sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Polícia acredita que bebê achado em lixão no RN é filho de suspeita

Corpo estava dentro de caixa de papelão na zona rural da cidade de Macau.
Delegado Delmontiê Falcão aguarda perícias feitas pela polícia técnica.


Do G1 RN
Suspeita de aborto foi ouvida na Delegacia Regional de Macau, no RN (Foto: Sara Cardoso/Inter TV Cabugi)

A Polícia Civil acredita que o bebê encontrado morto nesta sexta-feira (21) em um lixão é filho da jovem de 18 anos levada para prestar esclarecimentos na Delegacia Regional de Macau, cidade da região da Costa Branca do Rio Grande do Norte. O delegado Delmontiê Falcão conta que a suspeita foi ouvida e confessou ter abortado um bebê na última terça-feira (18) em uma praia. "O corpo ficou em um lixo no local e pode ter sido recolhido e jogado no lixão onde foi achado por catadores. Acredito que seja o mesmo bebê, mas só teremos certeza da maternidade com um exame de DNA", afirma o delegado, que agora quer saber se o aborto foi espontâneo ou forçado.

No depoimento, a jovem relatou que abortou após sentir fortes contrações depois de tomar um analgésico para dor. "O medicamento foi trazido e vamos analisar se o analgésico é abortivo. Ela disse que não sabia da gravidez, estava sozinha e depois de sentir uma contração violenta, o bebê saiu coberto de sangue e enrolado no cordão umbilical", detalha. A versão é diferente da contada inicialmente pela jovem, que já havia confessado ter feito o aborto, mas disse que o feto foi jogado em um vaso sanitário.
Delegado Delmontiê Falcão investiga o caso
(Foto: Sara Cardoso/Inter TV Cabugi)

Uma médica examinou a jovem e segundo o delegado, a conclusão foi que a suspeita passou por um "processo de aborto não assistido". "Pelas lesões, a médica concluiu que ela passou por esse parto, forçado, ou não", diz Falcão. O delegado ainda aguarda o resultado das perícias do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) e também pretende solicitar um exame de DNA.

A jovem deve ser liberada ainda na noite desta sexta. "Só estamos aguardando o clima acalmar do lado de fora da delegacia. Tem muita gente. Está uma comoção na cidade. Ela não pode sair pela segurança dela agora", acrescenta.

Achado em lixão
O bebê foi encontrado dentro de uma caixa de papelão em um lixão na zona rural de Macau. O corpo foi encontrado por catadores que trabalhavam no lixão.

De acordo com Delmontiê Falcão, os catadores avisaram sobre a descoberta do corpo por volta das 7h30. "O pessoal que trabalha no local encontrou ele. É um menino, e estava de fralda. O corpo não estava rígido ainda, mas apresentava algumas lesões, provavelmente causadas por bicadas de urubus", disse.

Ainda de acordo com o delegado, ainda não é possível precisar se criança foi levada até o lixão ou se foi despejada por algum dos caminhões que descarregam lixo no local, que fica a 9 quilômetros da sede do município. "Vamos aguardar o Itep (Instituto Técnico-Científico de Polícia) para poder dizer qual foi a causa da morte do bebê", acrescentou Delmontiê.
Corpo de bebê é encontrado dentro de caixa de papelão em lixão (Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário