sábado, 24 de maio de 2014

Aprovado Porte de Armas para agentes Penitenciários fora de serviço


Agentes e guardas prisionais, assim como guardas portuários, poderão portar arma de fogo fora de serviço. A autorização está no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 28/2014, aprovado no Plenário do Senado nesta quarta-feira (21), que segue para sanção presidencial.
De acordo com o texto, os profissionais ficam autorizados a portar arma de fogo particular ou fornecida pela repartição. O porte, no entanto, só será permitido se os profissionais se submeterem a regime de dedicação exclusiva, se passarem por formação funcional (nos termos de regulamento a ser adotado) e se forem subordinados a mecanismos de fiscalização e de controle interno.
De iniciativa do Poder Executivo, a proposta sofreu modificações na Câmara dos Deputados. Originalmente, o texto concedia o porte de arma fora de serviço apenas aos agentes e guardas prisionais, com a justificativa de que as atividades desempenhadas pelas duas categorias deixam esses profissionais sujeitos a riscos constantes.
Na Câmara, o projeto foi emendado para que os guardas portuários também sejam atendidos, sob o argumento de que desempenham atividade de segurança pública, em ambiente propício à criminalidade. No Senado, chegou a ser apresentada emenda para retirar a previsão de porte para os agentes portuários, mas ela foi rejeitada.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Polícia prende umarizalense acusado de estuprar duas filhas na Chapada do Apodi


Policiais da Delegacia de Policia Civil de Apodi sob o comando do delegado, Renato da Silva Oliveira, prenderam na tarde de quinta-feira (22/05), em uma comunidade rural na Chapada do Apodi, o agricultor, Rosimar Silva “Pajè”, 34 anos, natural de Umarizal no Médio Oeste, mas que há muitos anos reside no perímetro rural apodiense.

Os policiais cumpriram o mandado de prisão expedido pelo juiz Osvaldo Cândido de Lima Junior, que esta respondendo pela Vara Criminal Comarca de Apodi e encaminhou o agricultor, Rosimar Silva “Pajé”, para a carceragem do Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDP), sobre a acusação de ter abusado sexualmente de duas filhas adolescentes, com idades de 16 e 17 anos.

Em contato com a reportagem, o “Pajé” disse que vinha mantendo relação com as duas filhas desde quando elas tinham 13 e 14 anos, respectivamente, mas ele garantiu que não foi à força. A mãe das garotas tinha conhecimento dos abusos e mesmo assim vivia normalmente com o “Paje”. O fato revoltou os moradores da Chapada do Apodi.

De acordo com o delegado Renato da Silva Oliveira, uma das filhas do Rosimar Silva, cansou de ser abusada pelo pai, fugiu de casa e procurou a Delegacia de Policia para denunciar o abuso e ainda denunciar que sua irmã também estava sendo abusada. “Foi a partir da denuncia dessa adolescente que descobrimos que a própria mãe delas também sabia dos abusos, inclusive chegou a presenciar o pai mantendo relações com a própria filha”, comentou o delegado.

As foram encaminhadas pelo delegado, Renato Oliveira, para passarem por exames no ITEP - Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte em Mossoró, onde foi confirmado o abuso sexual, após os resultados e ouvir familiares das duas adolescentes, o delegado Renato Oliveira, solicitou a Prisão Preventiva do acusado que de imediato fora decretada pela justiça.

A Policia Civil de Apodi vem realizando um trabalho de combate a crimes de abusos sexuais contra crianças e adolescentes como também trafico de drogas. Qualquer informação pode ser repassada para o 190 da Policia Militar ou 3333 – 2737 da Policia Civil, não é necessário se identificar.

Quadrilha realiza arrastão na casa do padre de Santa Cruz

 Uma quadrilha formada por seis homens fortemente armados invadiu e assaltou a residência do padre da cidade de Santa Cruz, região Trairí do Estado. O crime ocorreu na noite desta quinta-feira (23), na rua Ferreira Chaves, no centro da cidade. De acordo com testemunhas, o padre Vicente Fernandes e cerca de 15 pessoas estavam na casa quando os bandidos chegaram e renderam a todos sob ameaça de pistolas e revolveres.
Os suspeitos chegaram em um veículo tipo Polo com placas de Parnamirim, três entraram e outro três ficaram na frente da casa observando se a polícia era acionada. Segundo o padre Vicente, os assaltantes aproveitaram o momento que ele se despedia de um amigo advogado para entrar pelo portão da frente. Todos agiram de forma tranquila e não agrediram nenhuma das vítimas, no entanto, todos foram amarrados com fitas adesivas e obrigadas a ficar caladas.
“Foi terrível, uma sensação que não desejo para ninguém. Eles renderam todos e saíram pegando celulares, alianças, carteiras e queriam a todo o custo o dinheiro do apurado da festa da padroeira. Ainda conseguiram levar aproximadamente quatro mil reais”, relatou.
O padre ainda disse que possivelmente a intenção da quadrilha era roubar todo o dinheiro do santuário apurado na festa de Santa Rita de Cássia que acabou nesta quinta. Após o roubo que durou aproximadamente meia hora, os suspeitos fugiram deixando todos em um dos cômodos da casa. A polícia realizou diligencias, mas nenhum dos suspeitos foi preso.
Fonte: Portal BO

quinta-feira, 22 de maio de 2014

DP de Macaíba tem viatura atrasada desde 2013, coletes vencidos e está sem munição

DP_Macaiba
O SINPOL-RN recebeu dois memorandos da Delegacia de Macaíba relatando a atual falta de condições básicas para o andamento do serviço policial. Aquela unidade está com estoque de munição zerado, coletes estão vencidos desde 2012, uma das duas viaturas disponíveis está com licenciamento atrasado desde 2013 e, as viaturas, inclusive, não dispõem de rádios comunicadores.
As denúncias recebidas pelo SINPOL-RN serão encaminhadas à Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Diretoria do Sindicato cobra providências em caráter de urgência, em virtude da gravidade dos problemas apresentados. Atualmente, a DP de Macaíba tem 1.800 boletins de ocorrências registrados, 155 inquéritos policiais e 15 atos infracionais instalados e é a única unidade para atender a uma população estimada em 75 mil habitantes.
A Delegacia de Macaíba tem 14 agentes de Polícia Civil, sendo que oito portam pistolas fornecidas pelo Estado, três estão com revólveres e outros três desarmados. A unidade tem dez coletes à prova de balas, dos quais seis estão vencidos desde 2012 e, por isso, os policiais devolveram para o delegado.
Ainda de acordo com os memorandos recebidos pelo SINPOL-RN, as duas únicas viaturas disponíveis para a delegacia estão sem rádios comunicadores e os dois rádios portáteis estão com defeitos. Até mesmo o material de expediente vem sofrendo racionamento e tem faltado itens como papel higiênico.
Os policiais não têm a disposição nenhum telefone móvel e o telefone fixo não faz ligação para celulares. Com isso, para não prejudicar o andamento das investigações, os policiais precisam usar os telefones particulares.
Nessa quarta-feira (21), a Diretoria do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública esteve na Delegacia de Macaíba e constatou as denúncias. “Inclusive, quando estávamos lá, uma senhora acompanhada das suas filhas aguardava para ser atendida em um caso de suspeita de estupro contra uma das crianças. Ela reclamava que nem mesmo tinha água para beber e dar para as filhas naquela unidade”, destaca Renata Pimenta, vice-presidente do SINPOL-RN.
Ela completa afirmando: “é lamentável que uma cidade como Macaíba, uma das maiores do Estado, e que também apresenta índices altíssimos de violência, não tenha uma estrutura policial adequada. Os servidores da delegacia são verdadeiros heróis, visto que têm ‘tirado leite de pedra’, atuando em serviço investigativo-operacional sem as ferramentas adequadas, potencializando de forma assustadora o risco para as suas vidas, além da grande demanda cartorária que se encontra sob a responsabilidade de um único policial escrivão, e que gera, dentre outros, doenças em face das lesões graves por esforço repetitivo”.
Diante desse quadro, a Diretoria do SINPOL-RN vai solicitar providências imediatas por parte da Secretaria Estadual de Segurança Pública e encaminhando representação à Promotoria de Macaíba para adoção das medidas cabíveis. “Os policiais não podem continuar trabalhando sem coletes ou sem munição, haja vista que o estoque está zerado”, comenta Renata Pimenta.
Atualmente, ainda segundo foi constatado pelo SINPOL-RN, a delegacia só funciona porque conta com ajuda da Prefeitura de Macaíba, que fornece almoço e também tem dado combustível. Até mesmo um veículo foi emprestado pela Prefeitura para ser usado como viatura. Além disso, para desempenharem suas funções, os próprios servidores acabam comprando materiais básicos como papel, cartucho para impressora e produtos de limpeza.
A DP de Macaíba funciona em dois turnos, das 8h às 12, e das 14h às 18h, sendo fechada nos finais de semana e feriados.
SINPOL-RN

PMs ameaçam paralisação geral na próxima terça-feira se não tiverem reposição salarial

Policiais e bombeiros militares cobram perdas de 56% do salário e querem resposta positiva por parte do Governo na reunião de amanhã


Os policiais e bombeiros militares afirmaram na tarde de hoje (22), após realização de assembleia da categoria, que vão parar caso o Governo do Estado não apresente uma resposta positiva sobre os 56,7% de perdas salariais que eles tiveram com o subsídio aplicado pelo Executivo. A categoria afirma que a “paralisação geral” (e não greve) será a partir da próxima terça-feira (27).
Segundo os PMs e os bombeiros, ficou decido na assembleia de hoje que amanhã (23), será realizada uma reunião às 16h, com o secretário de Segurança Pública, general Girão Monteiro, e caso não seja dada uma resposta satisfatória, o encaminhamento para a paralisação começa. Primeiro, a categoria vai acompanhar no Centro Administrativo, em frente a governadoria do Estado.
Se mesmo assim não houver resposta, na terça-feira os PMs e os bombeiros param de vez, assim como ocorreu na Bahia e Pernambuco.
Fonte: Portal No Ar

Em Natal, soldados da PM não se reconhecem e atiram um no outro

Carro de PM baleado ficou danificado após troca de tiros (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Dois policiais militares trocaram tiros na noite desta quarta-feira (21) no bairro das Quintas, na zona Oeste de Natal. Segundo a Polícia Militar, um dos PMs estava à paisana e teria disparado quando foi abordado pelo colega que estava fardado. Os dois foram baleados durante a ação e levados para o hospital.
O caso aconteceu por volta das 21h. De acordo com informações publicadas pela Inter TV Cabugi, um soldado que estava fardado voltava para casa após atuar em uma blitz na avenida Bernardo Vieira quando viu um carro modelo Golf e decidiu fazer uma abordagem. No outro veículo, estava o PM sem farda, que não reconheceu o colega de farda e começou a atirar. Foi nesse momento que começou a troca de tiros.
Foram vários tiros de pistola ponto 40. O parabrisa do carro do policial que estava sem farda ficou completamente destruído. O policial que estava fardado foi atingido no abdômen, mas usava o colete a prova de balas e não foi ferido. Já o outro PM foi atingido com dois tiros no braço esquerdo. Ambos foram socorridos por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e passam bem.
Segundo o coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, comandante da Polícia Militar no estado, uma investigação interna será instaurada para averiguar o que aconteceu. "Vamos conversar com os comandantes das unidade onde os policiais estavam lotados para definir como esse caso será guiado. Vai haver a investigação da Polícia Civil, mas também teremos uma investigação interna", disse ele.
Fonte: G1 do RN

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Felipe Guerra: dupla em motocicleta assalta loja de moveis.

Delegacia de Felipe Guerra

Na tarde desta quarta-feira (21/05), por volta das 16:00hs, uma dupla que trafegava em uma motocicleta CG Fan de cor vermelha, armados de revolveres assaltaram a loja Rosa Eletro moveis, localizada na Avenida Mira Selva, no centro da cidade de Felipe Guerra, de onde levaram vários aparelhos de celulares e  grande quantia em dinheiro.

Os acusados saíram pela estrada carroçável de acesso ao Sitio Tabuleiro, na região do vale. Esta mesma estrada da acesso as cidade de Caraúbas e Governador Dix-Sept Rosado.

Equipes da Radio Patrulha e GTO de Apodi, fizeram buscas na região do Vale do Apodi, na tentativa de localizar e prender os acusados. Esta foi a segunda ação criminosa neste estabelecimento em poucos meses. 

Se você tem informações que possam levar a policia ate esses criminosos, ligue para o telefone (84) 3333-2332 / 190 / 9677-6004 , que suas informações serão averiguadas e sua identidade preservada.

Blog F5 Apodi 

Tentativa de assalto acaba com dois indivíduos baleados no Complexo Viário Vingt Rosado em Mossoró

cabecao cabecao3
Dois indivíduos foram baleados durante uma tentativa de assalto a uma mulher no Complexo viário Vingt Rosado, nas proximidades da UPA no Alto São Manoel em Mossoró.
Segundo informações da polícia os elementos identificados como Mateus Alessandro de 20 anos de idade e Alisson Marcondes Cunha 23 anos moradores do bairro Barrocas,foram alvejados por um popular que estava armado no local e presenciou a ação criminosa.
Os dois que estavam em uma moto Pop preta  tentaram assaltar uma mulher,mas não apresentaram armas,apenas sugesta,mas foram surpreendidos por um popular que reagiu e atirou contra os dois.
Alison foi atingido com um tiro no fêmur direito e Mateus baleado na região lombar e foram socorridos por ambulâncias do Samu para o Hospital Tarcísio Maia e após  a liberação os dois serão encaminhados à Delegacia de Plantão.


*O Câmera 2 

64º Homicídio em Mossoró 2014 – Corpo de adolescente foi encontrado enterrado próximo ao CEDUC em Mossoró

iIMG-20140521-WA0025IMG-20140521-WA0027IMG-20140521-WA0023 (1)IMG-20140521-WA0013IMG-20140521-WA0017

Através de uma informação anônima para a Central de Operações, a policia militar localizou na tarde de quarta feira 21 de Maio de 2014, em um terreno de mata rasteira entre o Ceduc e a Favela do Velho no bairro Planalto da liberdade em Mossoró, o corpo de um adolescente parcialmente enterrado.
O corpo é de “Emerson de Oliveira Souza”, 15 anos de idade natural da cidade de Macaíba e que cumpria Sanções Socioeducativas no Ceduc de Mossoró, por delitos praticados na sua cidade de origem. O adolescente estava desaparecido desde a madrugada de domingo.
Pelo estado cadavérico, no local não foi possível identificar marcas externas de violência no corpo do adolescente. Segundo o Perito Criminal Renildo Marcelino e o Necrotomista Junior Cachoeira os procedimentos de identificação das lesões que causaram a morte de Emerson, continuarão no Necrotério do Itep.
Segundo informações o adolescente teria fugido do Ceduc em companhia de mais dois. Os companheiros teriam retornado e informado no órgão, que Emerson estava morto. Alguém chegou a ligar para a família do mesmo confirmando a informação. O pai disse que havia recebido uma ligação do filho dizendo que estava com medo de ser morto e que estrava sendo ameaçado, pelos companheiros.
A Policia Militar fez o isolamento do local para os procedimentos da Delegacia de Homicídios e a equipe do Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep. O corpo de Emerson Foi removido e será necropsiado na sede da Unidade Regional do órgão em Mossoró.


O Câmera 2 / o câmera

DEHOM envia à justiça mais dois Inquéritos de Homicídios em Mossoró com autorias definidas


Fabrício Domingos foi morto a tiros de Pistola no Abolição IV em agosto de 2013 (arquivo)
pistolaere
Pistola usada no crime contra Fabrício foi apreendida pela Dehom
O Delegado da Especializada em Homicídios de Mossoró,Bacharel Clayton Pinho,enviou à justiça na tarde de terça feira 20 de maio,mais dois inquéritos que foram concluídos e com autorias dos crimes definidas.
O primeiro inquérito de número 118/2013 que apurou a morte de Fabrício Domingos da Costa, 31 anos de idade, morador da favela do Fio,no  Abolição IV,que foi morto com vários disparos de arma de fogo tipo Pistola 380.
O crime aconteceu na pista nova do Abolição IV no dia 11 de agosto de 2013 e teve como  autor dos disparos que vitimou fatalmente o Eré,segundo concluiu o Delegado Clayton Pinho,foi Daniel Soares Firmino Moreira que já está preso na Cadeia Pública de Mossoró. A Pistola usada no crime foi apreendida pelos policiais da DEHOM.
O segundo inquérito remetido a justiça pela Dehom,o de número 039/2014,trata-se de morte de Gilmar de Souza barros,24 anos de idade e que foi assassinado com um tiro de 12 no dia 23 de março de 2014,as 18 horas,no bairro Bom Jesus em Mossoró.
Segundo o que apurou o delegado Clayton Pinho no inquérito policial,os autores do crime, já identificados criminalmente como,Flávio Bezerra da Silva vulgo Erê que já está preso pela prática de outro homicídio, também no bairro Bom Jesus e Manoel de Oliveira Silva que está foragido.
gilmarr
Gilmar de Souza Barros foi assassinado próximo a sua residência no Bom Jesus em março de 2014 (foto arquivo)
eriu
Flavio Bezerra da Silva,Erê um dos autores do crime (arquivo)
O delegado informou que em relação ao outro executor do crime,o Manoel de Oliveira Silva,que está foragido,já foi solicitada à justiça as medidas cautelas e que é questão de tempo por o mesmo atrás das grades.
“A equipe da Delegacia de Homicídio está trabalhando dia e noite com o objetivo de identificar autores de Homicídios em Mossoró e que a resposta à sociedade será dada de maneira rápida,acrescentou o bacharel Clayton Pinho.


*O Câmera 2 

Duas pessoas foram baleadas em Governador Dix Sept Rosado na noite de Terça feira

govern governad
Duas pessoas foram alvejados por disparos de arma de fogo em tentativa de homicídio na noite de terça feira 21 de Maio de 2014, na cidade de Governador de Sept-Rosado região Oeste do  Rio Grande do Norte.
Ronivaldo Valentim do Nascimento,de 35 anos de idade, foi alvejado por um disparo na axila e Maria Ednice do Nascimento Silva, 52 anos de idade, foi alvejada por um disparo na perna.
De acordo com informações colhidas no local pelos policiais daquela cidade, os dois estavam sentados na calçada de uma residência na Rua João Bevenuto Vieira,  quando individuos em um veículo tipo Gol de cor branca passaram e efetuaram vários disparos em direção das vítimas.
A Polícia acredita que o alvo dos atiradores seria Ronivaldo Valentim e que Maria Ednice teria sido atingida por bala perdida. As duas vitimas foram socorridas por ambulâncias da cidade para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró.
O Câmera

terça-feira, 20 de maio de 2014

APODI=Policia Militar apreende adolescente e recupera produtos roubados de loja





Na madrugada desta Terça feira dia 20, a Central de Operações da Policia Militar registrou um arrombamento em uma loja de confecções no Centro da cidade. Segundo informações da vítima, o elemento conseguiu levar várias peças de roupas.
Durante todo o dia, os policiais da Rádio Patrulha, SDs. George, Coriolano e Maia, realizaram buscas na tentativa de desvendar o crime. Após levantamento, os policiais chegaram ao menor A.T.S.F. 16 anos, que logo assumiu o crime. 
Na casa do mesmo, localizada nas proximidades do Colégio Ferreira Pinto, foi encontrada várias camisetas oriundas do roubo. O menor juntamente com o material encontrado foi encaminhado para a delegacia de policia civil de Apodi onde será realizado todos os procedimentos cabíveis.
Esse mesmo adolescente, na Quinta feira passada, dia 15, foi flagrado com uma trouxinha de maconha por essa mesma guarnição, nas proximidades do bar Peito Seco; Na ocasião, o mesmo foi levado para a delegacia onde foi feito um termo circunstanciado de ocorrência (T.C.O.) contra o mesmo.


 Latinhas "marica" usadas para o consumo de drogas foram encontradas na casa do menor



*Sentinelas do Apodi


Atenção Reunião para os EXPMRN Quarta feira dia 21 de Maio



DATA: 21/05/2014
HORA: 13:00h
LOCAL: sede da APRAM em frente ao 2º BPM 1º andar
Após conversar com o nosso advogado o Dr Rafael Cruz e por que o nosso processo estar concluso para sentença o mesmo vai estar aqui em Mossoró no dia 21 deste e pediu para que houvesse uma reunião onde o mesmo vai tirar algumas dúvidas sobre o nosso processo, dúvidas estas que é normal, existirem, mesmo por que Eu, Emídio, Raimundo e os demais envolvidos por não termos o conhecimento em direito não conseguiríamos explicar com propriedades. Liguei para Tony diretor da APRAM e o mesmo já autorizou a utilização do espaço da Associação para a citada reunião. Pedimos que os colegas avisem os demais companheiros EXPMRN e peçam para fazerem o mesmo a presença dos senhores é importante para que entendam dos fatos que envolve o nosso processo, assim, conto com a presença e já agradeço.


 Blog: http://www.zeimpunidadero.blogspot.com.br/

Policial reage a assalto é baleado. Assaltante também é ferido a bala


image
Uma tentativa de assalto ocorrida agora a pouco no bairro Boa Vista acabou com vitima e acusado feridos abala.
Segungo informações dois elementos aparentemente menores,armados em uma moto tentaram assaltar um policial militar a paisana.
O praça reagiu e baleou um dos elementos identicado como Edson Duarte da Silva,18 anos,morador da rua Bem Me Quer,Parque das Rosas,mas tabem foi ferido por um projetil de arma de fogo.
Os dois elementos fugiram e um deles deu entrada na UPA do Santo Antonio.
O policial baleado com um tiro na perna foi socorrido para o HRTM e nao corre risco de morte


*O Câmera 2 

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Parelhas: Policiais voltam de carona depois de rodarem 120km para abastecer e não conseguirem

PM carona
Por questões “burocráticas”, policiais militares são obrigados a viajar em mala de viatura porque não conseguiram abastecer.
Depois de viajar 120 km para abastecer a viatura, policiais militares da cidade de Parelhas foram obrigados a voltar de carona na mala da viatura de uma cidade vizinha.
A viatura que não conseguiu abastecer ficou parada no sexto batalhão e amanhã os policiais voltarão novamente a Caicó para tentar abastecer.
Os policiais chegaram no posto de abastecimento por volta das 17 horas e foram informados que o sistema estava fora do ar e voltaria em 20 minutos, passado esse tempo receberam nova informação que só seria possível abastecer depois de mais uma hora de espera, mais passado mais de uma hora nada havia sido resolvido.
Depois de mais de três horas de espera os policiais foram obrigados a voltarem a parelhas de carona na mala da viatura de Santana do Seridó, que tinha se deslocado até Caicó para fazer um flagrante. Para não deixar a cidade de parelhas sem policiamento os policiais se sujeitaram a viajar desta maneira.
Já imaginou se fosse uma urgência, um assalto, um caso de vida ou morte. A Polícia não pode parar por falta de combustível, chega a ser bisonho.
 Fonte: Blog do BG

Acidente com ônibus deixa 18 pessoas mortas em Canindé

Um grave acidente envolvendo um ônibus da Viação Princesa dos Inhamuns, no Km 303 da BR-020, na localidade de Jubaia, no Município de Canindé, deixou 18 pessoas mortas e outras 23 feridas, segundo dados da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Secretaria de Saúde de Canindé. O acidente aconteceu na manhã de ontem, por volta de 8h.
O ônibus saiu da cidade de Boa Viagem com destino a Fortaleza. Segundo informou a empresa, no veículo, havia 39 passageiros além do motorista e outro funcionário, totalizando 41 pessoas. Os feridos foram levados para o Hospital de Canindé e para o Instituto Doutor José Frota (IJF). Até o fechamento desta edição, o número oficial de mortos era 18. Segundo Aline Macedo, secretária de saúde de Canindé, 16 morreram no local e outros dois no hospital, todos com politraumatismo.
Dez deles foram liberados para os parentes realizarem os funerais. Oito corpos foram transferidos para serem necropsiados em Fortaleza. Destes, cinco eram do sexo masculino. Duas famílias já procuraram a Perícia Forense em Fortaleza para liberação dos parentes.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) disse, por meio da Assessoria de Comunicação, que só divulgaria os nomes dos mortos depois de uma checagem para evitar homônimos (nomes iguais). Os velórios da maioria dos mortos ocorrerão nos municípios de Boa Viagem e Madalena.
Cenas
Populares que foram até o local do acidente certamente não vão esquecer das fortes cenas que presenciaram. Os corpos das vítimas foram arremessados do veículo no momento do acidente. Na estrada, em meio a bagagens dos passageiros e estilhaços de vidro do ônibus, havia bastante corpos com membros decepados e outros esmagados.
Mediante a proporção da tragédia, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) acionou de imediato, reforços da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Canindé para isolar a área e facilitar o trabalho dos socorristas.
Para o resgate dos feridos, de acordo com o subinspetor da Guarda Municipal de Canindé, José Rodrigues, várias ambulâncias dos municípios de Boa Viagem, Caridade, Fortaleza e de outras regiões vizinhas, além dos militares do Corpo de Bombeiros e de duas aeronaves de salvamento da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), realizaram os socorros dos feridos.
As três únicas crianças que seguiam viagem foram resgatadas com escoriações leves. Na estrada, além dos socorristas, muitos voluntários se solidarizaram e auxiliaram no resgate.
O motorista do ônibus prestou depoimento na Delegacia Metropolitana de Canindé (DMC) à delegada Giselle Martins. Ele disse que tentou desviar de um motociclista que tinha atravessado na frente do ônibus. Para evitar a colisão, ele tentou desviar, mas acabou perdendo o controle do coletivo, que capotou. A Polícia Rodoviária Federal realizou o teste do bafômetro com o motorista e o resultado foi negativo.
O laudo criminal com as causas do acidente devem ser liberado em 15 dias (ver matéria coordenada). O inquérito para apurar as responsabilidades foi instaurado na DMC.
Notas de pesar
A Viação Princesa dos Inhamuns enviou nota à Imprensa lamentando o acidente e informando as providências tomadas após o sinistro. Funcionários foram mobilizados para atuar junto às famílias das vítimas e agilizar a liberação de corpos da Perícia Forense (Pefoce).
Em um trecho do documento, a empresa diz "lamentar o acidente ocorrido nesta manhã de domingo (ontem) com ônibus da empresa próximo ao município de Canindé".
A Viação Princesa dos Inhamuns afirmou ainda que "a empresa continua tomando todas as providências necessárias para o atendimento aos passageiros e aos familiares concedendo-lhes total apoio".
O Governo do Estado do Ceará também se manifestou e publicou uma nota de pesar. "O Governo do Estado manifesta profundo pesar em relação ao acidente que vitimou 18 pessoas neste domingo, na BR-020, e se solidariza com a dor de familiares e amigos que perderam seus entes queridos. Que Deus conforte os familiares das vítimas neste tão difícil momento", diz a nota.
O prefeito de Canindé, Francisco Celso Crisóstomo Secundino, por meio da página da Prefeitura no Facebook, manifestou pesar aos parentes das vítimas pelo grave acidente e agradeceu a todo o aparato mobilizado no resgate. "Manifestamos ainda nosso pesar aos familiares que perderam seus entes queridos nessa tragédia. Que Deus e São Francisco tragam-lhes o conforto espiritual".
Uso do cinto de segurança evitaria mortes, diz perito
O trabalho da perícia foi realizado pelos peritos Danúsio Alves e Renato Oliveira, que chegaram no local do acidente por volta das 9 horas de ontem.
Funcionário da Perícia Forense há 21 anos, Renato Oliveira, afirma que nunca viu situação semelhante ao acidente que vitimou pelo menos 18 passageiros ainda no local do acidente. "Em 1996 teve um acidente com oito mortos na CE-257, mas não se compara a este caso. Pessoas com membros decepados, só uma perna, um braço. Isso ocorreu porquê as pessoas foram jogadas e o coletivo arrastou as vítimas. Se todos estivessem sentados com o cinto de segurança o risco seria menor. A obrigatoriedade do cinto é do motorista e cobrador, mas é notável que as pessoas que viajam deveriam ser orientadas a usar o cinto", ressaltou o perito.
O laudo que deve constatar a causa do acidente deve ser entregue em 15 dias. Quanto à questão de uma possível superlotação, o perito detalhou que uma lista com o nome de todos os passageiros, inclusive os que embarcaram no trajeto entre Boa Viagem e Madalena contabilizou 41 pessoas. Já o laudo cadavérico deve estar pronto em sete dias. Familiares estavam desesperados à procura dos parentes na Pefoce , mas as pessoas que não encontraram os desaparecidos em Boa Viagem devem se dirigir a Fortaleza para o reconhecimento das vítimas.
Perde ônibus e escapa de tragédia
Quem deveria estar ocupando a poltrona de número 5 do ônibus que seguia para Fortaleza e capotou na BR-020, porém, não seguia viagem. Alexandre Soares dos Santos, 37, chegou à rodoviária às 7h05, mas o ônibus havia saído na hora marcada, às 7h.
Alexandre mora em Fortaleza, porém sua família reside em Boa Viagem, local de onde saiu o coletivo. O homem havia ido visitar o filho de 5 anos e a esposa. O trajeto já é rotineiro para ele.
Ele ficou hospedado em um hotel em frente à rodoviária, mas mesmo assim perdeu o horário. O despertador não tocou. "Eu paguei mais R$ 8 e consegui sair no ônibus de 8h45", disse. Quando soube do acidente ficou em estado de choque. Até agora a ficha não caiu", disse.
Sinistro repercutiu internacionalmente
O grave acidente envolvendo o ônibus da viação Princesa dos Inhamuns, que capotou na manhã de ontem, no Km 303, próximo ao município de Canindé, foi destaque nas redes sociais durante todo o dia de ontem, assim como na imprensa nacional e internacional.
Internautas que acessaram as redes sociais do Diário do Nordeste enviaram dezenas de comentários, a maioria deles de solidariedade aos parentes das vítimas do sinistro. Até às 22 horas de ontem, as matérias sobre o assunto tiveram 607 comentários e 1502 compartilhamentos.
O caso repercutiu na imprensa internacional. Jornais do Canadá, Nova Zelândia, Colômbia, Chile, Venezuela e Estados Unidos noticiaram a tragédia.
(Colaboração Sara Sousa e Redação Web)
ARTE POLICIA 1
Fonte: Diário do Nordeste

Apodi: casal sofre grave acidente de transito na RN 233, próximo ao Sitio Santa Rosa


Na madrugada desta segunda-feira (19/05), por volta das 01:40hs, aconteceu um grave acidente de transito do tipo queda de motocicleta, onde foram vitimas uma casal que trafegava pela RN 233, no trecho entre as cidades de Apodi e Caraúbas  quando nas proximidades do Sitio Santa Rosa, no município de Apodi, o condutor perdeu o controle vindo a colidir com o meio fio, e descendo o acostamento.

As são moradores da cidade de Caraúbas, e segundo policiais militares estava com sintomas de embriagues.
Uma equipe do SAMU, da cidade de Apodi, esteve no local e com o apoio da Radio da Patrulha, fizeram o socorrimento das vitimas para o hospital regional Helio Morais Marinho, na cidade de Apodi, onde receberam os primeiros cuidados, e devido a gravidade dos ferimentos, as mesmas foram transferidas para o hospital Tarcísio Maia na cidade de Mossoró / RN.

A policia não sabe o que possa ter provocado a perda do controle da motocicleta, mas não descarta a hipótese de excesso de consumo de bebida alcoólica por parte do condutor.

Mais Imagens 




Fonte: F5 Apodi