quarta-feira, 24 de junho de 2015



Estudantes fazem performance nus em bosque de universidade no CE'Fiquei espantado', diz aluno que passava pelo local e tirou fotos da peça. 

 

UFC diz que performance faz parte de seminário do curso de Teatro. 

 

Do G1 CE
Alunos fazem performance nus no meio de universidade (Foto: Eduardo Brasileiro/ Acervo Pessoal)
Uma performance teatral com atores nus em um bosque da Universidade Federal do Ceará (UFC) chamou atenção de alunos e transeuntes na noite desta terça-feira (23). Na encenação, um grupo de pessoas tira a roupa e fica enfileirado no campus Centro de Humanidades I da UFC, no Bairro Benfica, em Fortaleza.

 
Grupo tirou a roupa para simbolizar repressão, diz UFC (Foto: Eduardo Brasileiro/ Acervo Pessoal)
Em nota, a UFC informou que a ação realizada "foi uma intervenção artística, de caráter performático, intitulada 'Carandiru para quem?', que promove uma reflexão sobre as diferentes formas de opressão, notadamente no sistema prisional".
Ainda de acordo com a instituição, a encenação foi desenvolvida dentro da disciplina optativa de Seminário de Artes Cênicas, do Curso de Teatro da UFC. O G1 tentou entrar em contato com o professor responsável pela disciplina, mas as ligações não foram atendidas.
O estudante de Engenharia de Pesca, Eduardo Brasileiro, passou pelo local e fez registros da peça. Ele conta que achou desnecessária a nudez em uma ambiente público da universidade. "Fiquei espantado e não concordei que eles ficassem nus porque o espaço é como se fosse uma 'praça pública', onde passa muita gente, inclusive crianças", afirma. Nas fotos tiradas pelo estudante, é possível ver um dos personagens da performance falando com um megafone no ouvido dos atores nus.
A UFC disse ainda que é a quarta vez que a ação "Carandiru para quem?" é realizada em Fortaleza. Em duas delas (na Av. Beira Mar e em frente ao Shopping Benfica), a intervenção foi realizada sem o nu. Em outras duas (no ICA-Carapinima e no Centro de Humanidades), a performance foi realizada com atores sem roupa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário