domingo, 23 de novembro de 2014

Avó e neta atacadas com golpes de facão se recuperam bem, diz médico
Vítimas têm 46 e 7 anos. Elas foram esfaqueadas na cidade de Caicó, RN.
Vizinho das vítimas foi preso. Delegada diz que ele aparenta ter distúrbio.

Anderson BarbosaDo G1 RN

Menina e a avó dela se recuperam bem das facadas que levaram; segundo médico, as duas devem voltar para casa em três dias (Foto: Jair Sampaio/G1)Não correm risco de morte e devem receber alta médica em no máximo três dias a avó e a neta, uma mulher de 46 anos e uma menina de 7 anos, gravemente feridas a golpes de facão na manhã deste domingo (23) em Caicó, cidade da região Seridó potiguar. As duas foram atacadas por um homem de 39 anos, que segundo a polícia aparenta ter distúrbios mentais. Ele foi preso em flagrante.saiba mais
'Sou herói', diz pintor que salvou avó e neta de serem mortas a facadas no RN
Criança de 7 anos e avó levam golpes de facão no RN; vizinho é presoO médico Gabriel Dantas, responsável pelo atendimento às vítimas, conversou com o G1assim que terminou as cirurgias. Ele contou que havia a suspeita de que um dos pulmões da menina tivesse sido perfurando, o que não se confirmou. “Ela teve duas costelas fraturadas em razão de um corte bem profundo no tórax, além de lesões extensas no ombro esquerdo e na cabeça. Fizemos uma cirurgia para reparar os danos e controlamos as hemorragias”, afirmou.
Quanto à avó da garota, Gabriel revelou que foi reconstituído todo o lábio superior da mulher, que chegou a ter uma parte arrancada com a força de um dos golpes do facão, assim como também foi preciso fazer intervenções cirúrgicas no couro cabeludo e tendão da mão esquerda. “Por enquanto ela não consegue movimentar o polegar em razão do tendão ter sido partido. Vai ser preciso uma nova cirurgia mais pra frente para que seja reconstituído o tendão e ela recupere o movimento do dedo”, acrescentou.
Ainda segundo o médico, as duas pacientes devem permanecer internadas pelos próximos três dias, período em que serão tratadas com antibióticos.
Exame de sanidadeSegundo a delegada plantonista Helena Cristina Aguiar de Paula, a família do agressor apresentou atestados médicos e receitas de remédios controlados datados de 2009. “Parentes também relataram que ele é aposentado por incapacidade, mas como os documentos são antigos, certamente a titular da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher deve solicitar uma avaliação de sanidade mental para comprovar se ele realmente tem algum distúrbio”, explicou.
Ainda de acordo com a delegada, o homem foi ouvido, mas disse não se lembrar do que havia acontecido. “Por enquanto vamos mantê-lo numa cela separada aqui na delegacia. Quando for levado para uma unidade prisional, o que deve acontecer ainda neste domingo, também vamos orientar que ele fique isolado”, ressaltou
.
(Foto: Jair Sampaio/G1

Rositonho Carlos da Silva, de 34 anos, se feriu aoconter o agressor Herói"Sou herói. Muita gente aqui já me ligou e veio na minha casa me parabenizar. Salvei as duas", disse sem qualquer modéstia o pintor Rositonho Carlos da Silva, de 34 anos
Ao conversar com o G1 logo após deixar a delegacia da cidade, onde prestou depoimento contra o agressor, ele contou que salvou as vizinhas da morte. "Eu estava em casa com minha mulher cuidando dos nossos filhos. Tenho um menino de 12 anos e uma menina de apenas 1 ano e nove meses. De repente a criança que mora na frente da minha residência entrou correndo toda ensanguentada. O homem veio atrás dela com um facão na mão e uma faca de cozinha na cintura. Não pensei duas vezes e parti pra cima dele", relembrou.
O pintor disse que conseguiu desarmar o homem, mas também acabou ferido. "Levei um corte pequeno no dedo polegar da mão esquerda e outro maior na barriga. No dedo peguei cinco pontos. Na barriga, foram 12 pontos. Mas estou bem. O mais importante é que a minha vizinha e a neta dela também estão vivas. Elas se machucaram muito, mas se Deus quiser vão se recuperar logo do que aconteceu. Eu nunca vou esquecer deste dia. Salvei não apenas as duas, mas a minha família também", acrescentou.
Quanto ao homem preso, Rositonho disse que não o conhece, apesar de o mesmo também morar na vizinhança. "Ele mora perto da nossa casa, mas não sei nada sobre a vida dele. Não sei quem ele é e nem o que o levou a fazer isso. Parece que ele tem problemas mentais", disse ele.
.

Facão usado pelo suspeito e uma faca de cozinhaforam apreendidos pela policia(Foto: Jair Sampaio/G1)O atentadoSoldado da Polícia Militar, Jair Sampaio estava de serviço na manhã deste domingo quando foi chamado ao bairro Boa Passagem, que fica na Zona Norte da cidade. Quando chegou ao endereço, ele ainda evitou que o agressor fosse linchado pela vizinhança. “Depois que um dos vizinhos o Rositonho conseguiu dominar o suspeito, as pessoas tentaram espancá-lo. Ele foi preso e o conduzimos à delegacia”, explicou.
Jair confirmou que o suspeito mora numa rua próxima à residência das vítimas, e realmente aparenta ter problemas mentais. “Estava totalmente descontrolado, dizendo que ia matar todas as crianças que encontrasse no meio da rua. Ele chegou a arrancar o portão da casa. Seu Rositonho foi um verdadeiro herói, pois conseguiu se agarrar com ele e o dominou. Caso contrário as duas estariam mortas agora”, acrescentou.
O facão e uma faca de cozinha que estavam com o homem preso foram apreendidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário