quarta-feira, 14 de maio de 2014

Jovem morre após passar mal em teste físico de concurso da PM no PI

Josimar Cardoso morreu após fazer teste para ingressar na PM (Foto: Arquivo Pessoal)
O que era um sonho da família de Josimar do Nascimento Cardoso, de 26 anos, acabou se transformando em uma fatalidade. Aprovado no último concurso realizado para Polícia Militar do Piauí, o candidato morreu na noite dessa terça-feira (13) após passar mal quando realizava o teste de aptidão física no campo de futebol da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em Teresina. Segundo a família, a demora no diagnóstico médico foi determinante para a morte.
Candidato chegou a ser socorrido por equipe médica da organização do concurso (Foto: G1 PI)Candidato chegou a ser socorrido por médico
da organização do concurso (Foto: Arquivo Pessoa)
"Ele estava feliz. Foi na segunda-feira (12) fazer os testes depois que já tinha conseguido a aprovação nas provas teóricas, mas passou mal", contou Auricelia Sousa, parente da vítima.
Para ela, Josimar morreu por negligência médica. Segundo Auricelia Sousa, o jovem desmaiou e a ambulância que fez o atendimento o levou para o Hospital Público do Matadouro e chegando lá o jovem teria recebido apenas soro na veia. A família então pediu ao médico para que o liberasse e Josimar foi levado para um hospital particular. Lá os médicos disseram que ele teria que passar por algumas cirurgias, mas diante do alto custo do procedimento o paciente foi transferido para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
De acordo com o HUT, o paciente já deu entrada na unidade de saúde em estado grave e teve que passar por um procedimento cirúrgico chamado faceotomia dos membros inferiores para evitar uma necrose (morte de tecidos). Segundo Gilberto Albuquerque, diretor do hospital, a cirúrgia é feita quando o paciente apresenta inchaço nas pernas decorrente de esforço físico excessivo, trauma ou infecção provocados pelo rompimento de vasos.
No entanto, a família disse que o jovem teria tido um problema renal e foi submetido a hemodiálise, mas voltou a passar mal e morreu durante o procedimento. “Levamos ele para um hospital particular e os médicos constataram que ele precisava de várias cirurgias e que os procedimentos seriam muito caros. Depois disso, o encaminharam para o HUT e lá quando já estava para fazer a cirurgia, foi constatado um problema nos rins. Ele então foi levado para uma hemodiálise e morreu quando fazia o procedimento ao sofrer uma parada cardíaca”, revelou Auricelia.  
Velório de Josimar Cardoso acontece em sua residência na Zona Sudeste de Teresina (Foto: Gilcilene Araújo/ Do G1 PI)Velório de Josimar Cardoso aconteceu nesta quarta-feira (14) de Teresina (Foto: Gilcilene Araújo/ Do G1 PI)
A familiar do jovem afirmou que os médicos do HUT revelaram que a demora na intervenção cirúrgica foi decisiva para a morte. “Eles explicaram que ele provavelmente sentiu câimbras na hora do teste. Com isso, o nosso próprio corpo libera toxinas para combater esse problema e em alguns casos ela pode trazer prejuízos ao corpo e precisa ser retirada imediatamente através de uma cirúrgia”, explicou Auricelia.
No velório do jovem, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (14) no bairro Renascença, Zona Sudeste de Teresina, um amigo de Josimar, que também realizou os mesmos testes para o concurso, mas preferiu não se identificar, revelou que o amigo estava bem de saúde antes de realizar as provas.
“Faz parte do certame entregarmos antes dessa etapa exames médicos que comprovam nosso perfeito estado de saúde. Ele começou a prova por volta das 9h e quando estava na penúltima volta em torno do campo passou mal”, disse.
Em nota enviada à imprensa, o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), responsável pelo certame, disse que todas as medidas para a realização do concurso e do teste físico foram rigorosamente adotadas.

“O candidato, como os demais, apresentou todos os exames médicos exigidos bem como atestado devidamente assinado por cardiologista. O documento, assinado no dia 8 de maio, atesta o candidato como em pleno gozo de saúde física e mental, estando apto ao teste de aptidão física”, diz a nota.

Ainda conforme o Nucepe, o candidato passou mal durante a realização do teste físico, sendo prontamente atendido, ainda na pista, por médico, enfermeiro e ambulância, e conduzido para o Hospital de Urgência mais próximo.

O Nucepe comunicou ainda que somente permite a participação nos testes físicos dos candidatos que apresentam toda a documentação médica exigida, sendo os testes físicos conduzidos por profissionais de educação física, professores da Uespi. Todos os testes também são acompanhados por uma equipe formada por médico e enfermeiro, com uma ambulância de prontidão.

“O Nucepe acredita que o ocorrido se trata de uma fatalidade, lamenta o caso e se solidariza com a família”, diz ainda a nota.
Fonte: G1 do PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário