quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Carcaça de cachalote encalha em praia da Grande Natal

Corpo foi encontrado na manhã desta quinta-feira (27) na praia de Cotovelo.
Chamado de baleia, o cachalote é na verdade o maior dos golfinhos.



Do G1 RN
Carcaça apareceu na praia de Cotovelo, no litoral Sul da Grande Natal (Foto: Lidio França)
A carcaça de um cachalote encalhou na manhã desta quinta-feira (27) na praia de Cotovelo, no litoral Sul da Grande Natal. Segundo o biólogo Lídio França, da ONG Ecomar, apesar de ser popularmente chamado de baleia, o cacholote (Physeter macrocephalus) é na verdade o maior dos golfinhos. Na fase adulta, o animal pode chegar a 18 metros de comprimento.
saiba mais
Contaminação por metais causou encalhe de 30 golfinhos no RNFilhote de baleia jubarte morre ao encalhar no litoral de TourosTratores são usados para enterrar tubarão-baleia morto no RN; veja vídeoBaleia jubarte de quatro metros morre após encalhar no litoral Sul do RNBaleia jubarte é encontrada morta na Via Costeira, em Natal
O animal encontrado nesta quinta em Cotovelo tem 9 metros de comprimento e apresentava várias dentadas de tubarão. "Não sabemos a causa da morte, mas o animal apresenta várias dentadas de tubarão", disse Lídio.
Ele explicou que o local onde o animal foi encontrado é de difícil acesso e não será possível enviar um trator para cavar um buraco e enterrar a carcaça. "Vamos acionar a Prefeitura de Parnamirim para que eles retirem o animal daqui. Talvez a solução seja cortar em vários pedaços e levar para enterrar em outro local. Mas não podemos deixar o animal aqui porque já está em um processo avançado de decomposição e certamente há várias bactérias. É um caso de saúde pública", afirmou.

Biólogos ainda tentaram salvar a baleia que
encalhou em Tabatinga, mas o animal não resistiu
(Foto: Françoise Lima/G1)
Encalhes
No dia 23 de julho, um filhote de jubarte de quatro metros morreu ao encalhar na na praia de Tabatinga, no litoral Sul do estado. Biólogos ainda tentaram salvar o animal, mas a baleia não resistiu.
No dia 26 houve um novo encalhe envolvendo mais um filhote de jubarte. A baleia também tinha quatro metros de comprimento e foi encontrada morta na Via Costeira, em Natal.
Na ocasião, a bióloga Maurizélia Brito, chefe da Reserva Biológica do Atol das Rocas, disse que a equipe vai continuar monitorando a costa potiguar porque podem acontecer outros encalhes. Segundo ela, a temporada de reprodução das jubartes vai até o mês de novembro.
Já no dia 2 de agosto, um filhote de baleia jubarte com cinco metros de comprimentos foi encontrado morto na praia de Carnaubinha, no município de Touros, litoral Norte do estado. A bióloga Daniela Pereira, da ONG Numar, esteve no local do encalhe. Na ocasião, ela disse ao G1 que as baleias da espécia jubarte estavam no período de reprodução e o filhote, provavelmente, morreu ao ficar preso às rochas da praia após ter se perdido da mãe. “Ele ainda tinha resquícios do cordão umbilical”, acrescentou.

Baleia Jubarte de mais de quatro metros foi encontrada morta na Via Costeira, em Natal (Foto: Maurizélia Brito/Atol das Rocas)
Tubarão-baleia
No dia 21 de agosto, mais um encalhe foi registrado na costa potiguar. Desta vez, nas areias da praia do Farol, no litoral de Galinhos, onde um tubarão-baleia de aproximadamente 10 metros de comprimento ficou preso. Biólogos ainda tentaram salvar o animal, que não resistiu e morreu na manhã seguinte.
Segundo o professor Flávio Lima, coordena o Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), o tubarão-baleia é a maior espécie de tubarão que existe. "Eles frequentam a costa potiguar, mas não são vistos com tanta facilidade. São animais que vivem em águas tropicais profundas", afirmou.
Ainda segundo Flávio Lima, foi a primeira vez que um tubarão-baleia encalhou na costa potiguar. "O fato dele ter se aproximado tanto assim da praia já indica que havia alguma anormalidade. Ele chegou aqui desorientado e muito debilitado”, acrescentou
.
Tubarão-baleia morreu ao encalhar na praia do Farol, no litoral de Galinhos

*g1(Foto: Flawber Olinto e Nathana Raquel/Galinhos On Line)
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário