quarta-feira, 15 de maio de 2013

E o Conselho Tutelar de Apodi-RN?

Quais as atribuições do Conselho Tutelar?
Atender crianças e adolescentes ameaçados ou que tiveram seus direitos violados e aplicar medidas de proteção; atender e aconselhar pais ou responsável; levar ao conhecimento do Ministério Público fatos que o estatuto tenha como infração administrativa ou penal; encaminhar a justiça os casos que à ela são pertinentes; requisitar certidões de nascimento e óbito de crianças e adolescentes, quando necessário; levar ao Ministério Público casos que demandem ações judiciais de perda ou suspensão do pátrio poder. Como o juiz e o promotor, o Conselho Tutelar pode, nos casos a que atende, fiscalizar as entidades governamentais e não-governamentais que executam programas de proteção e sócio-educativos.
 
O que são medidas de proteção?

São providencias administrativas, em nome da Constituição e do Estatuto, para acabar com a ameaça e a violação de direitos da criança e do adolescente. Respeitado o principio de presunção de inocência de todo acusado e respeitados os cidadãos em sua dignidade e em todos os seus direitos, o Conselho tem poderes para aplicar sete tipos de medidas: encaminhamento aos pais ou responsavel, mediante o termo de responsabilidade; orientação, apoio e acompanhamentos temporários; matriculas e freqüências obrigatórias em estabelecimento oficial de ensino fundamental, inclusão em programas comunitários ou oficiais de auxilio a família; a criança e o adolescente; requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambutorial; inclusão em programa oficial ou comunitário de auxilio, orientação e tratamento de alcoolistas e toxicômanos; e abrigo em entidade. Quem aplica medida de abrigo é o Conselho Tutelar (artigo136 e 101, VII do ECA) mais garantida a presunção de inocência e a ampla defesa dos acusados, quem transfere a guarda do pai da mãe ou do responsavel para o dirigente do programa de abrigo é o juiz (artigos 33, 155, 148, parágrafo único,alínea B do ECA).
 
O Conselho Tutelar é um órgão assistencial?

Não. Ele é uma autoridade administrativa que aplica medidas jurídico-administrativas, exigíveis, obrigatórias para garantir a efetividade de que fala a Convenção Internacional dos Direitos da Criança (artigos 101 e 136 do ECA). Com atuação de caráter administrativo, sua função é executar atribuições constitucionais e legais no campo da proteção à infância e juventude (artigos 132 e 139 do ECA). Ele deve cobrar de cada esfera a parte que lhe cabe na execução dos atos que garantem individualmente a polícia pública de proteção infanto-juvenil. Questões assistenciais são de competência das organizações governamentais e não-governamentais que executam programas de proteção.
 
 

Mais Informações (http://www.santarosa.sp.gov.br/conselho_tutelar/conselho_tutelar.html)

Apresentei essa matéria no intuito de esclarecer alguns pontos importantes no que diz respeito ao trabalho do conselho tutelar, o qual é de fundamental importância na proteção da criança e do adolescente. Sei das limitações e das dificuldades dos conselheiros, no entanto, acredito que poderiam fazer mais pelo nosso município, tomando como referência cidades vizinhas onde a atuação dos conselheiros se apresenta de forma brilhante. 

Seria mais do que interessante, o conselho tutelar apresentar através dos órgãos de imprensa da nossa cidade os balanços dos trabalhso nos últimos mêses, como forma de prestação de contas e dar mais credibilidade ao órgão junto a sociedade. A cidade de Apodi foi contemplada com recursos para o Conselho Tutelar, com isso esperamos que o serviço dos conselheiros seja mais presente DE ACORDO COM O QUE MANDA A LEI.

É preciso fazer valer, trabalhar com os recursos disponíveis, pois só assim seremos reconhecidos como profissionais diante da sociedade.

OBS: NADA CONTRA OS CONSELHEIROS, ESSE É O PONTO DE VISTA DO SOLDADO JAKSON FRANÇA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário