Ginásio de Esportes.

O adolescente e o material recuperado pela policia militar, foram entregues na delegacia de policia civil, onde será feito os procedimentos cabíveis.

BLOG F5 APODI

MOSSORÓ REGISTRA MAIS UM CRIME DE HOMICÍDIO O 59º DE 2014.

A Central de Operações da Polícia Militar registrou na tarde de sábado. 03 de abril de 2014, mais uma morte violenta no município de Mossoró. A ação criminosa aconteceu no Sítio Ema zona rural do município, onde uma pessoa identificada como ITAMAR STANLEY PAIVA ROCHA, 37 anos de idade, carcinicultor (criador de camarão), natural de João Pessoa/PB. 
O Mesmo foi assassinado com vários disparos de arma de fogo naquela comunidade próximo aos viveiros de camarão. De acordo com informações dois homens em uma motocicleta chegaram à procura da vítima que saía de uma residência e quando avistou os elementos tentou correr, mas foi alcançado e morto.

Informações fornecidas pela polícia dão conta de que o crime pode ter sido motivado por vingança, uma vez que a vítima teria se envolvido em uma confusão durante uma bebedeira  e que teria agredido a socos e ponta pés um colega de trabalho e o caso foi parar na delegacia.
 
ITAMAR STANLEY ROCHA, segundo informações de moradores da localidade, era o encarregado dos projetos de criação de camarão e era filho de um ex-deputado federal do estado da Paraíba.

O corpo do paraibano foi removido pela equipe de peritos do ITEP para a sede do órgão onde será submetido a exames de necropsia e em seguida será  liberado para sepultamento. O crime será investigado pela Equipe da Delegacia Especializada em Homicídios de Mossoró.

 
Por Alcivan Villar/O Câmera 2

sexta-feira, 2 de maio de 2014

CLIMA TENSO EM FRANCISCO DANTAS-RN(Eleições): Polícia prende três com revólveres, rifle e doze

O clima na campanha em Francisco Dantas é muito tenso, com ameaças entre os correligionários dos dois lados. Na manhã desta sexta-feira, a Polícia Civil se uniu a Polícia Militar e conseguiu, com ordem judicial, apreender 3 revólveres e uma espingarda calibre 12 e um rifle.

A prefeitura de Francisco Dantas é disputada por Wandeílton (PTB) e o vice Ênio Monte (PMDB) e Aparecida Araújo (DEM) e o vice Anaximandro Lopes (PR).

O delegado Inácio Rodrigues de Lima Neto, de Pau dos Ferros, disse que três pessoas estão sendo autuadas em flagrante, entre elas um cabo PM da reserva.

Estão sendo autuados Nelson Rodrigues da Silva (CABO PM DA RESERVA); Francisco Canindé Lima Pereira E Antonio Lopes do rego (Pai de um dos candidatos a vice prefeito)

Os sete mandados de buscas e apreensão foram expedidos pelo juiz eleitoral Rivaldo Pereira Neto, de Pau dos Ferros, que responde por Francisco Santas.

Seis mandados foram cumpridos em Francisco Dantas e um no perímetro irrigado, que fica entre Francisco Dantas e Pau dos Ferros.

A eleição em Francisco Dantas, a exemplo de Mossoró, será realizada neste domingo.

Com informações do De Fato.

Universitários do curso de Nutrição da UNP de Mossoró realizam trabalho no CDP de Apodi


Alunas do curso de Nutrição 5MB da Universidade Potiguar – UNP campos de Mossoró-RN, realizaram um trabalho juntos aos apenados do Centro de Detenção Provisório da Comarca de Apodi, cujo objetivo foi o de avaliar o estado nutricional dos detentos da unidade.

Na primeira fase Foram realizadas avaliações antropométricas dos mesmos, por meio do IMC (Índice de Massa Corporal), através da idade, do peso e da altura que foram aferidos no local, nestes procedimentos foi utilizada uma balança e fita métrica.

De acordo com as alunas a visita ocorreu de forma positiva tanto para elas com a coleta dos dados para o projeto Interdisciplinar, como também para os detentos que interagiram e conseguiram esclarecer algumas duvidas sobre alimentação, higiene e doenças mais freqüentes, sendo de suma importância o aprendizado para ambos.

Já na segunda etapa que aconteceu na quinta-feira dia (1), foi realizada uma palestra sobre alimentação, higiene e doenças mais freqüentes, como também foi montado um telão no solário do estabelecimento penitenciário e os cerca de 50 detentos que cumprem pena na unidade nos regimes fechado e semiaberto assistiram a palestra e o vídeo.

As cerca de 10 alunas do curso de Nutrição 5MB da Universidade Potiguar – UNP campos de Mossoró, distribuíram kits com material de higiene para os detentos que participaram das atividades. Também foi servido um café da manha á base de sucos, frutas e sanduíche natural.

Para o diretor da unidade, agente Penitenciário, Marcio Morais, o trabalho realizado pelas alunas do curso de Nutrição da Universidade Potiguar – UNP, foi muito importante para educação alimentar dos apenados e o mais importante foi muito bem aceito pelos reeducando. ”Parcerias nesse sentido são muito bem vindas em nossa unidade, pois só tem a fortalecer o nosso trabalho”, comentou Marcio Morais.

Além das alunas e alunos da UNP, as atividades ainda contaram com a participação da professora, Deuzirene Xavier, que atua na unidade e dos agentes penitenciários, Marcio Morais, Natanael Vital Gurgel e Wdson Brilhante.

As alunas do curso de Nutrição da Universidade Potiguar – UNP, vão elaborar um cardápio para os apenados do Centro de Detenção Provisória de Apodi. A alimentação dos reeducando é custeada pela Secretaria de Justiça e Cidadania via Coordenação Penitenciaria do Rio Grande do Norte (COAPE), e fornecida ao CDP de Apodi, por um restaurante da cidade. As alunas vão elaborar o cardápio e repassar para o restaurante.  


O Centro de Detenção Provisória da Comarca de Apodi (CDP), que atende aos municípios de Felipe Guerra, Itaú, Severiano Melo e Rodolfo Fernandes, tem realizado excelente trabalho de ressocialização. Diariamente são realizados cultos, aulas. A unidade vem recebendo a visita de universitários de varias universidades. O presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, Marcos Dionísio, elogiou o trabalho realizado na unidade. São quatro anos de funcionamento sem o registro de fugas e muitos menos maus tratos com os apenados. 

BLOG PARCEIRO CONSEGUE ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O CAPITÃO BRILHANTE

Capitão Brilhante 

Ele trabalhou por cinco anos e três meses no comando do 2º Pelotão da cidade de Caraúbas, acumulando as funções de chefe da guarda externa da Cadeia Pública da mesma cidade. 

Comandou o 2º Pelotão da cidade de Lajes do Cabugi por cinco meses, a 3ª Companhia de Campo Grande por um ano, a 2º Companhia de Apodi por três anos e seis meses, e atualmente comando a 3ª Companhia de Policia Militar da cidade de Alexandria. 

O Capitão Brilhante é bastante respeitado em seu meio de atuação e muito temido pelos bandidos. Recentemente ele participou diretamente das ações que culminaram na captura de um dos bandidos que tentaram assaltar os Correios de Patu, e que infelizmente resultou na morte do gerente local, Arni Praxedes. 


Foi com o intuito de conhecer um pouco mais do Capitão que tem atuado brilhantemente em todas as suas missões, que o blog do Campelo conseguiu uma breve, porém satisfatória entrevista exclusiva com o capitão que tem por sobrenome “Brilhante”. 

Segue na íntegra 

Na opinião do senhor, o que de fato pode ter ocasionado o assassinato do gerente dos Correios de Patu, Arni Praxedes? 

B- O fracasso do assalto e a violência gerada por eles. 

A operação que capturou um dos assaltantes, contou com a ação de quantos policiais? 

B- No local do acontecido durante a troca de tiros uns quinze. 

Como andam as buscas para captura dos outros assaltantes que ainda estão foragidos? 

B- Aguardando dados da Policia Federal e da Policia da Paraíba. 

De que forma o senhor viu o apoio não só do Governo do Ceará, mas também de todas as polícias nesta operação? 

B-Bastante positiva, isso mostrou que as Policias co-irmãs e do nosso Estado estão interagindo cada vez mais, com o intuito de desarticular essas quadrilhas que vem praticando assaltos nas divisas. 

Como o governo do RN e a municipalidade contribuíram com as ações da polícia neste caso, e vem colaborando com o bom funcionamento das ações de combate e prevenção à violência? 

B- O secretario de segurança, Comandante Geral da Policia Militar, Comandante do Policiamento do Interior e o Delegado do policiamento do interior, deram total apoio para o cumprimento da missão; 

O senhor comanda atualmente o GTO da cidade de Alexandria, e é admirado por todos como um dos grandes nomes da polícia do RN, por outro lado bastante temido por criminosos que agem em toda a nossa região. Como o senhor avalia isso? 

B- Bem, hoje eu Comando a 3ª CPM /7º BPM, sediada na cidade de Alexandria, a Companhia engloba nove cidades , policiamento de Rádio Patrulhas e o GTO,não fico restrito somente ao GTO. Em avalio tudo isso como fruto de um bom trabalho, como também a reciprocidade com a tropa. 

O contingente policial que atualmente desenvolve as suas atividades em Patu é suficiente para manter a segurança de uma cidade que conta com uma Agência do Banco do Brasil, Unidade do Bradesco, Correios, Campus da UERN, Casa lotérica, INSS e faz fronteira com outro Estado? 

B- Acredito eu que sim , apesar de não ser o comandante daquela área. 

Todos sabem que assaltos e crimes são rotineiros na nossa região, e também que a polícia tem feito o possível para combater a criminalidade, mas mesmo assim ela ainda assola todo o RN em especial as cidades oestanas, o que na sua visão está faltando para que as ações de segurança pública possam surtir efeito de imediato? 

B- vou falar pela minha instituição Policia Militar : faltar abordar , abordar e abordar , trabalhando dessa maneira vai dificultar as ações delituosas e prevenir o crime, na minha área de atuação é constante as operações de abordagens nas estradas que dar acesso as cidades, zonas rurais e zona urbana. 

Qual a mensagem que o Capitão Brilhante deixa para os jovens que pensam em ingressar na carreira militar? 

B- É uma profissão maravilhosa, mas que exige vocação e acima de tudo compromisso. 

Agradeço o espaço cedido pelo nobre, agradeço a todos os Policiais Militares envolvidos na operação, quer seja do nosso Estado, quer seja da Paraíba e Ceará, também agradeço a Policia civil pelo empenho e o apoio, e a todos que vem acompanhando o nosso trabalho.

PARCEIRO BLOG CAMPELO QUE FEZ ENTREVISTA

ASSALTANTE É MORTO A TIROS DEPOIS DE ROUBAR AGÊNCIA NO PIAUÍ.


Um assaltante foi morto em confronto com policiais militares da Força Tática de Campo Maior-PI e dois foram presos, no final da tarde da última quarta-feira (30 de abril de 2014), em uma barreira policial que foi montada na Comunidade Foge Homem, na divisa dos Municípios de Campo Maior e Sigefredo Pacheco, no Norte do Piauí.
Os três homens teriam assaltado por volta das 16 horas da última quarta-feira (30), a Agência dos Correios de São João da Fronteira-PI, a 226 km de Teresina e estavam fugindo em um Celta quando perceberam a barreira policial e começaram a trocar tiros com os policiais, sendo que um dos acusados acabou morrendo no tiroteio. Os assaltantes foram identificados como sendo Felipe, Rodrigo e Marcondes, todos de Teresina-PI.
Quando ocorreu o confronto com os policiais, os acusados vinham sendo perseguidos pelos policiais Zacarias, Bosco e Bona, do Município de São João da Fronteira, onde ocorreu o assalto a agência. Uma equipe do SAMU de Campo Maior foi acionada e se dirigiu ao local onde ocorreu o tiroteio, onde ainda socorreu o homem baleado no confronto, mas ele não resistiu aos balaços e acabou morrendo.
A Força Tática de Campo Maior foi acionada para perseguir os bandidos, pelo major Jorge Neto, que é Comandante do 15º BPM, em Campo Maior. Os policiais conseguiram recuperar com os assaltantes, parte do dinheiro roubado da Agência dos Correios de São João da Fronteira. Os militares apreenderam com os acusados um veículo Celta e dois revólveres calibre 38. O assaltante que morreu no confronto com a PM foi levado para o Instituto Médico Legal, em Teresina-PI, onde aguardará a presença de seus familiares para em seguida o corpo ser submetido a exames e depois liberado.
Fonte e fotos portal Campo Maior via Gp1

OSSADA HUMANA É ENCONTRADA AS MARGENS DO RIO POTENGI EM NATAL

No fim da tarde de ontem quarta feira (30) de abril uma ossada humana foi encontrada no mangue as margens do rio Potengi na comunidade beira rio na zona norte de Natal.
Devido o horário e o difícil acesso ao local e também por já esta escurecendo o resgate da mesma ficou para a manhã de hoje (01) de Maio. Sem maiores detalhes sobre o fato.








Por Cento e Noventa 190/Imagens Whatsapp



Policial Militar é transferido da cidade de Riacho da Cruz por tentar manter a ordem pública!

Um soldado da polícia militar que trabalhava na cidade de Riacho da Cruz foi transferido por fazer seu trabalho de forma igual para com todos os cidadãos da cidade.





Conhecido como uma pessoa pacífica e honesta, o soldado tentando exercer seu trabalho com dignidade saiu para atender a uma ocorrência de perturbação de sossego alheio, pois havia sido acionado por populares pelo telefone do destacamento (delegacia), chegando ao local (bar) se depara com um irmão de um vereador da cidade, que se nega a baixar o volume do som do veículo em que faziam a bebedeira.

O policial militar transferido explicou o ocorrido. Leia o que disse o Soldado.

“A guarnição da cidade de Riacho da Cruz foi acionada para uma ocorrência, e com o intuito de manter a paz e ordem social faz o seu dever e convence as pessoas do bar a baixar o volume do som do veículo. O irmão do vereador se sentindo desmoralizado por ter que baixar o som que ouvia, procura os meios políticos para tentar retirar da cidade os policias que fizeram o seu trabalho. Pois é, conseguiu, acionou “quem manda”, políticos usam o poder que tem para manipular a instituição que defende a sociedade e “expulsam” o soldado da cidade. Sabemos que esse mesmo soldado foi responsável pela prisão de um dos maiores arrombadores da cidade, inclusive pegou o “cidadão infrator” no dia em que arrombou e furtou várias coisas da casa de um dos vereadores da cúpula, pois é, quanta hipocrisia, enquanto trabalhava a favor estava tudo bem, agora que cumpriu os mesmos deveres a desfavor do sistema, está ruim? Agora me pergunto: os policias devem cumprir seus deveres apenas a desfavor de pessoas da oposição? É correto o policial prevaricar por se tratar de um irmão de um vereador? Isso não é questão política, até porque o policial não é da cidade, isso é questão de deveres, agora a segurança pública pode deixar que tudo aconteça por se tratar de pessoas vinculadas a prefeitura? Ser expulso da cidade por trabalhar com dignidade? Ser transferido porque baixou o som que um irmão de um vereador ouvia? São perguntas que nem precisamos pensar muito para chegar a uma resposta”. Argumenta o praça em nota enviada ao Mural.

Se tratando de matéria criminal, a responsabilidade daquele que produz barulho excessivo pode ser enquadrada em duas situações distintas: a) como contravenção penal, pelo artigo 42 (perturbação do trabalho ou do sossego alheios) ou pelo artigo 65 (perturbação da tranquilidade), ambos do Decreto-Lei nº 3.688/41; ou b) como crime ambiental, disposto no artigo 54 da Lei nº 9.605/1998 (Lei dos Crimes Ambientais).

Juridicamente falando, sossego, consiste em um direito da personalidade, decorrente do direito à vida e à saúde. Ou, de outra maneira, é "Direito que tem cada indivíduo de gozar de tranquilidade, silêncio e repouso necessários, sem perturbações sonoras abusivas de qualquer natureza" (GUIMARÃES,p.514).
*O Mural de Riacho da Cruz


MOTORISTA PERDE O CONTROLE DO VEÍCULO E BATE DE FRENTE EM CARRADA DE MADEIRA E FICA PRESO AS FERRAGENS EM MOSSORÓ

Atualizando informações. Familiares do jovem Ravaniele informa a todos os parentes e amigos que o mesmo esta bem.
Na manhã de quinta feira, 01 de maio de 2014, por volta das 06 horas, o motorista de um veículo tipo Suzuki Vitara de cor branca, placa HUS 5015 de Mossoró, que trafegava na BR 304 sentido Centro/Alto de São Manoel, perdeu o controle do mesmo batendo de frente em uma carrada de madeira que estava na calçada da Madeireira Planalto em Mossoró, ficando preso as ferragens. Uma equipe do Corpo de Bombeiro de Mossoró foi acionada e foram ao local, retiram o motorista Ravaniele de Oliveira Andrade 21 anos de idade morador do Liberdade I em Mossoró, que estava preso as ferragens. Ravaniele recebeu os primeiros atendimentos no local pelos policiais bombeiros e em seguida foi conduzido para o Hospital Regional Tarcísio Maia, onde deu entrada no setor de urgência e emergência, seu estado de saúde é estável, não corre nenhum risco de morte.



Por J.R Dantas/4DZ Patrulha

MOSSORÓ REGISTRA MAIS UM CRIME DE HOMICÍDIO O 58º DE 2014.

O mês de Abril de 2014 no município de Mossoró termina violento como começou, com mais uma pessoa morta vitima de disparos de arma de fogo. O crime foi registrado na noite de quarta feira, no Projeto de Assentamento Maísa zona rural do município.
WENDEL DOS SANTOS "Wiki" 28 anos de idade, morador da quadra nove na Vila Central do Assentamento, foi alvejado com vários disparos e morreu no local antes da chegada do socorro medico. Vingança pode ter sido a motivação para o crime.

Segundo informações da Policia, Wendel fazia parte de uma lista para ser morto na Região e depois de perder três amigos, teria matado um dos possíveis acusados de envolvimento com as mortes, nas Agrovilas. Ainda segundo informações, ele se apresentou espontaneamente, foi liberado. Com medo de ser morto, “Wiki” foi embora do estado. Com a morte na semana passada de outro possível acusado pela onda de crimes na região, ele resolveu voltar e foi morto, um dia após chegar ao Assentamento.

Na noite de quarta feira 30 de Abril, a vitima foi surpreendido por elementos que estavam em um veiculo tipo Hilux, que efetuaram cerca e cinco disparos. Ele foi atingido na perna, pescoço e tórax.

Uma viatura de Radio Patrulha da Policia Militar, atendeu a ocorrência, fez o isolamento do local para os procedimentos da equipe do Instituto Técnico e Cientifico de Policia, ITEP. O corpo de WENDEL DOS SANTOS foi removido e será necropsiado na Unidade Regional do órgão em Mossoró.

Por Marcelino Neto/O Câmera

quarta-feira, 30 de abril de 2014

QUASE R$ 30 MIL: Fora de serviço, PM capota viatura e é condenado à pagar danos materiais ao Estado

 Um policial militar foi condenado pelo juiz Everton de Amaral Araújo, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Natal, ao pagamento de indenização pelos danos materiais que causou ao Estado do Rio Grande do Norte, no valor de R$ 29.660,00, acrescido de juros e correção monetária. Os danos foram causados a uma viatura policial, após o PM colidir no canteiro central da pista.
Segundo o Estado, em 15 de abril de 2006, o policial militar conduzia a viatura pertencente à 2ª Delegacia de Polícia de Parnamirim, modelo Meriva, fora de serviço e para tratar de assunto pessoal, quando perdeu o controle do veículo, atingiu o meio fio do canteiro central, tombou e caiu no lado oposto da pista, causando danos materiais ao Estado.
Na sua contestação, o PM disse não haver prova de sua culpa pelo acidente automobilístico. Ressaltou que o procedimento administrativo no qual se baseia a ação judicial foi encerrado sem a apresentação de defesa pelo servidor, de modo que, não tendo respeitado a ampla defesa e o contraditório, não poderia ser usado como meio de prova em seu desfavor.
Argumentou que eventual utilização indevida da viatura policial somente poderia ensejar a aplicação de sanções de ordem administrativo-disciplinar, jamais podendo levar à conclusão sobre sua responsabilidade pela ocorrência do acidente.
Sustentou também que o conjunto probatório que acompanhou a petição inicial indica que o acidente, em verdade, foi provocado pela soma entre a falta de manutenção da viatura e erros estruturais na via de tráfego, permitindo o acúmulo de águas pluviais em local de largo trânsito de veículos.
Imprudência
Baseado no depoimento do policial em procedimento administrativo, o magistrado considerou que, contrariando as regras do Código de Trânsito Brasileiro, no momento do acidente, o PM dirigia a viatura em questão com velocidade aproximada de 80 km/h a 100 km/h, conduta esta que entendeu imprudente diante das condições do tempo e da pista que enfrentou: o dia estava chuvoso, com neblina, em uma estrada sem sinalização vertical ou horizontal, em uma curva.
Quanto à alegação de culpa concorrente do Estado, em razão de suposta má conservação da viatura em questão, ele notou que o policial não trouxe aos autos qualquer prova que embasasse a sua afirmação. Ao mesmo tempo, considerou que o laudo de exame em local de ocorrência de tráfego, atestou que “os sistemas de direção e de freios estavam perfeitos, articuláveis e atuantes e os pneumáticos em condições normais de uso nos momentos que antecederam o evento em apreço”.
Por fim, observou que os danos materiais sofridos pelo Estado encontram respaldo nas fotos anexadas aos autos, bem como na descrição das avarias apresentadas pelo veículo, também do laudo de exame em local de ocorrência de tráfego.
 (Procedimento nº 0015105-36.2010.8.20.0001)
TJRN

Fonte: Blog do BG

Quadrilha usa dinamite e explode agência bancária em Pendências, RN

Agência do Brasdesco em Pendências foi alvo de quadrilha que usou dinamite para explodir arrombar os caixas (Foto: Francisco Coelho/Focoelho.com)
Criminosos usaram dinamite e explodiram a agência bancária do Bradesco em Pendências, cidade distante pouco mais de 180 quilômetros de Natal. Segundo o comando do policiamento militar no interior do estado, o fato aconteceu por volta das 3h30 desta quarta-feira (30), mas ainda não há pistas dos criminosos e não se sabe a quantia que foi levada.
Ainda de acordo com a PM, algumas notas ficaram espalhadas pelo chão da agência. Também há informações de que o bando teria fugido em dois automóveis após terem feito vários disparos de arma de fogo para o alto, de forma a inibir qualquer ação da polícia.
Fonte: G1 do RN

terça-feira, 29 de abril de 2014

SEIS PRESOS SÃO QUEIMADOS VIVOS POR OUTROS DETENTOS EM REBELIÃO

Seis presos foram mortos por outros detentos, em uma rebelião que durou mais de oito horas no presídio de Eunápolis, nesta segunda-feira (28). Sete feridos foram levados para o Hospital Geral, mas não correm risco de morrer. Atingidos por pedras, dois policiais militares também tiveram ferimentos leves. Os mortos, em sua maioria presos acusados de estupro, foram amarrados a colchões e queimados vivos. 
Os corpos, ainda não identificados, foram encaminhados para o IML de Porto Seguro. Por volta das 17h30, a rebelião foi contida por cerca de 60 policiais. A ala onde ocorreu a rebelião foi totalmente destruída e queimada.
Foto Vermelhinho
Representantes da Polícia Militar, junto com o superintendente de gestão prisional da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e o diretor do presídio ainda decidem o local para onde os presos serão encaminhados, pois a ala não tem condições de abrigar os detentos. De acordo com o major Cléber Santos, comandante da 7ª CIPM, a PM foi convocada para dar apoio a uma revista que seria feita nas celas da unidade prisional, o que provocou revolta no momento da fiscalização.
'Cerca de 350 presos quebraram o pátio todo. Precisamos entrar para o estrago não ser maior. Tivemos apoio dos Bombeiros, pois eles queimaram muitos objetos’, disse o major Cléber. Uma funcionária da direção do presídio, que não quis se identificar, informou que a unidade está com cerca de 600 detentos – a capacidade é para 456 internos. Os presos Udson Nascimento Jesus, 31 anos e Wagno Santos Porto, de 32, foram levados para o Hospital Geral no começo da rebelião. Segundo um médico, eles apresentavam perfurações nas pernas. O major Gilson Paixão, diretor do presídio, disse que, durante a revista, um policial efetuou disparo nas pernas dos detentos para resguardar a integridade física de agentes que tentavam fazer a revista. 'Eles depredaram a unidade, matando friamente, queimados, seis internos. Todos que morreram tinham rivais e estavam na cela conhecida como seguro, arrombada na rebelião. Pelos menos dois não são estupradores', declarou Paixão.
O juiz da Vara de execuções penais de Eunápolis, Otaviano Andrade Sobrinho, e a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na cidade, Roberta Tutrut, tentaram em vão negociar uma rendição dos presos antes de a polícia determinar a ocupação do local. Segundo Roberta, os presos não chegaram a apresentar nenhuma reivindicação nem explicaram as razões da rebelião. Familiares dos detentos recebiam ligações dos detentos, relatando a situação no conjunto penal. Os parentes dos internos fizeram muito tumulto em frente ao presídio, querendo notícias. Eles quebraram obstáculos de concreto na entrada do presídio e tentaram interditar a via de acesso com galhos de árvore e pneu, mas policiais militares logo dispersaram o movimento. 'Nosso papel foi a utilização da força no sentido de conter a violência dentro do presídio. Usamos meios não letais, incialmente, granada e outros artefatos com muita segurança. A situação era crítica. Fogo, fumaça, vários corpos, mas conseguimos controlar e debelar a crise', falou o major Anacleto França, comandante da CIPE-Mata Atlântica.
Fonte Radar64