segunda-feira, 8 de dezembro de 2014


Lei Seca no Carnatal termina com 36 motoristas presos e 158 CNHs retidas

Fiscalizações foram realizadas ao longo das três primeiras noites de folia.
Barreiras foram armadas no entorno da Arena das Dunas, local da micareta.



Anderson BarbosaDo G1 RN

Av. Prudente de Morais foi um dos principais pontos de ficalização da Operação Lei Seca durante o Carnatal (Foto: Styvenson Valentim/G1)
Trinta e seis motoristas foram presos por embriaguez ao volante durante a Operação Lei Seca realizada ao longo das três primeiras noites de Carnatal, um dos maiores carnavais fora de época do país. Além dos detidos, 158 carteiras de habilitação foram retidas e os condutores multados por crimes de trânsito ou infrações administrativas. Neste domingo (7), encerramento da micareta, não houve fiscalização.

O resultado da operação foi repassada ao G1na manhã desta segunda-feira (8) pelo comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Além da PM, participaram da operação policiais civis e fiscais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Barreiras foram montadas em várias ruas e avenidas no entorno da Arena das Dunas, onde foi realizada a micareta. Os principais pontos de abordagem foram as avenidas Prudente de Morais e Norton Chaves.
Coordenador da operação, o tenente da PM Styvenson Valentim enalteceu o trabalho da equipe de 12 policiais que o ajudaram a realizar a fiscalização durante o Carnatal. "Além de músculos, usamos também inteligência e serenidade para proteger vidas. A equipe é pequena, mas são estes 12 policiais que fazem tudo isso acontecer", ressaltou o oficial.

Equipe da Operação Lei Seca fiscalizou motoristas
de trios elétricos durante a primeira noite do Carnatal
(Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)
Lei Seca no Carnatal
As operações da Lei Seca no Carnatal começaram na quinta-feira (4), primeiro dia da festa. Até os motoristas dos trios elétricos foram submetidos a testes de bafômetro. Os testes deram negativo e nenhum dos condutores foi autuado.
"Nós sabemos que quem está ali está trabalhando. Porém, entre uma brincadeira ou outra durante a festa, um amigo pode oferecer um copo de cerveja para o condutor do trio. Já pensou se um motorista desse acelera por engano? Então nosso trabalho é de prevenção. E contamos com a colaboração dos trabalhadores que fizeram o teste do bafômetro", ressaltou o tenente Styvenson.
No entorno da Arena das Dunas, onde foram montadas barreiras, 10 condutores foram presos por embriaguez ao volante. A fiscalização terminou com 84 carteiras de habilitação retidas.

Camaro tentou furar barreira policial e acabou com os
quatro pneus furados na Av. Prudente de Morais
(Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)
Na sexta-feira (5), um Camaro amarelo teve os quatro pneus furados ao tentar atravessar a blitz. A operação resultou na prisão de 10 pessoas pelo crime de embriaguez ao volante, além de 34 multas administrativas.
Já no sábado (6), 16 motoristas foram presos pelo crime de embriaguez ao volante na Avenida Prudente de Morais, principal local de fiscalização. Além das prisões, foram aplicadas 40 multas administrativas contra motoristas que também consumiram álcool ou se recusaram a fazer o teste do bafômetro. Na ocasião, um empresário foi detido após tentar fugir da blitz, e um advogado pernambucano também foi preso. Ele ainda tentou dar a chamada 'carteirada' ao se identificar como membro da OAB. O empresário e o advogado foram liberados após pagarem fianças de R$ 1 mil cada um. No final, 22 veículos foram rebocados para o pátio do Detran.
Estatísticas
De janeiro a outubro deste ano, segundo a Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran/RN, 30.424 condutores foram abordados nas barreiras da Operação Lei Seca em Natal. Deste total, 2.668 motoristas foram autuados, sendo que 657 se enquadraram no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que tipifica a ação como crime de trânsito. Esses condutores, além das medidas administrativas, poderão ser condenados e punidos com detenção, de seis meses a três anos.


Lei Seca
As regras da Lei Seca consideram ato criminal quando o motorista é flagrado dirigindo com índice de álcool no sangue superior ao permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito: 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido ou 6 decigramas por litro de sangue.
Nesse caso, a pena é de detenção de 6 meses a 3 anos, multa e suspensão temporária da carteira de motorista ou proibição permanente de obter a habilitação.
Condutores autuados por esse tipo de infração pagam R$ 1.915,40 de multa, perdem 7 pontos na carteira e têm a CNH apreendida. O valor é dobrado caso o motorista tenha cometido a mesma infração nos 12 meses anteriores.
Se o bafômetro registrar um índice igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, mas abaixo do 0,34 permitido pelo Código de Trânsito, o condutor é punido apenas com multa.
No exame de sangue, o motorista será multado por qualquer concentração de álcool, e pode ser preso se tiver mais de 6 decigramas de álcool por litro de sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário