sábado, 19 de outubro de 2013

Jovem é perseguido e morto com vários tiros na cidade de Caraúbas



Por volta das 12h deste sábado (19), no Bairro mais populoso de Caraúbas/RN, “o Leandro Bezerra”, o jovem Raniele Ferreira da Silva, conhecido como “Coveiro”, 24 anos, foi alvejado por disparos de arma de fogo.

O jovem Raniele, segundo relato de testemunhas, teria sido perseguido por dois elementos em uma moto, que ao se aproximarem efetuaram vários disparos de arma de fogo contra a vítima, que correu para dentro do Bar de Maurício e os elementos evadiram-se do local. 

A guarnição da Polícia Militar de Caraúbas foi acionada e chegando no local a vítima ainda se encontrava com vida e foi encaminhada para o Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva, mas deu entrada já sem vida, com no mínimo cinco perfurações de armas de fogo. Todas as perfurações do lado esquerdo do peito. Apesar do crime ter ocorrido em local densamente povoado, ninguém reconheceu os assassinos e, novamente a população daquele bairro não souberam repassar à polícia informações detalhadas sobre o autor dos disparos e a lei do silêncio impera no setor.

Segundo informações, o jovem Raniele Ferreira da Silva era acusado de diversos furtos pela cidade de Caraúbas. Seu corpo se encontra neste momento na pedra do Hospital, aguardando o Instituto Médico Legal de Mossoró/RN. O assassinato será investigado pela Polícia Civil.








 
 
 
 
Fonte: Icém Caraúbas 

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Policia Federal desarticula quadrilha que traficava drogas no Alto Oeste



A Polícia Federal prendeu na tarde desta sexta-feira, 18/10, na rodovia RN 405,  município de Luís Gomes/RN, Região do Alto Oeste, cinco homens acusados de tráfico de drogas, sendo quatro potiguares e um cearense. Eles foram flagrados com 341,3 quilos de maconha.

A prisão do bando ocorreu quando os policiais fizeram a abordaram, na entrada da cidade, de um Fox e um Citroen C4 que conduziam os suspeitos. A droga estava acondicionada no compartimento traseiro de um dos carros.
A ação foi resultado de um trabalho de investigativo que já vinha se desenrolando há seis meses. A maconha vinha de São Paulo.

Depois de autuados na Lei de Entorpecentes, os suspeitos foram encaminhados para a Penitenciária Estadual do Seridó, “Pereirão”, em Caicó, onde deverão permanecer à disposição da justiça.

Um dos envolvidos, de 29 anos, acusado de ser o líder da quadrilha, já havia sido preso anteriormente pela PF por envolvimento com tráfico de entorpecentes e cumpria pena em regime semiaberto.
Somente em 2013, a Polícia Federal já apreendeu no RN, um total de 722 quilos de drogas. A maior quantidade é de maconha. Fonte:Comunicação Social da PF/RN.

Policiais Ciuvis do Maranhão e de Mossoró desarticulam poderosa quadrilha de assaltantes a bancos que se preparava para agir na região de Mossoró

Peterson Robson Araujo natural de Mossoró é acusado de matar um policial Militar no Maranhão

Reginaldo Carvalho Salgueiro natural São Luiz Ma
Erinaldo Santos Souza natural de São Luiz-MA

Amanda Cardoso Souza natural de Belém-PA

Luciana Leal Vieira natural de Belem-PA

Elizama Faria da Silva - Natural de São Luiz-MA

Corolla toma de assalto do Tribunal de Justiça do Maranhão
Uma mega operação das policias civis do Maranhão e de Mossoró,desarticulou na manhã desta sexta feira 18 de outubro de 2013,uma poderosa quadrilha de assaltantes de bancos que vinha agindo em em vários estados da federação.
A quadrilha é oriunda do estado do Maranhão com a participação de um mossoroense que é acusado de matar um policial militar durante assalto na cidade de Vitorino Freire no estado do Maranhão.
Com a quadrilha foram apreendidos fuzis,pistolas,um corolla tomado de assalto do tribunal de justiça do Maranhão,um golf e uma moto,além de armas de grosso calibre. Sete pessoas foram presas durante a operação policial.
A quadrilha alugou duas residências,uma na rua Manoel João no bairro 12 anos e outra na Marechal Floriano no bairro Paredões.
As duas residências foram estouradas pela Polícia Cilvil simultaniamente,para evitar possiveis fugas de integrantes.
Segundo o delegado regional de Mossoró Dênis Carvalho,a quadrilha não teve tempo de agir em Mossoró,tendo em vista a agilidade da polícia civil mossoroense e maranhense,que conseguir desarticular o bando a tempo,


Fonte:  O Camera 2

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Almino Afonso/RN: Fórum foi arrombado durante a madrugada.

O fórum da cidade de Almino Afonso/RN, foi arrombado durante a madrugada desta quinta-feira (17), o fato foi percebido por volta das 07h00min quando um servidor publico e diretor da secretaria judiciaria, comunicou a PM  que, ao  chegar para trabalhar encontrou a porta do Cartório Eleitoral aberta, provavelmente também arrombada e próximo a citada porta, no corredor, avistou um aparelho de TV marca Samsung de 32” o qual era instalado na sala do referido cartório eleitoral, acrescentando que não adentrou no imóvel  e compareceu ao Pelotão de Policia para noticiar do fato  à Polícia para tomadas das medidas legais.

O sargento Klevison ao tomar conhecimento do fato deslocou-se juntamente com seus comandados para isolamento da área, em seguida comunicou ao Delegado Regional ficando no  aguardo da chegada do ITEP/RN e Policia Federal para realização da pericia.

Após a conclusão dos peritos do ITEP/RN apenas nas salas e anexos que pertencem ao Fórum (Justiça Estadual)  não sendo detectada  quaisquer violações, salvo na porta lateral que foi arrombada e deu entrada ao autor (s) às dependências do prédio, enquanto que  a Perícia realizada no Cartório Eleitoral efetuada por peritos da Polícia Federal, os quais constataram apenas algumas gavetas reviradas e a subtração do aparelho de TV que foi deixada no corredor, nada foi levado pelo(s) larápio(s).

A Polícia acredita que os larápios,  provavelmente estavam a procura de armas de fogo, estando assim pouco informados ,já que há muito tempo não guardadas  armas no referido imóvel. 
Fonte:Nosso Paraná 

Dupla assalta agência dos Correios em Olho D'Água do Borges no Médio Oeste


Dois homens assaltaram a agência dos Correios do município de Olho D'Água do Borges, na região Oeste do Rio Grande do Norte na tarde de ontem. A Polícia Militar procurou os suspeitos nos pontos de saída da cidade, mas não localizou ninguém nesta terça-feira (16).

O sargento Rondes Batista, da Polícia Militar da cidade, informou que só havia um funcionário na agência no momento do assalto. "A testemunha não soube informar nada. Não sabia das roupas que usavam, das armas utilizadas e nem como fugiram os suspeitos", explica.

De acordo com o sargento, é o segundo assalto do ano na agência dos Correios de Olho D'Água do Borges. O crime ocorreu por volta das 14h e teve as mesmas características do assalto anterior, que aconteceu entre março e abril.

Do G1-RN  

Denarc apreende 700 kg de maconha em uma casa de Parnamirim

Fotos: Sérgio Costa / Portal BO
Um total de 700 quilos de maconha e mais três quilos de cocaína foram apreendidos pela Polícia Civil, em uma operação da Delegacia de Narcóticos. A droga estava escondida em uma residência no bairro de Emaús, em Parnamirim, onde os policiais civis também prenderam um casal suspeito de tráfico de drogas.
A suspeita é que grande quantidade de droga tenha sido enviada ao Rio Grande do Norte por integrantes de facções criminosas do eixo Rio-São Paulo. Também foram apreendidas armas, carros, motos e dinheiro. A casa onde a droga estava fica na rua na rua Aeroporto de Londrina, onde tinha sido registrado um tiroteio, provavelmente entre os próprios criminosos.
A maconha estava dividida em 18 caixas de papelão, disfarçadas com adesivos de uma empresa que produz extrato de tomate. Ainda de acordo com a equipe da Delegacia de Narcóticos, que concedeu entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (17), os entorpecentes deveriam ser distribuídos em o Rio Grande do Norte.

 

Mossoró tem mais de mil processos de violência contra a mulher julgados em um ano

Os números revelam a gravidade do problema. O Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Mossoró contabilizava, até o mês passado, 2.833 processos em andamento. E o volume de ações não é maior por terem sido proferidas, entre 2012 e 2013, nada menos que 1.110 sentenças. As audiências realizadas no mesmo período somaram 1.323.
Cabe a esse Juizado processar e julgar todos os casos que envolvam violência de gênero contra a mulher, seja física, psicológica, moral, econômica e sexual, conforme explicou o juiz Renato Vasconcelos Magalhães. E são muitos os casos registrados todos os dias em Mossoró. “Principalmente, de agressão física [lesões corporais] e psicológica [ameaça]. Tem aumentado, ainda, consideravelmente, os casos de agressão de filhos e netos contra mães e avós”, confirmou o titular da Vara.
Para o magistrado, não é possível dizer se o advento da lei Maria da Penha resultou em alteração no número de ocorrências. “Não se tem parâmetros para responder essa pergunta, uma vez que não temos dados dos números anteriores à edição da Lei. O fato é que com a Lei Maria da Penha houve um maior conhecimento dos direitos das mulheres, o que incentivou se buscar mais a Justiça, o que não implica, com isso, o aumento nos números da violência”, acrescentou.
Relatórios confirmam o julgamento de 55 processos todo mês, sendo realizadas ao menos 65 audiências. Trata-se de uma das varas criminais mais demandadas da Comarca. “Para se ter uma ideia, essa vara criminal recebe praticamente o dobro do número de processos das demais varas criminais de Mossoró. Temos apreciado e deferido diariamente várias medidas de proteção à mulher”, informou Renato Magalhães.
Para o magistrado, o quadro atual de violência pode ser alterado com investimentos em educação. “Como todos os outros casos de violência, a prevenção vem com educação, particularmente, para o respeito à diversidade do gênero”, considerou.
SAIBA MAIS
A Lei 11.340/06, conhecida com Lei Maria da Penha, ganhou este nome em homenagem à Maria da Penha Maia Fernandes, que por vinte anos lutou para ver seu agressor preso. Com ajuda de ONGs, Maria da Penha conseguiu levar seu caso à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que, pela primeira vez, acatou uma denúncia de violência doméstica.
A lei 11.340/06 foi sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 7 de agosto de 2006, entrando em vigor em 22 de setembro do mesmo ano. Dentre as várias mudanças por ela trazidas, está o aumento no rigor das punições das agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar. Fonte: TJ/RN

Bandidos assaltaram uma van com 21 passageiros na RN 233 em Caraúbas e realizam um verdadeiro arrastão


Van com passageiros da cidade de Severiano Melo foram assaltados na noite desta quarta-feira (19) na RN 233, nas proximidades da pedreira Potiguar em Caraúbas/RN.

Os passageiro são produtores rurais que vinham de uma encontro do SEBRAE na capital do Estado, Natal/RN, quando chegaram na entrada do sítio fortuna, por volta das 21hs, local que dá acesso a comunidade de Santo Antônio, foram abordados por cerca de cinco elementos armados de espingarda calibre 12, uma pistola e dois revólveres em um veículo do tipo Gol geração quatro de cor vermelha. 


Os elementos pararam a van, cor branca, placa OJT – 3583 – Pau dos Ferros, com 21 passageiros, que foram conduzidos para uma estrada carroçável, os bandidos estavam muito agressivos fizeram um verdadeiro arrastão, roubando, notebook, joias, celulares, dinheiros e, até roupas íntimas de alguns passageiros foram levadas.


Os cincos elementos jogaram a chave da van dentro do matagal e fugiram com destino a cidade de Caraúbas, a guarnição da 3° Cia de Polícia Militar de Caraúbas foi acionada e foram até o local e confirmaram a ocorrência. Junto com o cabo Silva da Polícia Militar de Janduís e o GTO de Campo Grande realizam diversas buscas nas estradas carroçáveis, mas até o momento os bandidos não foram presos. 

Caern convoca 221 aprovados dos concursos 2010 e 2013


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está convocando 221 candidatos aprovados nos dois últimos concursos da empresa, para que se apresentem nesta sexta-feira (18). Do total de convocados, 39 são aprovados no concurso de 2010 para o cargo de agente administrativo em algumas cidades do interior, como Caicó, Pau dos Ferros e Assú. 

Eles podem se apresentar, às 8h, na sede da Caern em Natal, na Avenida Salgado Filho, 1555 – Tirol, ou nas sedes das regionais de Caicó, Mossoró, Pau dos Ferros ou Assú. A lista completa está disponível AQUI e no site do Governo do Estado www.rn.gov.br. Os convocados devem apresentar-se munidos de documentos pessoais, além de quatro certidões: certidão negativa da Justiça Federal, certidões cível e criminal da Justiça Estadual, e atestado de antecedentes criminais emitido pelo Itep. 

No caso desse último documento, o candidato também pode apresentar a requisição do atestado, caso ele não tenha sido emitido a tempo.   Estão sendo convocados aprovados para os cargos de analista de sistema (1), auxiliar de enfermagem do trabalho (1), auxiliar eletromecânico (15), auxiliar mecânico de manutenção (10), auxiliar mecânico geral (4) auxiliar operador de sistema de água e esgoto (83), operador de sistema de água e esgoto e veículo médio (5), auxiliar sondador (2), engenheiro civil (5), engenheiro eletricista (3), engenheiro mecânico (4), técnico em engenharia/controle ambiental (7), técnico em engenharia/edificações (23), técnico em engenharia/eletrotécnica (12), técnico em engenharia/mecânica (2), técnico em engenharia/topografia (1), técnico em manutenção de computadores (2), e técnico em segurança do trabalho (2).   

APRESENTAÇÃO   Os convocados têm 30 dias para se apresentar, mas a Caern alerta para que isto não seja feito de última hora, tendo em vista a necessidade de apresentar documentos que nem sempre ficam prontos no mesmo dia em que são solicitados, como é o caso de exames médicos e certidões negativas. Além disso, as contratações na empresa são efetivadas sempre nos dias 1º ou 15 do mês, ou seja, antes destas datas devem estar todos os documentos entregues à empresa.

Polícia apreende mais de meia tonelada de maconha na Grande Natal

Dois suspeitos de tráfico foram presos em Parnamirim.
Ação foi comandada pela Delegacia Especializada de Narcóticos.



Droga foi apreendida em Parnamirim (Foto: Jorge Talmon/G1)Droga foi apreendida em Parnamirim (Foto: Jorge Talmon/G1)
Policiais civis da Delegacia Especializada de Narcóticos do Rio Grande do Norte apreenderam mais de meia tonelada de maconha e prenderam dois suspeitos de tráfico de drogas. As primeiras informações dão conta de que a operação aconteceu na manhã desta quinta-feira (17) no município de Parnamirim, na Grande Natal.
A polícia informou que os detalhes da operação serão revelados em entrevista coletiva à imprensa ainda na manhã desta quinta.


G1/RN

Maioria dos Agentes Penitenciários do CDP de Apodi são contra entrada de alimentação trazida por familiares de presos

A maioria dos agentes penitenciários lotados no Centro de Detenção Provisória de Apodi, são contra a entrada de alimentos trazida para os presos por familiares, como o café da manha, almoço, jantar e lanches.

A Secretaria de Justiça e Cidadania via Coordenadoria de Administração Penitenciaria do Rio Grande do Norte, já garante a alimentação necessária para todos os apenados que cumprem pena nos estabelecimentos penitenciários do estado. A entrada de alimento trazida pelos familiares aumenta a demanda de trabalho dos agentes e tem sido uma forma dos familiares de alguns apenados tentarem entrar com drogas, celulares e ate armas nas unidades prisionais.

Em Apodi, os Agentes Penitenciários, já encontraram drogas, cachaça dentro dos alimentos trazida por familiares dos apenados. A direção do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte (SINDASP/RN), já foi comunicada sobre o problema, e a presidente Wilma Batista, prometeu buscar uma solução junto ao coordenador penitenciário, o major PM Castelo Branco, haja vista que o CDP de Apodi é o único do Rio Grande do Norte a receber alimentação trazida por familiares.

Diariamente familiares dos mais de 50 presos dos regime fechado e semiaberto, trazem gelo, água gelada, café da amanha, almoço, jantar e lanches.  




POLICIAIS MILITARES DO RN PLANEJAM PARALISAÇÃO



Os praças da Polícia Militar e bombeiros militares se reúnem em assembleia nesta sexta-feira (18), a partir das 9h, na sede do Clube Tiradentes. De acordo com a Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar, o objetivo do encontro é "decidir as medidas que serão tomadas durante o movimento de paralisação que será deflagrado a partir daquela data". O motivo é a falta de andamento de projeto que beneficiaria a categoria.

De acordo com a associação, entre os mais de nove mil policiais em todo Estado, "o sentimento é de insatisfação em relação à falta de atenção do Governo a respeito do Projeto de Lei de Promoção de Praças, que foi protocolado em fevereiro e ainda está parado na Secretaria de Administração e Recursos Humanos do Estado (SEARH)".

Segundo a associação, as entidades representativas dos praças têm realizado uma força-tarefa para que o Governo "entenda a importância das mudanças para os policiais". Eles afirmam que chegaram a conversar com a governadora Rosalba Ciarlini e ouviram dela a promessa de que o controlador Anselmo de Carvalho Júnior acompanharia o trâmite e providenciaria junto à Secretaria de Administração a resolução das pendências ainda existentes para que o processo fosse analisado juridicamente. "Mas nada progrediu", disse a associação através de nota.

Os policiais afirmam que, com a aprovação da Lei, caso cumpra todos os requisitos legais, o militar estadual do Quadro de Praças com 30 anos de serviço ativo irá para a reserva como subtenente e passará a receber o equivalente a 50% do subsídio de um coronel, diferente dos 20% que lhe são atribuídos atualmente.

A categoria também afirma que a lei não gera impacto financeiro imediato, "apenas a médio e longo prazo, o que dá tempo da Administração Estadual se organizar para tanto". 

Com o movimento que deve ser deflagrado a partir desta sexta-feira (18), os praças esperam que o projeto vença todos os trâmites necessários e seja encaminhado à Assembleia Legislativa para votação. 

Fonte: Tribuna do Norte

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Ex-vereador de Apodi é preso pela PF em operação de combate ao tráfico

O ex-vereador da cidade de Apodi, Ailton Deusimar de Souza, foi preso pela Polícia Federal, nesta quarta-feira (16), ainda durante a Operação Touro Branco, que tem como objetivo desarticular um esquema de tráfico internacional de drogas.
A investigação tem origem no Mato Grosso e a operação foi declarada nesta terça-feira (15). Um dos alvos dos mandados era justamente o Ailton Deusimar, no entanto, ele só foi localizado nesta quarta.
A Polícia Federal não divulgou qual seria a participação do ex-vereador no suposto esquema de tráfico de drogas. Após ser preso, ele foi levado para a sede da PF em Mossoró, mas deverá ser levado para a Superintendência em Natal e, em seguida, transferido para o Mato Grosso.
Ailton Deusimar já tinha sido preso por tráfico de drogas, também pela Polícia Federal, no ano de 2004. Na ocasião, ele foi flagrado com pasta base. Mesmo preso, ele chegou a ser eleito vereador no mesmo período.
A Operação Touro Branco ocorre no Mato Grosso (Cuiabá, Cáceres, Mirassol D’oeste, São José dos Quatro Marcos, Araputanga, Sapezal, Colíder, Sinop, Sapezal e Rondonópolis), bem como em Luziânia/GO, Apodi/RN, Santarém/PA, Paragominas/PA, Belém/PA, São Paulo/SP, Lavínia/SP.
As investigações tiveram início há aproximadamente um ano e meio e descobriu-se que a droga chegava à região da fronteira de Mato Grosso com a Bolívia por meio de aeronaves. Posteriormente o entorpecente era ocultado em áreas rurais da região até posterior transporte em direção aos mercados consumidores. 


Fonte: Portal BO.

Preso que fez máscara com feições de um agente penitenciário usando restos de sabonete e sabão vira professor na Paraíba

1328 ok okO preso Micherlan Breno Cruz Dantas, 31, passará a dar aulas de artesanato para outros presos (Foto/Divulgação: Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba)
O preso Micherlan Breno Cruz Dantas, 31, que fez uma máscara usando restos de sabonete e sabão com as feições de um agente penitenciário no presídio de Santa Rita, na Grande João Pessoa, passará a dar aulas de artesanato para outros presos do complexo penitenciário a partir desta quinta-feira,17.
Ele cumpre pena de 11 anos por dois assaltos a mão armada e passou a ser investigado internamente depois que a máscara foi encontrada em sua cela, no início do mês, quando agentes penitenciários fizeram uma varredura após denúncias sobre um plano de fuga na unidade, que conta com 238 presos, mas tem capacidade para apenas 160.
Segundo o diretor do presídio, Edmilson Alves de Sousa, o preso foi inocentado da acusação de tentar facilitar a fuga de outros detentos e, com isso, foi selecionado a fazer parte do programa de ressocialização na unidade prisional, recebendo uma ajuda de custo mensal de até R$ 200.
As aulas serão ministradas diariamente, com exceção dos dias de visita (quarta, sábado e domingo).
Cerca de 20 presos já demonstraram interesse em participar das aulas de artesanato em sabonete e argila, mas o espaço físico da unidade só comporta dez alunos por turma, exigindo uma seleção interna entre eles.
13282
Depois de esclarecida a situação, o preso diz que já tinha realizado trabalhos de artesanato em um presídio em Campina Grande, onde estava preso anteriormente, mas que havia revelado as habilidades manuais a nenhum outro detento em sua nova unidade prisional, na qual está preso desde maio deste ano.
A máscara feita por Micherlan Breno Cruz Dantas (Foto/Divulgação: Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba)
"Na rua, eu não sabia que tinha esse dom, descobri aqui dentro, quando queria dar um presente de aniversário para o meu filho e não tinha como comprar nada. Acabei pegando um sabonete e consegui entalhar um leão, descobrindo que sabia fazer isso", disse o preso à Folha.
Transferido após uma rebelião, não encontrou em Santa Rita os materiais para trabalhar, então decidiu fazer a máscara com as feições do agente penitenciário que atua como chefe de disciplina, para, segundo ele, oferecer como presente e então conseguir mais materiais para trabalhar.
"Não tinha como chamar a atenção dele de outra forma, então fiz a máscara. Acabou dando certo. Muita gente prestou atenção em mim e agora poderei repassar este dom que Deus me deu para outros presos. Quando sair daqui, quero levar uma vida honesta e trabalhar com artesanato e espero que outros detentos tenham a mesma oportunidade", afirma.
O preso ainda tem mais sete anos de pena pra cumprir, em regime fechado. (WILLIAM DE LUCCA, COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM JOÃO PESSOA).

Empresários da “elite caicoense” estão entre suspeitos em fraude da NNex, diz delegado

Delegado Odilon Teodósio, um dos responsáveis pela investigação

De acordo com o delegado Júlio Costa, titular da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (Defd) outros empresários da elite caicoense estão entre os suspeitos de envolvimento no esquema de fraudes que pode ter causado um prejuízo de R$ 3,5 milhões para a empresa de marketing multinível NNex. Segundo ele, a investigação aponta até o momento, o envolvimento pelo menos 100 pessoas dos estados do RN e da Paraíba.O delegado afirma ainda que essas pessoas serão chamadas para prestar esclarecimentos à polícia. “O caso é de grande repercussão, pois envolve grandes empresários e movimentações bancárias com altos valores monetários. A cidade de Caicó está pasma com o que aconteceu”, declarou o titular da Defd.

De acordo com o delegado, essas pessoas tiveram seus nomes vinculados ao esquema. “Ainda não podemos afirmar, mas esses nomes aparecem entre as contas movimentadas no esquema”, por isso também serão investigadas”, disse o delegado. Ainda segundo ele, até o momento, há pessoas do RN e da Paraíba entre os suspeitos.

O delgado Júlio Costa afirmou ainda que o empresário Tarcísio Nóbrega de Mello Júnior e a advogada Rafaela Pereira Gurgel Silva são apontados pela investigação como mentores do esquema. “Ainda vamos apurar a participação dessas outras pessoas, mas de antemão sabemos que os dois eram os cabeças do esquema fraudulento”, declarou.

A operação, batizada de “Binário Perfeito”, em uma alusão a linguagem de codificação da internet teve início há cerca de 20 dias, através de denúncias da própria empresa NNex que suspeitou das constantes movimentações bancárias com altos valores realizadas pelo casal.

Até o momento são atribuídos ao casal, os crimes de formação de quadrilha e furto mediante fraude, mas a prática de lavagem de dinheiro não está descartada pela polícia, já que os suspeitos investiam parte do dinheiro desviado na compra de carros de luxo e imóveis.

De acordo com o delegado, Na residência do casal, localizada no bairro de Neópolis, zona Sul de Natal, a polícia cumpriu mandado de busca e apreensão onde encontrou cerca de R$ 55 mil além de um veículo Land Rover. Aproximadamente R$ 1 milhão também foi bloqueado na conta dos dois suspeitos detidos.

Portal Noar

DIX_SEPT ROSADO - MP recomenda cancelamento de bingo “Sorteio entre amigos

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Governador Dix-Sept Rosado recomenda que os organizadores do bingo “Sorteio entre amigos” se abstenham de realizá-lo. Na Recomendação o MPRN também orienta que os responsáveis devolvam o dinheiro de quem adquiriu as cartelas e que divulguem o cancelamento do evento, que estava marcado para o dia 13/10.

Os responsáveis pelo bingo “Sorteio entre amigos” não possuem licença ou qualquer documento que autorize a realização deste tipo de evento. Somente entidades cuja finalidade é o entretenimento e são autorizadas pela Caixa Econômica Federal têm a exclusividade para a exploração dos jogos de azar.

O Promotor de Justiça em Substituição legal, Mariano Paganini Lauria, lembra na Recomendação que a prática de exploração de jogos de bingo configura contravenção penal, sendo proibida por lei – conforme previsão dos artigos 50 e 51 do Decreto-Lei 3.688/1941. Além disso, observa também o Promotor de Justiça na Recomendação: “a oferta de bingo induz os apostadores à prática da infração penal prevista no artigo 50, parágrafo 2º, da Lei das Contravenções Penais”.

O representante do MPRN recomenda também ao Chefe de Destacamento da Polícia Militar e ao Delegado da Polícia Civil que, caso sejam realizados jogos de bingo no município, os bens e o dinheiro arrecadado sejam apreendidos e os responsáveis pelos jogos sejam encaminhados até a Delegacia de Polícia.


Os responsáveis pelo bingo “Sorteio entre amigos” devem comunicar ao Ministério Público, por escrito ou presencialmente, as medidas que foram adotadas após o recebimento da Recomendação. Fonte. MP/RN

Operação LOG combate o tráfico de drogas internacional em três estados

A Polícia Federal deflagrou nessa segunda-feira (15/10), a Operação ‘LOG’ em repressão ao tráfico de drogas. A investigação teve início em abril deste ano, com a apreensão de 47 kg de cocaína no Aeroporto Internacional de Guarulhos/SP, tendo como destino primário a cidade de Fortaleza/CE.
A operação foi deflagrada simultaneamente em três estados: São Paulo, Ceará e Rio Grande do Norte com o cumprimento de quatro mandados de prisão preventiva e dois mandados de busca domiciliar.
A quadrilha se utilizava de funcionários da empresa aérea que ocupavam posições-chave na chefia dos setores de carga, a fim de viabilizar o embarque da cocaína para o Nordeste.
O transporte era realizado através de procedimento que utilizava malote interno da empresa, designado ao transporte de material específico da companhia aérea. Tal procedimento isentava a carga de inspeção de raio-X e documentação fiscal.
Os traficantes atuaram por cerca de um ano, tendo sido confirmados dez embarques com o mesmo "modus operandi", totalizando mais de meia tonelada de cocaína.
Os principais integrantes da quadrilha são dois irmãos. Um deles atuava em São Paulo, trazendo a droga até o terminal de cargas da empresa aérea onde era recepcionado pelo chefe do setor, visando facilitar o embarque. O segundo irmão, empresário no ramo de marmoraria na cidade de Fortaleza/CE, recebia a droga no momento em que a aeronave pousava naquela cidade. Ambos se evadiram após a apreensão e durante os seis meses de investigação utilizaram documentos de identidade falsos, tendo sido posteriormente localizados na cidade de Fortaleza/CE e na cidade de Natal/RN.
 Além das prisões, foram apreendidos veículos e outros bens adquiridos com o lucro do tráfico. Com a prisão dos envolvidos será possível identificar o destino final e distribuição da droga. Fonte: Policia Federal.

MOSSORÓ: PMRN RECUPEROU MAIS DE 40% DOS VEÍCULOS ROUBADOS EM SETEMBRO NO MUNICÍPIO

O Tenente Coronel PM Alvibá Ferreira, Comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar em Mossoró, divulgou as estatísticas das ocorrências atendidas pela PMRN no mês de setembro.
De acordo com o levantamento feito pelo setor de estatística do 2º BPM, 41% dos carros roubados no município foram recuperados pelos Policiais Militares das Unidades Operacionais sediadas em Mossoró. Ao todo foram recuperados 39 veículos, sendo 37 motocicletas e 2 automóveis.
Além do registro de veículos recuperados, a Polícia Militar em Mossoró reconduziu ao sistema prisional do Estado 11 foragidos da Justiça, os quais retornaram para o cumprimento de suas respectivas penas privativas de liberdade.
Durante o mês de setembro, a PMRN na segunda maior cidade do Estado ainda contabilizou a apreensão de 16 armas de fogo e 1 simulacro de arma, além de aproximadamente 4,5kg de drogas e entorpecentes.
"O Projeto Base Integrada Cidadã veio a contribuir para a diminuição dos números de ocorrências em nossa área de atuação", disse o Tenente Coronel Alvibá Ferreira.

Operação Carro Pipa Estadual retoma atividades

A Operação Carro Pipa do Governo do Estado voltou a funcionar esta semana após a renovação dos contratos com os pipeiros. 
A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (CEDEC), órgão da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania - Sejuc, convocou pipeiros e prefeitos de 28 municípios selecionados para uma nova adesão ao Programa Operação Carro Pipa do Governo do Estado. A renovação dos contratos dos carros pipa e do protocolo de intenções com a prefeitura ocorreu do dia primeiro até 11 de outubro na sede da Sejuc, localizada no centro administrativo. 
Os pipeiros irão atender municípios potiguares em situação de emergência, reconhecidos pelo Governo Estadual e que não foram contemplados com a Operação Pipa do Exército. 
De acordo com o coordenado Estadual De Defesa Civil, Ten Cel BM Josenildo Acioli, é importante que as comunidades beneficiadas acompanhem a prestação do serviço dos pipeiros. “É preciso verificar se a água distribuída esta em condições de uso, limpa e potável, e se os caminhões estão em perfeito estado de conservação. Também é de suma importância que a população evite o desperdício de água”. 
“Em caso de irregularidades a população deve procurar a Defesa Civil do seu Município e fazer a denúncia para ser apurada pela Comissão de Fiscalização”, enfatizou o Ten Cel BM Josenildo Acioli. 
Dos 28 municípios convocados sete ainda estão com pendências e precisam procurar a Cedec, são eles: Portalegre, Triunfo Potiguar, Mossoró, Ipanguaçu, Timbaúba dos Batistas, Patú e Cel. João Pessoa. Mais informações pelo telefone da Defesa Civil Estadual 3232-1762 ou 3232-1769. 

Os 21 Municípios que já estão sendo atendidos pela Operação Carro Pipa do Governo do Estado: Campo Grande, Carnaubais, Grossos, Guamaré, João Dias, José da Penha, Lagoa Nova, Macaíba, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Ouro Branco, Pilões, Rafael Godeiro, Riacho de Santana, Santana do Seridó, São Francisco do Oeste, São Miguel do Gostoso, São Rafael, Sítio Novo e Viçosa.

Sindasp-RN esclarece ocorrência envolvendo agente penitenciário




O surto psiquiátrico sofrido pelo agente penitenciário Adalberto Luiz Avelino, na manhã desta quarta-feira (16), não é novidade para a classe que diariamente trabalha nas unidades prisionais brasileiras. A presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte afirma que os casos de problemas mentais são constantes, tendo em vista que essa profissão é considerada uma das mais estressantes do mundo.
“Os casos de surtos são mais comuns do que se pensa e fazem parte da rotina. Devido ao alto grau de risco da profissão, muitas vezes agentes desenvolvem problemas psíquicos, como sentimento de perseguição ou alucinações. O próprio agente Adalberto já havia sofrido com isso e, há uma semana, tinha piorado”, comenta Vilma Batista.
Ainda de acordo com ela, o sistema penal de todo o Brasil põe em risco a vida dos agentes, bem como compromete a saúde, sem nem mesmo oferecer nenhum um tipo de assistência. “Não existe políticas públicas para acompanhamento, como forma de amenizar a situação. O resultado, infelizmente, é esse que vimos”, completa.
Na manhã desta quarta-feira, durante o surto do agente Adalberto, o assessor jurídico do Sindasp-RN, advogado Paulo César Ferreira, chegou a ir até a casa onde ele estava, no cruzamento da rua São José com avenida Bernardo Vieira, e intermediou que ele se entregasse.
“Como se trata de um problema de saúde, o agente foi encaminhado para o Hospital João Machado, onde deverá ser submetido a tratamento. Em relação à arma que ele estava, nós podemos assegurar que ela tinha registro e estava tudo legalizado”, destacou o advogado Paulo César.


segunda-feira, 14 de outubro de 2013

FORAGIDO DA JUSTIÇA

(PELADO)

Recebemos a informação que na tarde de hoje (14). Se apresentou na delegacia de policia civil de Caraúbas na companhia de um advogado o foragido da justiça Manuel Cícero, mas conhecido por "pelado", acusado de um duplo homicídio na cidade de Apodi, e vários assaltos na região de Campo Grande, Caraúbas e Janduis.