quarta-feira, 24 de abril de 2013

Volume de Água da Barragem Armando Ribeiro em Assú aumentou 15,2 milhões



Chuvas do final de semana elevaram o nível da barragem Armando Ribeiro Gonçalves em Assú

De acordo com avaliação feita pelos técnicos do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), a barragem Armando Engenheiro Ribeiro Gonçalves (barragem e Assú) subiu 14 centímetros, na cota de medição, o que representa 15,2 milhões de metros cúbicos. As medições foram realizadas às 7h da última sexta-feira (19) e na manhã dessa segunda-feira (22). O volume aumentou no final de semana em consequência dos altos índices de chuvas registrados nos município das regiões do Seridó e também do vizinho estado da Paraíba que desaguam no rio Piranhas/Açu.

Com isso, o volume de água acumulado na barragem Armando Ribeiro Gonçalves elevou de 1 bilhão, 94 milhões e 973 mil metros cúbicos para 1 bilhão, 110 milhões e 186 mil metros cúbicos. Um aumento de 15,2 milhões de metros cúbicos. O percentual acumulado passou dos 45,62% para 46,26%. A barragem tem capacidade para armazenar 2 bilhões e 400 milhões de metros cúbicos.

Além da barragem de Assú, outros reservatórios de grande porte como a barragem Jessé Pinto Freire (UMARI) receberam um bom volume de água. Diversos açudes de pequeno e médio porte também começaram a sangrar na região do Médio Oeste. O Açude Recreio, em Campo Grande, foi um dos primeiros a sangrar.

O fim de semana foi de chuvas fortes também no Seridó. Em Jucurutu, choveu 108.2 milímetros durante todo esse ano. Duas boas chuvas aconteceram na sexta-feira (19) e no sábado (20). Na Serra de João do Vale, o pluviômetro marcou 130 milímetros. As chuvas registradas no município colaboram para aumentar o nível do leito do Rio Piranhas.

Fabiano Souza da redação Jornal de Fato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário