domingo, 15 de junho de 2014

Escritora apodiense Wilmaci Viana lança novo livro em Natal


O livro "As Canções da Lagoa Dourada" é o mais recente trabalho  escrito pela apodiense Vílmaci Viana, o lançamento da obra aconteceu em dia 09 de junho no ESPAÇO RENATA MOTA, em Natal, mas a escritora também lançará o seu livro em Apodi, sua terra natal.

A venda do livro foi doada integramente ao Centro Histórico-Cultural Tapuias Paiacus da Lagoa do Apodi (CHCTPLA) da Presidente Lúcia Maria Tavares.  

A escritora Wilmaci Viana é filha do ex-prefeito de Apodi, Valdemiro Pedro Viana e da Artista Plástica Maria Fernandes de Sousa (Mozinha Viana). Iniciou sua vida escolar na Escola Estadual Ferreira Pinto onde concluiu em 1972 o ensino primário na cidade de Apodi. Em 1982 iniciou a função de Assessora Parlamentar na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte. Nos anos de 1985 e 1986, foi Professora de Educação Artística nas Escolas da Rede Oficial de Ensino do RN: Anísio Teixeira e Atheneu Norte-Rio-Grandense.

Em 1985 graduou-se em Educação Artística, Habilitação em Artes Cênicas na UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Em 1988 Pós-graduou-se em Educação Especial na FAFI-BH- Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte - MG. No período de 1989 A 1998, exerceu várias funções no Estado de Rondônia: Arte-educadora da Divisão de Ensino Especial da Secretaria de Educação do Estado, onde prestou serviços as APAES, Sociedade Pestalozzi e Escolas Afins. Presidente da ASAPORDE- Associação dos Artistas Portadores de Deficiência do Estado de Rondônia. Foi assessora da presidência do IPERON – Instituto de Previdência do Estado de Rondônia. Exerceu o cargo de Secretária de Cultura do Estado de Rondônia no período de 1997 a 1998.


Wilmaci Viana já escreveu vários livros pela coleção mossoroense como. TRAJETÓRIAS POLÍTICAS – ISAURO E VALDEMIRO (julho de 1997); PAISAGENS FEMININAS DE APODI (maio de 2006); Produziu o MEMORIAL VALDEMIRO PEDRO VIANA e a EXPOSIÇÃO DE PINTURA EM TELA –AQUARELAS DA MOZINHA. É membro fundador da Academia Apodiense de Letras e da UBE/RN- União Brasileira de Escritores do Rio Grande do Norte. Atualmente trabalha na área cultural onde desenvolve pesquisas, buscando resgatar e engrandecer a cultura do Estado do Rio Grande do Norte. Ativista cultural e blogueira. www.vivicultura.blogspot.com  Fonte: www.ovaledoapodi.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário