domingo, 15 de junho de 2014

Agentes Penitenciários evitam fuga de 123 presos em Alcaçus


A descoberta de um formigueiro, que chamou a atenção de um sentinela, acabou revelando a existência de um túnel escavado na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte . Diretor da penitenciária, Ivo Freire dos Santos Rocha contou ao G1 que mais de 120 presos estão encarcerados no pavilhão onde o buraco foi aberto. “Se o guarda não tivesse atentado para o formigueiro, não teríamos descoberto o túnel e os detentos poderiam escapar a qualquer momento”, afirmou.
IMG-20140615-WA0027
Ainda de acorro com Ivo Freire, a tentativa de fuga foi descoberta na tarde deste domingo (15). Não havia presos dentro do túnel, pois acredita-se que a fuga estivesse sendo planejada para acontecer à noite. Dentro do buraco, no entanto, os agentes penitenciários retiraram 85 sacos de areia que foram improvisados com os lençóis dos próprios apenados.
IMG-20140615-WA0021
“Quando o guarda nos avisou do formigueiro, fomos verificar o local, já do lado de fora do prédio. Desconfiamos que a areia perto estava afofada, então fizemos uma revista dentro do pavilhão e conseguimos achar a boca do túnel. Havia uma pedra tampando a entrada. Estava quase tudo pronto para fuga”, acrescentou o diretor.
IMG-20140615-WA0024
A fuga foi evitada, mas uma sindicância será instaurada para descobrir quem foram os presos responsáveis pela tentativa de fuga. A Penitenciária Estadual de Alcaçuz possui quatro pavilhões e mais de 900 presos. A unidade fica em Nísia Floresta, na Grande Natal.
IMG-20140615-WA0020
A última fuga de Alcaçuz, de acordo com a diretora Dinorá Simas, aconteceu no dia 3 de outubro de 2012, quando três detentos conseguiram escapar. Na ocasião, dois foram recapturados e um morreu ao ser baleado com um tiro de fuzil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário