segunda-feira, 22 de junho de 2015


CEARÁ SUPERA O NÚMERO DE DOIS MIL ASSASSINATOS EM MENOS DE SEIS MESES


O primeiro semestre de 2015 ainda não terminou, mas as estatísticas criminais apontam que o Ceará segue firme em sua onda de criminalidade. Prova disso é que neste fim de semana, o estado superou a marca de dois mil assassinatos no ano.

Conforme levantamento realizado pelo blogdofernandoribeiro.com.br, do dia 1º de janeiro até o começo da madrugada desta segunda-feira (22), foram registrados no Ceará, nada menos que, 2.026 homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte em todo o Estado, os chamados Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs).

Em todo o ano passado, foram registrados 4.439 CVLIs, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) em seu site. Portanto, os 2.026 assassinatos registrados neste ano, representam praticamente a metade do total de 2014, e o semestre de 2015 ainda não fechou.

Múltiplos

De acordo com o levantamento estatístico feito pelo blogdofernandoribeiro.com.br, nada menos que 105 pessoas morreram violentamente neste ano em assassinatos múltiplos, isto é, em casos de homicídios, latrocínios ou lesões corporais seguidas de morte com mais de uma vítima, são os casos de duplos, triplo, quádruplos homicídios ou mais.

As chacinas se transformaram em ocorrências comuns no Ceará neste ano. De janeiro até agora, foram registrados 37 duplos homicídios (34 mortos), sete triplos homicídios (21 mortos), um quádruplo homicídio (4 mortos) e um sêxtuplo homicídio (6 mortos).

No último fim de semana, a Polícia registrou um caso de triplo assassinato e outro de um duplo homicídio. O primeiro, aconteceu no bairro Jardim Guanabara, na zona Oeste de Fortaleza, quando três rapazes, identificados como Antônio Paulino de Andrade Filho, Jorge Henrique dos Santos de Sousa e Cláudisson Linhares Silva, foram fuzilados na Rua Mário Campos.

Já no Conjunto Jereissati III, em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), dois homens foram também executados sumariamente, sendo um deles cadeirante. Os dois foram identificados como Rafael da Silva Barbosa e Francisco Helton.

Nos dois casos, havia entre as vítimas suspeitos de assaltar e atirar em policiais militares.

Chacinas

O caso de múltiplo homicídio de maior gravidade aconteceu no Interior. Foi no Município de Sobral, onde, na noite de 5 de abril, uma residência no distrito de Aprazível foi invadida por um grupo armado. Quatro pessoas, entre elas, uma adolescente de 16 anos, foram rendidas e mortas no corredor da casa. Mais duas mulheres (mãe e filha) foram sequestradas pelos assassinos e, no dia seguinte, seus corpos foram encontrados em um matagal no Município vizinho.

Em maio, outra chacina ocorreu no Interior. Desta vez, no Município de Limoeiro do Norte, na região do Vale do Jaguaribe. Na localidade de São Raimundo, na zona rural, bandidos invadiram um bar e mataram, de uma só vez, quatro pessoas, identificadas como José Álisson Marques Maia, Jorge Luiz da Silva, Francisco Edson de Souza e Paulo Antônio Portela.

Triplos

Sete casos de triplos homicídios foram também registrados no Ceará, sendo dois casos em fevereiro, um em março, dois em maio e outros dois em junho.

Na manhã do dia 17 de fevereiro, três pessoas foram assassinadas na Rua Roberto Sá, no bairro São José, em Juazeiro do Norte. Eram três adolescentes identificados como Hugo Napoleão Soares de Sousa, 15 anos; Vinícius Gabriel de Morais santos, 14 anos; e Francisco Leonardo Morais Ferreira, 16.

Dez dias depois (dia 27 de fevereiro), Um tiroteio na Rua Madre Elisa Balde, no bairro Serrinha, em Fortaleza, deixou mortos Francisco Igor Pereira de Castro, Francisco Sérgio Alves de Brito e Leandro Rodrigues.

Em março, no dia 28, por volta de 13h55, bandidos invadiram uma residência na Rua Adriano Gaspar, no Jardim Violeta (Barroso), e mataram três pessoas, identificadas como Abdias José dos Santos, Natasha Ranielle de Sousa e Francisco José de Almeida.

Em maio, ocorreram mais dois triplos homicídios. O primeiro, no dia 3, quando Antônio David Lima da Silva, Valdeci Moreno Costa e Stanley Matheus Fialho da Silva foram executados, a tiros, na Rua Maria Cristina, no bairro Área Seca, em Maranguape, na RMF.


E no dia 4, três homens foram assassinados de uma só vez na localidade Barro Vermelho, no Município de Acarape, sendo identificados como José Ivan de Castro Moura, 24 anos; , José Bruno de Castro Moura, 20 anos (irmãos); e Matheus Ribeiro de Sousa, 17 anos.

Neste mês de junho, já são dois casos de triplos homicídios. O primeiro ocorreu no último dia 13, em Limoeiro do Norte, quando foram assassinados, a tiros, Geovane Mardênio da Costa Gomes, 31 anos; José Carlos Rocha de Sousa, 42; e Ozenildo José de Lima, 48.Os três foram fuzilados dentro de um bar no bairro Santa Luzia.

O mais recente triplo homicídio aconteceu na noite de sábado último, na Rua Mário Campos, no Jardim Guanabara, na zona Oeste de Fortaleza, quando morreram, atingidos a tiros, Antônio Paulino de Andrade Filho, Jorge Henrique dos Santos de Sousa e Cláudisson Linhares Silva.


Russas News

Nenhum comentário:

Postar um comentário