quinta-feira, 18 de abril de 2013

Itaú/RN: Palestra: Sou Vencedor Não Uso Drogas Ocorreu Nesta Quarta-Feira, 17

Fonte: http://professormarciomelo.blogspot.com.br
A Palestra “Sou Vencedor Não Uso Drogas" ocorreu nesta quarta-feira, 17 de Abril de 2013 e trouxe muitos esclarecimentos a população itauense. A Palestra aconteceu na Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro e contou com a participação dos Professores e Alunos da escola e também da população que compareceu e saiu com muitos esclarecimentos a cerca do malefício que as drogas trazem á vida das pessoas.


O Palestrante foi o soldado da Polícia Militar de Apodi/RN: Jackson França que mostrou a todos inúmeros relatos de usuários que utilizam drogas e que hoje estão dominados por ela, sem perspectiva de viver dignamente perante a sociedade. Jackson França frisou os malefícios que as drogas acarretam não só ao usuário, mas também a sua família que é afetada. O mesmo mostrou parte de sua caminhada ao longo de passagens pessoais de sua vida em que conviveu com o uso de drogas licitas (Bebida Alcoólica) por um familiar e mesmo assim persistindo através dos estudos realizou seu sonho que era ser policial militar.

A partir do esporte conseguiu uma bolsa de estudos e começou a trilhar seu próprio caminho pautado na educação e conseguindo vencer os obstáculos que a vida lhes mostrava. Mostrou quais os tipos de drogas – Licitas e Ilícitas.

. Droga Licita – São aquelas em a venda é permitida pelo governo como Bebidas Alcoólicas, Cigarros entre outras.

. Droga Ilícita - São aquelas em a venda não são permitidas a população como a Maconha, Cocaína, Crack entre outras.

Na palestra uma frase marcante aos ouvidos de todos foi  “O Álcool é a porta de entrada para o uso de outras drogas” deixando a todos um pensamento de reflexão. A Escola que permite em seu seio o aluno fazer uso durante suas festividades alusivas (São João, entre outras comemorações) está também o levando-o para o uso de outras drogas muitas vezes ilícitas.
A palestra mostra e tenta conscientizar os jovens que o caminho a ser trilhado é o da Educação, o do Esporte buscando um melhor caminho a ser percorrido em suas vidas e dignifiquem a sua vivência em sociedade.


O Advogado Dr. Ravardierison Noronha abordou o lado da legislação brasileira, onde a mesma trata o usuário desde a ótica da advertência ao usuário em primeiro caso até a reclusão em regime fechado para aquele (a) considerado (a)  traficante.












Durante a palestra foram mostrados vídeos em que pessoas foram presas e mostravam a realidade delas era caótica, sem nenhuma estrutura física ou mental de seus gestos. O palestrante em sua palestra dizia frase que deixam a imaginação das pessoa aguçadas em ver o tamanho do prejuízo as famílias e aos próprios usuários que, sem ajuda não conseguem vencer, estão destinados a sua própria sorte – a de morrer utilizando drogas, pois a legislação brasileira não possui políticas públicas voltadas a essas pessoas e algumas que estão surgindo ainda são insuficientes ao atendimento humano das pessoas que necessitam urgentemente dessa ajuda.

Foi uma palestra muito proveitosa a toda comunidade e que deixa a todos abismados com os efeitos da droga na sociedade em que vivemos.

Ainda durante a palestra em que a droga está ganhando dimensões alarmantes nos municípios o Sargento Xavier responsável pela delegacia de Itaú/RN nos relatou que em pouco mais de 1 ano de sua presença no município já foram apreendida cerca de 200 Pedras de Crack e Maconha mostrando que em nosso município a droga também está presente e que é preciso combater esse mal denunciando, cobrando de nossas autoridades competentes políticas públicas de qualidade.


Vejam as Fotos 

Sargento Xavier - Delegado de Itaú/RN

Palestrante: Jackson França

População Presente


Dr. Ravardierison Noronha Abordando a Legislação Brasileira

Sec. da Mulher e Igualdade Racial de Itaú/RN: Francisca das Chagas (Preta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário