sexta-feira, 2 de maio de 2014

Universitários do curso de Nutrição da UNP de Mossoró realizam trabalho no CDP de Apodi


Alunas do curso de Nutrição 5MB da Universidade Potiguar – UNP campos de Mossoró-RN, realizaram um trabalho juntos aos apenados do Centro de Detenção Provisório da Comarca de Apodi, cujo objetivo foi o de avaliar o estado nutricional dos detentos da unidade.

Na primeira fase Foram realizadas avaliações antropométricas dos mesmos, por meio do IMC (Índice de Massa Corporal), através da idade, do peso e da altura que foram aferidos no local, nestes procedimentos foi utilizada uma balança e fita métrica.

De acordo com as alunas a visita ocorreu de forma positiva tanto para elas com a coleta dos dados para o projeto Interdisciplinar, como também para os detentos que interagiram e conseguiram esclarecer algumas duvidas sobre alimentação, higiene e doenças mais freqüentes, sendo de suma importância o aprendizado para ambos.

Já na segunda etapa que aconteceu na quinta-feira dia (1), foi realizada uma palestra sobre alimentação, higiene e doenças mais freqüentes, como também foi montado um telão no solário do estabelecimento penitenciário e os cerca de 50 detentos que cumprem pena na unidade nos regimes fechado e semiaberto assistiram a palestra e o vídeo.

As cerca de 10 alunas do curso de Nutrição 5MB da Universidade Potiguar – UNP campos de Mossoró, distribuíram kits com material de higiene para os detentos que participaram das atividades. Também foi servido um café da manha á base de sucos, frutas e sanduíche natural.

Para o diretor da unidade, agente Penitenciário, Marcio Morais, o trabalho realizado pelas alunas do curso de Nutrição da Universidade Potiguar – UNP, foi muito importante para educação alimentar dos apenados e o mais importante foi muito bem aceito pelos reeducando. ”Parcerias nesse sentido são muito bem vindas em nossa unidade, pois só tem a fortalecer o nosso trabalho”, comentou Marcio Morais.

Além das alunas e alunos da UNP, as atividades ainda contaram com a participação da professora, Deuzirene Xavier, que atua na unidade e dos agentes penitenciários, Marcio Morais, Natanael Vital Gurgel e Wdson Brilhante.

As alunas do curso de Nutrição da Universidade Potiguar – UNP, vão elaborar um cardápio para os apenados do Centro de Detenção Provisória de Apodi. A alimentação dos reeducando é custeada pela Secretaria de Justiça e Cidadania via Coordenação Penitenciaria do Rio Grande do Norte (COAPE), e fornecida ao CDP de Apodi, por um restaurante da cidade. As alunas vão elaborar o cardápio e repassar para o restaurante.  


O Centro de Detenção Provisória da Comarca de Apodi (CDP), que atende aos municípios de Felipe Guerra, Itaú, Severiano Melo e Rodolfo Fernandes, tem realizado excelente trabalho de ressocialização. Diariamente são realizados cultos, aulas. A unidade vem recebendo a visita de universitários de varias universidades. O presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, Marcos Dionísio, elogiou o trabalho realizado na unidade. São quatro anos de funcionamento sem o registro de fugas e muitos menos maus tratos com os apenados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário