quarta-feira, 5 de junho de 2013

Projeto inovador em escola de Apodi cria e utiliza um blog como instrumento pedagógico

Portal do AD
Blog portal do AD

  Hoje, com o desenvolvimento contínuo e acelerado da tecnologia e com a enorme facilidade que a sociedade adquiriu para se comunicar através da internet, alguns padrões de relacionamento mudaram, então, fazendo proveiro disso e pensando na melhoria do ensino, as professoras da Escola Estadual Professor Antônio Dantas, Eristejane Alves Dias e Marly Maia resolveram criar um projeto para inserir o Blog como um instrumento pedagógico para instigar e aperfeiçoar as capacidades dos alunos da escola.

    O projeto inovador tem hoje 32 alunos inscritos e ativos, mantendo o blog bem atualizado todos os dias. Para as professoras, o blog irá inserir na escola uma proposta educomunicativa -encontro da educação com a comunicação- por meio da interação, divulgação e mediação da pesquisa, inserindo conteúdos de cunho educativo no espaço virtual. Além de manter os alunos informados sobre o meio educacional, o blog também interfere diretamente de forma positiva nas atividades escolares, uma vez que mobiliza os alunos para a pesquisa e acompanhamento dos acontecimentos para postarem no blog, assim eles tem que se manter informados e participarem do maior número de acontecimentos que ocorrem na escola, ou seja, de olho na notícia.

  Em pouco tempo após a criação do blog, os professores já relatam que é possível identificar mudanças nos alunos, na escola e até mesmo na cidade. A escrita dos alunos melhorou, pois estão praticando a formalidade e a participação de alunos nos demais projetos da escola aumentou consideravelmente. Além disso, a população em geral, inclusive os pais, podem acompanhar as atividades escolares no blog. 
"A inserção do uso das mídias no ambiente escolar é outro fator que podemos destacar, enfim, o blog tem dado visibilidade a escola." comentou a professora Eristejane.

  De fato, complementar o ensino regular com atividades como esta ajuda muito na melhoria da qualidade do ensino publico do nosso país. Na prática, o uso do blog como um instrumento pedagógico está proporcionando novos tipos de aprendizagem, utilizando recursos tecnológicos e está criando novas relações na comunicação, mais democráticas, igualitárias e menos hierarquizadas.

Confira o trabalho dos alunos no link:  PortaldoAD.blogspot.com.br

NOTA: Vamos ajudar a popularizar este trabalho magnifico que precisa ser ampliado em outras escolas, acessem o blog, comentem, participem, vamos dar valor ao que realmente merece!

Um comentário:

  1. Excelente matéria.Parabéns Ariel,é muito bom contar com você no Portal do AD.

    ResponderExcluir