quarta-feira, 10 de abril de 2013

Falando sobre violência ....



Antes de mais nada, utilizando-se da internet, vamos fazer um balanço sobre a violência,  que significa usar a força física de forma intencional e excessiva para ameaçar ou cometer algum ato que resulte em acidente, morte ou trauma psicológico. A violência se manifesta de diversas maneiras, em guerras, torturas, conflitos étnico-religiosos, preconceito, assassinato, fome, etc. Pode ser identificada como violência contra a mulher, a criança e o idoso, violência sexual, violência urbana, etc. A palavra violência deriva do Latim “violentia”, que significa “veemência, impetuosidade”. Mas na sua origem está relacionada com o termo “violação” (violare).
Trazendo esse contexto para a realidade de Apodi, tenho uma linha de pensamento que a principal raiz formadora da violência de nossa cidade é as drogas, que de forma direta ou indireta tem atingido milhares de famílias.
Quando temos furtos ou roubos, geralmente encontramos como autores desses crimes dependentes químicos, que para sustentar o vício entram em casas e estabelecimentos comerciais onde subtraem produtos para trocar por drogas. Outros indivíduos vendem o próprio corpo, ou seja, se prostituem para usar drogas, é o caso de alguns jovens e adultos do nosso município que vagam em bares e ruas atrás de *clientes. Os homicídios, geralmente, são ocasionados por dívidas entre traficantes ou brigas por mercado consumidor. Enfim, a grande maioria das ocorrências policiais possuem a origem no mundo das drogas, que não é  apenas questão de segurança pública, mas também de saúde pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário