sábado, 21 de junho de 2014

DRF captura mais procurado do CE

Image-0-Artigo-1641583-1
Image-1-Artigo-1641583-1Um dos assaltantes mais procurados do Estado do Ceará foi detido na madrugada de ontem durante uma operação da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF). Francisco de Assis Fernandes da Silva, 38, conhecido como 'Barrinha' ou 'Irmão' possuía mandado de prisão em aberto pelo ataque à agência do Banco do Brasil de Milhã (a 301 Km de Fortaleza), que ocorreu em julho de 2012. Ele é considerado pela Polícia como o principal criminoso especializado em explosões e roubo a banco no Estado.

Francisco de Assis foi detido em um supermercado, localizado no bairro Passaré, quando fazia compras, portando uma pistola .40. Já na casa dele, também foram apreendidas 28 cápsulas de pistola .40, mais 25 munições de fuzil 556 e dois carregadores para fuzil.
De acordo com informações do titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), delegado Raphael Vilarinho, 'Barrinha' se assustou com a abordagem da Polícia e tentou fugir, mas foi impedido pela equipe de policiais civis.
A DRF já investigava o suspeito e, há cerca de dois meses, obteve a informação de que ele estava morando em um condomínio fechado na Rua Rubens Monte, no bairro Maraponga. A Polícia também descobriu que ele possuia armas e munição, então passou a acompanhar a rotina do homem para confirmar se ele era mesmo 'Barrinha'.
Segundo o titular da DRF, a prisão de 'Barrinha' é de extrema importância para a Polícia, devido a ficha extensa de crimes em que ele é envolvido. "Ele já responde por cinco roubos e quatro extorsões mediante sequestro, além de homicídio", explicou.
Raphael Vilarinho ressaltou, ainda, que 'Barrinha' é envolvido com explosão de bancos e o chamado 'sapatinho', quando o gerente da agência bancária é feito de refém para que o grupo criminoso tenha acesso ao dinheiro do banco. "Ele é o autor intelectual de vários crimes, entre eles ele também assaltos aos bancos de Apuiarés e Aracati", disse. Em abril deste ano, ele saiu pela porta da frente da penitenciária de Pacatuba.
'Barrinha' também comandou três crimes de sequestro que ocorreram nos anos de 2006 e 2007. Em uma das ações, a vítima foi um empresário do ramo de combustível.
Porte
Segundo a Polícia, ele vai responder na Justiça por crime de porte ilegal de arma de uso restrito, além de ter que cumprir o mandado de prisão da Comarca de Milhã referente ao roubo ao banco da Cidade. Ele é apontado com um dos acusados de explodir a agência bancária.
Fonte: Diário do Nordeste

Apodiense disputará vaga para Assembleia Legislativa pelo PMDB





O professor apodiense, Luis Carlos Noronha, esta mesmo disposto a disputar uma cadeia na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).


O pré-candidato a deputado estadual, Luis Carlos é membro de família tradicional em Apodi, nesse período dos festejos de São João Batista, padroeiro da cidade, ele tem intensificado visitas na cidade e comunidades rurais do município, ao lado dos amigos e familiares. Luis Carlos é filho do saudoso Luis Galdino e irmão da médica, Solange Noronha.

O professor Luis Carlos Noronha todos os anos participa da festa do Padroeiro de Apodi ao lado da sua mãe, professora Necy Noronha Mota.

Luis Carlos tem experiência na política, já foi vereador por dois mandatos em Natal, cidade onde mora, nas ultimas eleições ficou entre os mais votados, mas não conseguiu renovar o seu mandato, perdendo pelos votos de legenda, mas ficou na primeira suplência.

O apodiense radicado há anos em Natal, Luis Carlos, devera fazer dobrainha política em Natal com o pré-candidato a deputado federal, Walter Alves (PMDB), parceria política que também devera ser estendida para o interior do estado.

A pré-candidatura a deputado estadual do professor Luis Carlos, tem sido bem aceita no município de Apodi, haja vista a população apodiense vem sonhando em ter um filho da terra na Assembléia Legislativa. Luis Carlos tem recebido demonstrações de apoio ao projeto que entende ser importante para a busca por uma representação consistente da região, hoje tão necessária no legislativo potiguar.

Nas eleições de 2010, os apodienses foram às urnas e garantiram expressiva votação ao candidato a deputado estadual, Flaviano Monteiro, hoje prefeito da cidade. Na época Flaviano Monteiro obteve 11.608 votos, o que corresponde a 54,69% dos votos válidos para deputado estadual no município de Apodi. Flaviano sempre pregava que chegou o momento dos apodienses elegerem um filho da terra. Políticos como o atual vice-prefeito, Jose Maria, vereadores Chico de Marinete (PCdoB), Jenivan Varela (PCdoB), defendiam também que a população apodiense deveria votar em um filho de Apodi, mas como as raposas políticas sempre pregam, a “Política” é como as nuvens, sempre mudam de lugar. Hoje esse mesmo grupo que no passado defendia um nome da terra, devera votar com o deputado estadual Getúlio Rego (DEM).

Perseverante, como mostra sua trajetória de vida, talhada com muito trabalho, o professor Luis Carlos, garante que a região do Vale e Chapada do Apodi só tem a ganhar com o retorno de um filho ao parlamento estadual. Fonte: www.ovaledoapodi.com

Governo do Estado convoca mais 183 servidores para Sesap

Governadora Rosalba Ciarlini /foto/- Elisa Elsie


O Diário Oficial do Estado (D.O.E) deste sábado (21) publicou a nomeação em caráter efetivo, de  183 candidatos classificados em concurso público – Edital nº 001/2010-SEARH/SESAP, do Quadro Geral de Pessoal do Estado para a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Os convocados serão encaminhados para as regiões Metropolitana, Potengi, Seridó e Oeste, além do município de Assu.

Entre os nomeados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública, neste sábado, estão 61 médicos/ Clínicos Gerais, 21 enfermeiros, 75 técnicos de enfermagem,  10 farmaceuticos-bioquímico, 5 farmacêuticos, 8 técnicos de hemoterapia,  1 necrotomista, 1 técnico de Radiologia e 1 técnico em análises clínicas.

De acordo com o Secretário Estadual de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, mesmo diante das dificuldades financeiras vividas pelo Rio Grande do Norte, o Governo do Estado, desde 2012, convocou mais de 1.550 servidores, para trabalharem na Rede Estadual de Saúde,  o que é considerada uma nomeação histórica na Saúde Publica do estado.
 “A nomeação publicada neste sábado, mais uma vez, demonstra o comprometimento da governadora Rosalba Ciarlini com os serviços de Saúde Pública. Com essa publicação o Governo do Estado do RN realiza o máximo de convocações possíveis dentro do critério estipulado para não exceder o limite prudencial definido pela Lei de Responsabilidade Fiscal e, assim, completa todas as vagas que estavam disponíveis por vacância, decorrente de aposentadoria ou morte na pasta da Saúde”, destaca Luiz Roberto.

Apesar do expressivo chamamento publicado no D.O.E deste fim de semana, a governadora reafirmou nesta sexta-feira (20), em conversa com o secretário estadual de Saúde Publica, Luiz Roberto, o seu interesse em realizar, ainda este mês,  novas convocações para Sesap. Rosalba Ciarlini não recorreu da decisão do Ministério Público do Rio Grande do Norte que ajuizou uma ação civil pública para a nomeação dos candidatos aprovados no concurso público realizado em 2010 e que estão no cadastro de reserva da Secretaria da Saúde (Sesap).

“Desde o início a governadora Rosalba Ciarlini já havia sinalizado positivamente para a realização de novas convocações para Saúde.  Porém, os critérios da LRF impediam que esta decisão partisse, exclusivamente, do Governo do Estado. A ação civil pública ajuizada pelo MP vem para reforçar o posicionamento da governadora Rosalba que deverá publicar, já nos próximos dias,  novas nomeações para Rede Estadual. A expectativa é que estas convocações supram o déficit de profissionais existentes em  todas as regiões do estado”, ressaltou o secretário da Sesap.

Os profissionais convocados devem se apresentar na Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH), situada no 9° andar do edifício sede da Sesap, na Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 730 – Centro, Natal, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. A relação de exames e documentos necessários se encontra disponível no site da Sesap: www.saude.rn.gov.br. Veja a lista completa também na pagina do Diário Oficial do Rio Grande do Norte:  www.dei.rn.gov.br   

PREFEITURA DE APODI VALORIZA A CULTURA JUNINA COM A REALIZAÇÃO DE ARRAIÁ DE BAIRROS


A valorização da cultura regional é um assunto sério para a Prefeitura de Apodi. Durante o mês de junho, a Secretaria de Turismo apoia e promove o Arraiá de Bairros como parte da programação do Apodi Junino, que desde o ano passado tem sido o tema das festividades que homenageiam o padroeiro de nossa cidade, São João Batista.
O Arraiá de Bairros garante a diversão dos apodienses durante todo o mês de junho e início de julho. O representante de cada bairro organiza a programação, promove as quadrilhas, concursos, comidas entre outras coisas. Em contrapartida, a Prefeitura através da Secretaria de Turismo dá apoio logístico e patrocina as bandas da região, o som, a iluminação e disponibiliza as barracas.
Até a data de hoje (20/06), o Arraiá de Bairros já esteve presente nos bairros de Lagoa Seca (dias 01 e 14), Malvinas (dia 06) e Bico Torto (dia 13) com animação de Danilo Nickson, O Coroão e Abafe o Caso. Hoje, o Arraiá de Bairros estará acontecendo no Bacurau I com animação de O Coroão e amanhã (21) a alegria das festas juninas vai invadir o bairro Cruz das Almas com a banda Kibalanço.
A Secretaria de Turismo conta com um responsável em cada bairro para organizar a festa diretamente. Uma turma que contribui significativamente para que a festa aconteça. Sem falar da equipe da Secretaria que “vestiu a camisa” e tem mostrado que quer ver Apodi cada vez melhor. Veja, abaixo, a lista completa dos 12 Arraiás de Bairros 2014.
DataBandaBairro/RuaResponsável
0101/06Danilo NicksonLagoa SecaFábio Gurgel
0206/06Danilo NicksonMalvinasNena
0313/06O CoroãoBico TortoBico-Bico
0414/06Abafe o CasoLagoa SecaGilvaneide
0520/06O CoroãoBacural IPedrinho
0621/06KibalançoCruz das AlmasValdikélio
0722/06ChiquinhoGarilândiaGéssica
0823/06ChiquinhoMarechalNatália
0927/06KibalançoIPESocorrinha
1002/07Abafe o CasoBetelPaulo César
1104/07Sueldo LiraBrecha da GataUalson
1205/07Forró DiferenteMarechalKelly

Polícia Civil prende homem acusado de tentar violentar criança em Pedro Velho

Janio Paulino da Silva, 41 anos

Policiais civis da Delegacia Regional de Pedro Velho (6ª DRP), prenderam na noite desta sexta-feira (20), o homem identificado como Janio Paulino da Silva, 41 anos. Ele é acusado de tentar violentar uma criança de 2 anos e 6 meses.

A prisão aconteceu por força de mandado de prisão. Janio já tem passagem pela polícia por estupro e assassinato. Ele cumpriu dez anos de prisão, pelo crime cometido no ano de 2003. Na época ele estuprou e matou uma criança de apenas 4 anos de idade. O crime aconteceu na cidade de Vila Flor.
O criminoso estava cumprindo o resto da sua pena em regime aberto.
ESSÊNCIA - banner jornal

sexta-feira, 20 de junho de 2014

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE PROBLEMAS DO TRÂNSITO DAS CIDADES DA COMARCA DE APODI E ESTABELECE PRAZO PARA ADEQUAÇÃO À LEI

Promotor de Justiça Sílvio Brito 

“Não leve desaforo para casa, leve gente desaforada para a cadeira”, recomendou o promotor Sílvio Brito aos policiais que estão realizando um trabalho educativo no trânsito de Apodi e cidades da Comarca, durante audiência realizada na quarta-feira, no Salão Nobre do Tribunal do Júri, deixando muito claro com relação ao respeito que a população deve ter à autoridade destes policiais.

A criação e atuação do Núcleo de Trânsito para organizar o tráfego de veículos na zona urbana do município de Apodi e  em outras quatro cidades da comarca, vem causando polêmica, porque a população alega a falta de sinalização na cidade, para que a organização seja possível, além das longas filas de espera para conseguir carteira de habilitação.

Em busca de uma solução pacífica para o problema, a 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Apodi realizou audiência pública para discutir os problemas do trânsito de Apodi e de municípios da comarca, com a participação de representantes dos poderes executivo e legislativos de todos os municípios.

Para justificar a medida que visa disciplinar o trânsito, o Capitão da PM, Marcos Carvalho, responsável pela implantação da obrigatoriedade do uso de capacete em Apodi, mostrou dados alarmantes sobre acidentes no trânsito dos municípios da comarca. “Em 2013, foram 273 acidentes, com 24 vítimas fatais; em 2014, já estamos com 87 acidentes, com 15 mortes”, alertou o Capitão.

O prefeito Flaviano é a favor das medidas tomadas

O prefeito Flaviano Monteiro já havia se pronunciado sobre o assunto, enfatizando que é a favor das medidas tomadas, mas pediu um prazo para que as pessoas possam se adequar à Lei. “A minha preocupação é com pessoas que não têm condições de tirar a carteira, que custa cerca de R$ 1.200,00, além de outros problemas, como pessoas analfabetas, veículos com documentos atrasados e falta de sinalização no trânsito”, enumerou.

O Capitão Maximiliano, da Polícia Rodoviária Federal, falou da necessidade de um policiamento específico e diário no trânsito destas cidades, mas reconheceu que o tema é polêmico. “Só quem sofreu acidente ou teve algum familiar, vítima desse tipo de violência, pode avaliar a urgência da medida. Ouvimos as pessoas pedirem a fiscalização, a efetivação e a punição daqueles que utilizam veículos para trazer malefícios aos que usam a via pública”, enfatizou.

O presidente da Associação de Água Fria, Francisco Edjarles, falou em nome dos moradores da zona rural. “Nós queremos trabalhar na Lei, mas queremos também condições para ficarmos regularizados. Eu abri um processo para adquirir carteira de habilitação em agosto do ano passado e ele só vai ser concluído  em outubro deste ano. Nós queremos um olhar diferenciado para o homem do campo”, pediu.
 ficou acertado que haverá primeiro um trabalho educativo

Ao final da audiência, ficou acertado que haverá primeiro um trabalho educativo, a sinalização das cidades e um prazo estabelecido para que as pessoas regularizem suas carteiras de habilitação e a documentação dos veículos. Enquanto isso, não será tolerado desde já: embriaguês ao volante; menores ao volante;  falta de luzes de sinalização de veículos; o não uso do capacete e do cinto de segurança.

A audiência foi muito participativa e contou com a presença dos prefeitos de Apodi, Flaviano Monteiro; de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira; e de Severiano Melo, Dagoberto Bessa, além de representantes das Policias Rodoviária Estadual e Federal, da Polícia Militar local, do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).

Também estavam presentes representantes do poder Legislativo dos municípios de Apodi, Severiano Melo, Felipe Guerra, Rodolfo Fernandes e Itaú. Representantes da  Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, e de outros segmentos da sociedade apodiense.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Agentes prisionais agora podem usar arma fora do serviço

A presidente Dilma Rousseff sancionou uma lei que permite o porte de arma para agentes e guardas prisionais mesmo em período de folga. A proposta foi aprovada pelo Congresso em maio e teve a sanção publicada no Diário Oficial desta quarta-feira.
Segundo a lei, os agentes poderão portar arma de fogo de propriedade particular ou fornecida pela corporação, mesmo fora de serviço, desde que estejam "submetidos a regime de dedicação exclusiva; sujeito à formação funcional, nos termos do regulamento, e subordinados a mecanismos de fiscalização e de controle interno".
Dilma vetou o trecho que estendia o porte de armas fora de serviço também para agentes portuários. Portal Terra

quarta-feira, 18 de junho de 2014

SINPOL-RN pede que Degepol regularize habilitações para policiais civis conduzirem viaturas

Viaturas_PC

O Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN enviou um ofício à Delegacia Geral da Polícia Civil solicitando a regularização imediata das habilitações dos policiais que dirigem viaturas. De acordo com a Diretoria do SINPOL-RN, praticamente todo efetivo da instituição não possui habilitação estabelecida por lei para condução de veículos de emergência.


No ofício, a Diretoria do SINPOL-RN lembra que, segundo o Código Brasileiro de Trânsito, em seu artigo 145, os condutores de veículos de emergência necessitam estar habilitados nas categorias D e E, além de serem aprovados em curso especializado e em treinamento de prática veicular em situação de risco.

“Essa lei não estabelece nenhuma exceção, pois tem como objetivo a proteção do condutor, dos passageiros e ainda dos pedestres, buscando minimizar a possibilidade de acidentes e exposição das vidas, especialmente com relação aos veículos de emergência, como é o caso das ambulâncias e viaturas policiais, que diferentemente dos veículos de passeio, atuam em regra com as técnicas da direção ofensiva”, afirma Djair Oliveira, presidente do SINPOL-RN.

O próprio Sindicato já vem orientando os policiais civis a não conduzirem as viaturas e tal recomendação faz parte da cartilha da Polícia Legal. “A partir do momento que o policial assume a responsabilidade de dirigir um veículo de emergência sem a habilitação exigida por lei, ele assume também o risco de responder criminalmente ou administrativamente por qualquer tipo de acidente que se envolver”.

Diante desse quadro, o SINPOL-RN pede que a Degepol busque ofertar, o quanto antes, cursos e treinamentos necessários para o efetivo policial civil se torne legalmente habilitado à condução das viaturas policiais. “Até por que as forças policiais, enquanto mecanismos repressores das práticas criminosas, não podem está em desacordo com as leis”, completa Djair Oliveira.

A Diretoria do SINPOL-RN pede ainda que a Delegacia Geral regularize a situação das viaturas, próprias ou alugadas, que estão com documentação irregular. O ofício enviado à Degepol também teve cópia encaminhada ao Ministério Público, à Secretaria Estadual de Segurança Pública e ao Detran. www.ovaledoapodi.com

Polícia Civil prende estrangeiro e garota de programa acusados de exploração sexual contra um adolescente de 16 anos

Entrevista

Policiais civis da Delegacia Especializada em Assistência ao Turista (DEATUR) comandados pelos delegados Daniel Couto Maurício e Karla Viviane, prenderam nessa quarta-feira (18) em Natal, um estrangeiro costarriquenho identificado como Olger Ulate Ulate, de 56 anos, e uma garota de programa de nome Mônica Lopes da Rocha, 32 anos, acusados respectivamente de exploração e favorecimento à exploração sexual de um adolescente de 16 anos. Olger é engenheiro agrônomo e estava na cidade para acompanhar os jogos da Copa do Mundo.

Olger Ulate Ulate, de 56 anos
Olger Ulate Ulate, de 56 anos
O turista é acusado de ter feito um programa com a vítima no hotel onde ele estava hospedado, localizado na Av. Engenheiro Roberto Freire, no bairro de Ponta Negra. A vítima se diz travesti e relatou à polícia que se prostitui há cerca de um ano. Em depoimento, ele disse que praticou sexo oral no estrangeiro e que o acusado aparentava sinais de embriaguez.
Mônica Lopes da Rocha, 32 anos
Mônica Lopes da Rocha, 32 anos
A prisão se deu quando o estrangeiro compareceu à DEATUR para denunciar que havia sido furtado, dizendo ter sido levado de seu apartamento a quantia de 1.500 dólares, Iphone e o seu passaporte. Durante as investigações da Polícia Civil, os policiais acharam dentro do apartamento dele o passaporte de Mônica Lopes da Rocha. A partir daí a equipe encontrou a mulher na casa dela, momento em que ela alegou que havia realizado um programa com o costarriquenho, no entanto afirmou que não havia recebido o pagamento, mas negou ter furtado o costariquenho.

Com Mônica foi encontrado certa quantia em dólares. Ela relatou à polícia que o costarriquenho havia contratado um travesti para participar da prática sexual. Os policiais civis localizaram e identificaram em seguida a vítima com o material furtado. O menor confirmou o ato sexual e o furto, alegando que o turista havia se recusado a pagar o programa. O turista alega que não sabia que a mulher era garota de programa e que a vítima era menor de idade. “Quando nós íamos efetuar a autuação da vítima por furto descobrimos que ele era menor de idade e aí prendemos o estrangeiro e a mulher em flagrante”, explicou a delegada Karla Viviane.

O adolescente contou à polícia que estava fazendo ponto na Rua do Salsa próximo a Avenida Engenheiro Roberto Freire, nessa madrugada, quando foi abordado pelo turista costarriquenho e a garota de programa, e que tinha combinado o programa ao valor de R$ 400. Ele disse ainda que seguiram os três ao hotel onde o estrangeiro estava hospedado e após praticar sexo oral no acusado, ele se recusou a pagar a quantia. Em meio à discussão, o turista saiu dizendo que ia chamar a polícia, momento em que ele aproveitou para subtrair o dinheiro e os objetos. “Olger e Mônica se conheceram num bar situado naquela rua, onde beberam juntos e no caminho para o hotel onde ele estava hospedado, eles encontraram a vítima. O turista achou ele muito bonito e queria fazer um programa e foi a mulher quem intermediou toda a negociação”, explicou o delegado Daniel Couto.

O costarriquenho foi autuado em flagrante no artigo 244a do ECA (“Submeter criança ou adolescente, como tais definidos no caput do art. 2o desta Lei, à prostituição ou à exploração sexual”). O crime é considerado hediondo e inafiançável.

Mônica Lopes também foi autuada em flagrante, mas pelo artigo 218b do CP (“Submeter, induzir ou atrair à prostituição ou outra forma de exploração sexual alguém menor de 18 (dezoito) anos ou que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, facilitá-la, impedir ou dificultar que a abandone. Pena – reclusão de 4 (quatro) a 10 (dez) anos). O adolescente respondeu a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por furto e foi liberado. www.ovaledoapodi.com 

Polícia prende homem acusado de praticar estupro contra criança de 07 anos em Natal

IMG-20140618-WA0024

A equipe da Delegacia Especializada Na Defesa da Criança e do Adolescente (DCA) autuou em flagrante um homem identificado como Willame Jales Moreira, de 26 anos, acusado de estuprar uma criança de apenas sete anos de idade. O crime aconteceu durante a madrugada  de hoje (18/06), na casa onde a vítima reside, no bairro de Nazaré, em Natal.

Segundo a delegada Rossana Pinheiro, o acusado bebia junto com o pai da criança, quando por volta das 03 horas da madrugada, ele se aproveitou de um descuido dos pais da vítima para cometer o crime. “Eles estavam juntos na casa bebendo e a criança dormia num quarto, quando os pais foram ao banheiro e ele aproveitou a situação para estuprar a menina”, explicou. 

A criança então gritou pelo pai, que conseguiu deter o acusado até a chegada da polícia. “Ele foi conduzido pela Polícia Militar até esta Especializada, onde nós fizemos a autuação em flagrante”, finalizou a delegada.  www.ovaledoapodi.com/ 

Policial vereador de Mossoró diz que denúncia de assédio moral no 2º BPM levou a punição de oficial


No ano passado, após ser informado sobre ocorrência de assédio moral praticada por oficial contra praça no 2ºBPM em Mossoró (RN), o vereador Soldado Jadson (SD) resolveu abordar o assunto em forte pronunciamento no plenário da Câmara Municipal de Mossoró cobrando providências do comando da Polícia Militar local e gerando grande repercussão à época. O fato estaria na contramão do processo de humanização das corporações policiais brasileiras.

Segundo a denúncia recebida pelo vereador e repercutida em plenário da Câmara o oficial frequentemente perseguia um sargento no ambiente de trabalho, chegando inclusive a escalá-lo em jogo de futebol mesmo ciente que o subordinado encontrava-se com restrição imposta pela junta médica. A diretoria da Associação de Praças da Polícia Militar de Mossoró e Região (APRAM) também fora acionada chegando a procurar o comando da unidade na busca pela resolutividade do problema.

Por fim, após apuração detalhada dos fatos através de sindicância (conclusa há alguns dias e publicada em Boletim Geral) foi constatada a culpabilidade do oficial, sendo elaborada a devida nota de punição com base no Regulamento Disciplinar.

Em meio ao registro de tantos conflitos entre superior e subordinado em tempo não muito distante, a absolvição do sargento ( que chegou a ser acusado injustamente de desrespeitar o oficial ) e a punição ora imposta ao oficial soa como algo inédito em Mossoró e demonstra a importância da categoria ter hoje um assento na Câmara Municipal de Mossoró. Diante dessas situações, o mandato do vereador Soldado Jadson tem servido como verdadeiro porta-voz da categoria onde o parlamentar tem se pronunciado constantemente em defesa da tropa, sendo este mais um exemplo desta atuação.

Importante destacar que o comando da Polícia Militar chegou a solicitar à Câmara cópia do pronunciamento de Jadson o qual foi utilizado para dar início a investigação. “É inconcebível que um trabalhador concursado, com mister constitucional tão importante para a sociedade, seja tratado com desrespeito e submetido à situações vexatórias. Por isso estaremos sempre atentos às dificuldades que a tropa enfrenta e nosso gabinete continuará atuando na defesa da categoria” afirmou o edil. Assessoria Soldado Jadson

Polícia prende em São Bento/PB, o caicoense “Nanoga Saldanha” com carro roubado, dinheiro e armas

Três caicoenses foram presos na cidade de São Bento, no Sertão da Paraíba, com armas, dinheiro e uma caminhonete roubada em Paulista/PB. Dois deles são menores de idade. O maior de idade, é Francisco de Assis Araújo Saldanha “Nanoga”, de 23 anos.
A caminhonete Hilux de cor branca e placas OGD-3834, estava em poder do trio. Os policiais de São Bento, ainda apreenderam, dois revólveres e uma pistola, além de 18 mil reais em dinheiro.
A Polícia acredita que eles estavam seguindo com destino a Caicó, quando foram presos.
nanoga e menoresdinheiro de nanogacaminhonete roubada

Fotos do Blog “São Bento em Foco


segunda-feira, 16 de junho de 2014

Blog Guardião da Chapada vem sendo acessado por leitores de vários países


Com forte atuação no meio policial, o Blog Guardião da Chapada, vem avançando o número de leitores tanto no Rio Grande do Norte, nas mais diversas cidades brasileiras como em diversos países.
A mostra disso é o número de leitores alcançados desde sua criação, segundo o estatísticas do próprio Google, conforme os quadros abaixo:
O Guardião da Chapada tem atraído a atenção de leitores de países como China, Estados Unidos, Alemanha, Malásia, Rússia, Índia, Ucrânia, França e Canadá. 

Sugestões de matérias e fotos de leitores podem ser enviadas para o blog pelo endereço eletrônicoguardiaodachapada@gmail.com 



Visualizações de página por país



Entrada
Visualizações de página
Brasil
182411
Estados Unidos
20682
China
5116
Alemanha
4579
Malásia
3918
Rússia
2361
Índia
1590
Ucrânia
562
França
458
Canadá
428

Dois corpos foram encontrados boiando em comunidades rurais da cidade de Apodi

PM faz isolamento do local (Foto: Sentinelas do Apodi)

Dois corpos foram encontrados sem vida durante este domingo (15/06) na zona rural de Apodi. Os cadáveres estavam boiando em água em duas comunidades distintas do município. O primeiro corpo foi encontrado na manhã do dia no rio Apodi-Mossoró, nas proximidades do sítio Santa Rosa. Trata-se do agricultor José Manoel de Oliveira, de 65 anos, e residente naquela localidade.

De acordo com familiares, José Manoel sofria de depressão. Ele teria saído de casa logo na manhã desse domingo e não mais voltado. A Polícia isolou a área, e após a chegada do ITEP, foi constatado que o aposentado estava com uma perna quebrada, o que leva a crer que o mesmo tentou se matar pulando da ponte, mas acabou por vir a óbito afogado em uma poça d’água.

Logo mais no início da tarde, o agricultor identificado como Cícero Ferreira de Lima, de 82 anos, foi encontrado sem vida por populares dentro de um “poço” de, aproximadamente, 2,5 metros de profundidade na comunidade do Córrego, região da areia.  Segundo sua esposa, Dona Francisca Torres, ele foi dado como desaparecido por volta do meio dia. A partir daí, familiares iniciaram as buscas e o encontraram afogado.

Maria Aparecida, filha da vítima, relatou ao Portal SOS Notícias do RN que há possibilidades do seu pai ter passado mal enquanto apanhava mangas que tinha caído dentro do poço.O cadáver foi removido pela funerária, com o auxílio da Rocam, até a sede do ITEP em Mossoró. "Os veículos do instituto de perícia não puderam vir até Apodi devido a falta de combustível", informou a polícia.

Por Josemário Alves -  SOS Notícias do RN

capitão da PM, ADERLAN BEZERRA assume coordenação do Itep de Caicó


A direção da Penitenciária Estadual do Seridó, mudou. O Diário Oficial do Estado, edição desta sexta-feira, (13), trouxe a exoneração do Coronel Eliezer Rodrigues Felismino, do cargo. Para o lugar, foi nomeado, Alex Alexandre Dantas de Medeiros Santos.
O coronel Eliezer Rodrigues Felismino, assumiu a direção do presídio de Caicó, em janeiro de 2013, e de lá pra cá, vinha fazendo um bom trabalho, inclusive, foi durante sua administração que foi construído um novo pavilhão na Unidade.
O cargo de vice-diretor do Presídio também sofreu mudança. Sai, o agente penitenciário, Francisco das Chaga Lopes e entra Edinaldo Cândido Dantas.
ITEP
O Diário Oficial do Estado, também trouxe a nomeação do novo subcoordenador da Unidade Regional do Instituto Técnico Científico de Polícia, em Caicó-RN. Trata-se do capitão da PM, ADERLAN BEZERRA DE ARAÚJO. que já foi comandante da 2ª Companhia de Policia Militar de Apodi.
O Itep de Caicó, estava sem um coordenação desde a saída de Preto Costa do cargo. A unidade passa, a exemplo das demais no Estado, por sérios problemas estruturais.

Carro tomado de assalto em Aldo do Rodrigues/RN é recuperado em Caicó

Caminhete foi tomada de assalto em Alto do Rodrigues e recuperada em Caicó - (FOTO: Blog do Eduardo Danta)
Eduardo Dantas informa em seu Blog que a Policia Militar da cidade de Caicó/RN, recuperou na tarde deste domingo, (15), uma Hilux de cor branca que foi tomada de assalto por volta de 07h00 da manhã do último sábado durante um assalto a um comerciante da cidade de Alto do Rodrigues/RN.
O veiculo foi recuperado em Caicó após um perseguição que começou com Policiais da Rádio Patrulha pelas ruas da zona oeste do município. Os PM’s desconfiaram do veículo e ao tentar fazer abordagem os ocupantes se evadiram.
Foi solicitado reforço e todas as viaturas de serviço foram acionadas. Os ocupantes do carro se sentido acusado abandonaram o veículo e correram pra o mato. Dois suspeitos foram detidos e levados para a Delegacia de Policia Civil afim de serem averiguados suas participações na ação.
No assalto a casa do comerciante na cidade de Alto do Rodrigues três homens invadiram a sua casa, fizeram algumas pessoas de refém e praticam o crime levando dinheiro, joias em ouro e ainda o veiculo do empresário.

Comandante do II BPM aprova estrutura da Base Integrada Barauna Segura


O comandante Alvibá Gomes, do II Batalhão de Policia Militar de Mossoró, aprovou a localização e o imóvel escolhido pela Prefeitura de Baraúna para instalar a Base integrada Baraúna Segura (BIBS). “Ótima localização e boa estrutura”, diz comandante regional da PM.
A BIBS será instalada num prédio localizado na Avenida Principal do município de Baraúna perto do hospital. A inauguração está prevista para acontecer no final da tarde desta sexta-feira, 13, com a presença das principais autoridades do município.

Alvibá Gomes foi com sua equipe conhecer a estrutura disponibilizada pela Prefeitura Municipal de Baraúna (veículos, prédio, móveis e diárias operacionais) na manhã desta terça-feira, 10. Depois se reuniu com o prefeito e concedeu entrevista numa rádio local.

Baraúna é o segundo município no Rio Grande do Norte a instalar a Base Integrada em parceria com a Policia Militar. “Os níveis de violência em Baraúna são assustadores e é nosso dever trabalhar para conseguir a nossa tranquilidade de volta”, diz o prefeito Tertulo Alves.

Em se comparado pelo número de habitantes, Baraúna aparece em segundo lugar em número de homicídios no Rio Grande do Norte, perdendo apenas para Umarizal. Os casos de roubo e assaltos também são assustadores nas agências bancárias e no comércio local.
Com a Bibs, o comandante Alvibá Gomes disse que os resultados vão aparecer de imediato, assim como aconteceu na região do Bairro Santo Antônio, em Mossoró, onde foi instalado de forma experimental a primeira Base Integrada da Policia Militar em parceria com a Prefeitura.

“Vamos começar com uma operação saturação e em seguida estabilizar o trabalho ostensivo nas ruas e também na zona rural. Como teremos boa estrutura, já chegamos com a certeza que o resultado será muito bom, assim como foi em Mossoró”, destaca Alvibá Gomes.
O prefeito Tertulo Alves acrescentou que a Prefeitura vai desembolsar por mês cerca de R$ 40 mil para manter funcionando a Base Integrada e também o destacamento da PM já existente.

“As duas unidades precisam funcionar e funcionar bem”, diz o prefeito, que nos próximos dias vai junto com Alvibá Gomes conversar pessoalmente com o secretário Elier Girão, sobre a estrutura de segurança em Baraúna.

Proerd
O prefeito Tertulo Alves disse que está realizando contados para conseguir para Barauna, logo agora no segundo semestre, o Proerd, que prepara os jovens nas escolas para evitar entrar no mundo do crime. O trabalho também é feito em parceria com a Policia Militar. O coordenador regional do programa, Ibraim Villar, vai está presente na inauguração da Base Integrada Baraúna Segura para conversar com o prefeito a respeito da possibilidade de implantação do programa. www.ovaledoapodi.com 

domingo, 15 de junho de 2014

Agentes Penitenciários evitam fuga de 123 presos em Alcaçus


A descoberta de um formigueiro, que chamou a atenção de um sentinela, acabou revelando a existência de um túnel escavado na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte . Diretor da penitenciária, Ivo Freire dos Santos Rocha contou ao G1 que mais de 120 presos estão encarcerados no pavilhão onde o buraco foi aberto. “Se o guarda não tivesse atentado para o formigueiro, não teríamos descoberto o túnel e os detentos poderiam escapar a qualquer momento”, afirmou.
IMG-20140615-WA0027
Ainda de acorro com Ivo Freire, a tentativa de fuga foi descoberta na tarde deste domingo (15). Não havia presos dentro do túnel, pois acredita-se que a fuga estivesse sendo planejada para acontecer à noite. Dentro do buraco, no entanto, os agentes penitenciários retiraram 85 sacos de areia que foram improvisados com os lençóis dos próprios apenados.
IMG-20140615-WA0021
“Quando o guarda nos avisou do formigueiro, fomos verificar o local, já do lado de fora do prédio. Desconfiamos que a areia perto estava afofada, então fizemos uma revista dentro do pavilhão e conseguimos achar a boca do túnel. Havia uma pedra tampando a entrada. Estava quase tudo pronto para fuga”, acrescentou o diretor.
IMG-20140615-WA0024
A fuga foi evitada, mas uma sindicância será instaurada para descobrir quem foram os presos responsáveis pela tentativa de fuga. A Penitenciária Estadual de Alcaçuz possui quatro pavilhões e mais de 900 presos. A unidade fica em Nísia Floresta, na Grande Natal.
IMG-20140615-WA0020
A última fuga de Alcaçuz, de acordo com a diretora Dinorá Simas, aconteceu no dia 3 de outubro de 2012, quando três detentos conseguiram escapar. Na ocasião, dois foram recapturados e um morreu ao ser baleado com um tiro de fuzil.

O que acontece com Tiros de Advertência (disparos para o alto) ?

O que acontece com Tiros de Advertência (disparos para o alto) ?

"Tiros disparados para o alto podem matar"

Muitos fatores podem influenciar (tipo de cano, de munição, calibre da arma e condições atmosféricas), mas, para efeitos didáticos, um hipotético tiro de um hipotético três-oitão a 90º alcançaria 742 metros de altura, quando começaria a despencar em queda livre, atingindo a velocidade máxima de 278 km/h. É muita coisa: a 180 km/h, a bala já é capaz de perfurar o corpo humano.

"Um tiro que cai do céu pode matar sim", diz a perita criminal Eliane Baruch, que já viu alguns casos em seus 14 anos de profissão. "Calculando o trajeto que o projétil percorreu no corpo de uma vítima, ANALISANDO sua POSIÇÃO na hora do impacto, a gente descobre que a morte veio de cima", explica. 

- A bala sobe à velocidade de 820 km/h 
- Chega a 742 metros de altura
- Na queda, a bala de 38 atinge 278 km/h
- 180 km/h bastam para a bala perfurar o nosso corpo
- 10 gramas é quanto pesa uma bala do calibre 38
- 25 segundos é o tempo que tudo isso dura

Fontes Eliane Baruch, perita criminal da Polícia Científica de São Paulo.