quarta-feira, 10 de abril de 2013

Um teste de caráter...


Com quinze anos, João foi trabalhar na farmácia local antes de ir para escola. Certa manhã, eu estava varrendo atrás do balcão onde ficava a caixa registradora. De repente, vi uma linda e atraente nota de 50 reais. Estava bem ali no chão, esperando que eu a pegasse. O chefe encontrava-se no porão. Não havia mais ninguém na farmácia. Quem saberia? Eu devia ou não pegar o dinheiro?
Pensei no que poderia fazer com 50 reais. Visões de bombons e doces dançavam na minha cabeça! Porem, instantes depois, comecei a pensar. Naquele momento, a minha confiabilidade e o meu caráter estavam sendo testados. A forma como eu reagiria diante dessa tentação revelaria que eu era realmente ou quem eu haveria de me tornar.
Apanhei o dinheiro corri e entreguei orgulhosamente ao chefe. Sequer me agradeceu ou deu-me algo como recompensa.
Entretanto, recebi minha recompensa. Foi ter passado no teste por aquela experiência extraordinária, que testou minha honestidade. Como diz Phillips Brooks "O caráter pode se manifestar nos grandes momentos, mas ele é formado nos pequenos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário