quinta-feira, 9 de julho de 2015


Motorista avança e atropela alunos da Uece em protesto em FortalezaAlunos protestavam contra os cortes do Governo Federal na educação.

Estudantes foram socorridos e passam bem.


Gioras XerezDo G1 CE
Estudantes feridos foram socorridos pelo Samu e encaminhados para hospital particular. Ambos passam bem (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)
Dois alunos do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará (Uece) foram atropelados durante protesto na manhã desta quinta-feira (9), em frente a sede da Uece, no campus Itaperi, em Fortaleza. Os alunos protestavam contra os cortes do Governo Federal na educação em programas que atendem à universidade.

No protesto, alunos da Uece queimaram
pneus e fecharam parte da avenida
(Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)
De acordo com o estudante Natanael Silva, quando os alunos se preparavam para fechar parte da Avenida Silas Munguba com pneus, um motorista se irritou e jogou o carro em cima dos dois estudantes. Após atropelar os estudantes o condutor do veículo fugiu.
"Dois amigos meus estavam fechando parte da via e um motorista parou e pediu para passar. Meus colegas pediram para ele realizar um pequeno desvio já que a avenida não estava totalmente interditada. Aí o motorista se irritou e passou por cima deles", disse.
Natanael afirmou que os dois alunos foram socorridos por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levados para um hospital particular e passam bem.
Os estudantes protestaram queimando pneus e expondo cartazes pedindo mais investimentos para educação. Durante o protesto, quatro agentes da Autarquia de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) foram ao local para orientar o trânsito.
Segundo a universidade, houve corte de R$ 560 mil no programa Pro-equipamentos e, de R$ 450 mil, no programa de apoio à pós-graduação chamado Proap.


Protesto em Canindé
Um grupo de cerca de 40 estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) bloqueou um trecho da BR-020 em Canindé em protesto contra cortes de verbas ao instituto. Os alunos improvisaram uma barricada durante a manhã e início da tarde desta quarta-feira (8), impedindo a passagem de veículos.
Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) negociou a saída dos estudantes do local, e o trecho foi liberado por volta das 13h desta quarta. A barricada também foi retirada da pista e o tráfego de veículos ocorreu normalmente.
Em junho deste ano, devido à redução do repasse ao IFCE por parte do Governo Federal, o retiro Virgílio Araripe anunciou um corte 40% nos recursos para custeio do IFCE. O anúncio "causou apreensão aos servidores do Instituto, que estão atualmente mobilizados em torno de diversas reivindicações, com indicativo de greve já aprovado pelos servidores de 11 campi e da Reitoria", segundo o Sindicato dos Servidores do IFCE, em nota.



Barricada improvisada foi retirada do local e fluxo de veículos já ocorre normalmente (Foto: Paulo Henrique Sousa/Arquivo pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário